Pesquisar no Blog

sexta-feira, 28 de agosto de 2015

Vestibular: 3 dicas para escolher em qual instituição ingressar




O ano de um vestibulando não é fácil. Exercícios para resolver, simulados das provas para fazer, afiar a redação. Mas não é só isso. Todo esse esforço não vale a pena se a escolha da instituição for mal embasada. Então, além de revisar todo o conteúdo do ensino médio, o vestibulando tem a necessidade de analisar bem suas opções e entender qual é mais adequada para a área que pretende seguir.

O professor do Curso Positivo, Carlos Walter Kolb, formulou algumas dicas para que a decisão do futuro acadêmico seja mais fácil e bem informada:

1 - Dê ouvidos (de verdade) à opinião do MEC! O que faz do conceito estabelecido pelo Sistema Nacional de Avaliação do Ensino Superior (Sinaes) tão importante para decidir qual faculdade escolher é que ele não avalia somente o corpo docente e as instalações da instituição, mas também os projetos de pesquisa e extensão e responsabilidade social, por exemplo. Tendo noção da avaliação do Sinaes, fica muito mais fácil encontrar a universidade com maior qualidade nos diferentes quesitos que cada aluno procura.

2 - A tradição de uma universidade conta, e muito! Isso porque a tradição de uma universidade está atrelada, principalmente, a professores de referência. E são esses os professores mais importantes na vida de um acadêmico: os responsáveis por mudarem a maneira como o aluno enxerga a profissão e também o seu próprio horizonte.

3- A graduação é importante, mas não pense só nela. Por mais que a cabeça de um vestibulando esteja completamente voltada para cursar a graduação, o número de cursos de pós-graduação, mestrados e doutorados representa, na prática, o compromisso com a qualidade do ensino. Além de um alinhamento às pesquisas acadêmicas, instituições que ofertam cursos de Pós-Graduação necessitam de professores com titulações maiores - o que impacta diretamente a qualidade do ensino.

Durante a fase de escolha, visitar as feiras e mostras de profissões é importante para determinar as instituições que farão parte do futuro do estudante. Neste ano, a Universidade Positivo traz, além de estandes expositivos, oficinas práticas para quem quiser pôr a mão na massa e decidir a melhor área de atuação para o seu perfil.

Serão 35 opções de oficinas, ofertadas em 5 horários: 3 pela manhã e 2 à tarde. Além disso, um bate-papo com Clarice Falcão, atriz, cantora, compositora, roteirista e humorista, também ajudará a traçar rumos para a escolha profissional dos futuros universitários.

* Carlos Walter Kolb é doutor em Educação, professor do Curso Positivo e da Universidade Federal do Paraná.

Serviço
Mostra de Profissões UP 2015
Data: 2 de setembro

Programação
Feira de cursos: das 8h30 às 17h30 (com pausa das 12h às 14h)
Oficinas e visitas guiadas
Das 8h40 às 9h30
Das 9h45 às 10h35
Das 10h50 às 11h40
Das 14h15 às 15h05
Das 15h20 às 16h10

Bate-papo com Clarice Falcão - das 16h30 às 17h30

Inscrições: http://www.up.edu.br/mostra-de-profissoes/inscreva-se-aqui-


Local
Universidade Positivo
R. Prof. Pedro Viriato Parigot de Souza, 5.300


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados