Pesquisar no Blog

terça-feira, 18 de agosto de 2015

Cuidados com a saúde dos olhos




Síndrome do olho seco, e conjuntivites marcam a estação
Nos últimos dias, a sensação de clima seco tem predominado. E não são somente as doenças respiratórias que predominam, a saúde dos olhos também merece atenção especial.
A oftalmologista do Hospital Nossa Senhora das Graças (HNSG), de Curitiba, Dra. Renata Bekin, comenta que entre as situações que interferem na lubrificação dos olhos, estão o ar condicionado, tempo seco e vento, deixando-os mais expostos a agentes externos. Por isso nessa época é muito comum o surgimento de doenças oftalmológicas como a síndrome do olho seco e conjuntivite alérgica.
“A conjuntivite é um processo inflamatório que afeta a conjuntiva, um tecido fino que reveste a porção anterior do globo ocular, menos a córnea e a parte interna das pálpebras”, explica a oftalmologista. Mas segundo a especialista o problema pode se alastrar e também afetar outras partes como a córnea, pálpebra e cílios.
Os sinais mais comuns das conjuntivites alérgicas, são o aumento do lacrimejamento e vermelhidão dos olhos, que se caracterizam pela repetição. “O paciente tem várias crises ao longo dos anos”, comenta a Dra Renata. “O uso de lágrimas artificiais, além de medidas de higiene e evitar o mau hábito de passar as mãos nos olhos podem diminuir muito as chances de irritação”, recomenda a médica.
Síndrome do Olho Seco

A sensação de que o olho está seco, é um dos principais incômodos.“As queixas dos pacientes vem acompanhadas de sensação de areia nos olhos, vermelhidão e peso nas pálpebras”, diz a oftalmologista.
Além do tempo seco, a explicação para os sintomas é quando os olhos produzem pouca ou ruim qualidade de lágrimas, que tem como função lavar, lubrificar e trazer substâncias nutritivas para os olhos. O tratamento é feito com a aplicação de lágrimas artificiais, ou seja, de lubrificantes oculares, sob a forma de colírio ou pomada. “Mas esses medicamentos só devem ser usados com prescrição médica”, orienta Dra. Renata.
Segundo a especialista algumas dicas podem minimizar o problema:

- Cada uma hora no computador, descanse os olhos por cinco minutos, ou seja, tire o foco do monitor.
- Pisque mais.
- Evite usar o celular ou notebook antes de dormir.
- Reduza o brilho da tela do notebook ou computador.
- Durma oito ou mais horas por noite.
- Se estiver sempre no ar condicionado, o ideal é ter um vaporizador ou um copo de água perto, para umedecer o ambiente.
- Aumente ômega 3 no cardápio (aumenta produção da lágrima).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados