Pesquisar no Blog

sexta-feira, 28 de agosto de 2015

Tabagismo é responsável por 85% das mortes causadas por DPOC





Segundo o Ministério da Saúde doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC) atinge milhões de fumantes em todo Brasil

De acordo com o Ministério da Saúde, a DPOC atinge cerca de 7 milhões de pessoas no país e grande parte delas estão sem tratamento.  Ainda segundo o ministério, o tabagismo – inclusive o passivo – é responsável por 85% das mortes causadas por DPOC. A doença depende muito de diagnóstico, acompanhamento rigoroso e poderia ter outro panorama com maior conscientização e adesão aos tratamentos inovadores para a população em geral.
No Brasil, já estão disponíveis novos tratamentos para essa doença, como o RELVAR® ELLIPTA®, primeiro tratamento de dose única diária que associa um corticosteroide inalatório (CI) a um beta2-agonista de longa ação (CI/LABA) para o tratamento de asma e DPOC (Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica). Lançado pela GSK recentemente, o medicamento busca garantir o controle efetivo da DPOC. Embora os sintomas da DPOC sejam semelhantes aos da asma, as duas doenças são distintas. Na DPOC, por exemplo, há dano estrutural irreversível das vias respiratórias.

Sobre a DPOC
A doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC) é um termo que se refere a doenças dos dois pulmões, bronquite crônica e enfisema, que são caracterizadas por obstrução do fluxo aéreo que interfere na respiração normal.
A exposição de longo prazo a irritantes pulmonares que lesionam os pulmões e as vias respiratórias em geral é a causa de DPOC.  A fumaça de cigarro, o tabagismo passivo, poluição do ar, fumaças químicas ou poeira do ambiente ou do local de trabalho podem contribuir para a DPOC. A maioria das pessoas que tem DPOC tem pelo menos 40 anos de idade quando os sintomas começam a aparecer.  Exacerbações relacionadas à DPOC são tipicamente definidas como uma piora dos sintomas que requerem intervenção clínica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados