Pesquisar no Blog

sexta-feira, 28 de agosto de 2015

Conheça 10 mitos e verdades sobre a saúde bucal e conquiste um sorriso perfe




Escovar os dentes logo após as refeições e caprichar na quantidade de creme dental estão entre os mitos sobre a melhor forma de higienizar a boca. O dentista Paulo Zahr comenta outras questões e também explica como uma má higiene bucal pode ser prejudicial à saúde
Cuidar dos dentes não é apenas uma questão de estética, mas também de saúde. Um belo sorriso é um cartão de visita, transmite segurança e empatia, proporcionando sensação de bem-estar. Porém alguns maus hábitos podem comprometer a saúde bucal. Segundo a Federação Dentária Internacional (FDI), 90% da população mundial terá doença bucal ao longo de sua vida, problemas que vão de cáries a câncer oral. Isso pode ser facilmente evitado com a correta higiene bucal, aliada a visitas periódicas ao dentista para tratamento preventivo.

De acordo com o presidente e dentista da Odontocompany, rede de clínicas odontológicas, Paulo Zahr, muitas doenças que afetam o organismo podem ter origem na boca. É o caso da endocardite, uma infecção grave que afeta o coração e pode ser resultado da má higienização bucal.  Mas o dentista afirma que alguns cuidados simples no dia-a-dia podem auxiliar no combate dessas doenças e garantir um sorriso bonito. Paulo listou 10 mitos e verdades sobre a saúde bucal que ajudarão na busca pelo sorriso perfeito.
1)  A troca de escova deve ser frequente?
Verdade – O ideal é trocar a escova a cada três meses. Quando a escova fica velha, as cerdas perdem a eficiência e é necessário um aumento da força na hora de escovar os dentes, o que pode prejudicar a dentição.
2)  Os dentes devem ser escovados logo após o término das refeições?
Mito - O recomendado é esperar no mínimo 30 minutos após a refeição para escovar os dentes. Esse tempo é necessário para que a saliva possa agir e neutralizar o ph dos alimentos e bebidas.
 3)  Clareamento dental sensibiliza os dentes?
Verdade – Algumas pessoas, após o clareamento, sentem uma forte sensibilidade, enquanto outras não sentem nada. Isso depende da porcentagem do clareador utilizado e o grau de permeabilidade do esmalte no dente. Hoje já existem produtos que minimizam os efeitos indesejáveis pós-clareamento. Mas a aplicação e monitoramento devem ser feitos sempre por dentistas.
4)  Chiclete sem açúcar auxilia contra a cárie?
Mito – O chiclete sem açúcar não provoca a cárie, mas também não ajuda a preveni-la. A prevenção é feita somente por meio da escovação e o uso do fio dental.
5)  Uma boa escovação precisa ser demorada?
Verdade – Uma boa escovação dura cerca de 10 minutos. Algumas pessoas escovam o dente cinco ou seis vezes por dia, demorando apenas dois minutos em cada escovação. Porém é melhor fazer apenas três escovações diárias, mas da forma correta.  Qualidade é mais importante do que quantidade.
6)  A higienização noturna é a mais importante?
Verdade – O fluxo de saliva que ajuda a limpar os dentes é menor à noite. Assim o efeito protetor da saliva praticamente desaparece, deixando os dentes bastante vulneráveis. Por isso, escovar os dentes antes de dormir é de extrema importância.
7)  Higienização eficiente é feita com boa quantidade de creme dental?
Mito – A responsável pela limpeza é a escova de dente e não o creme dental. A pasta aplicada sobre a escova deve ser em pequena quantidade e inserida no meio das cerdas para evitar que seja engolida facilmente.
8)  Muito café escurece os dentes?
Verdade – O café possui muito corante, o líquido em excesso pode manchar os dentes devido à permeabilidade do esmalte dentário. Chá mate e preto, vinho tinto e fumo também pode causar manchas.
9)  Excesso de escovação prejudica a dentição?
Verdade – Uma frequência exagerada da escovação provoca com o tempo o desgaste do esmalte dental e o encolhimento gengival. Escovando três vezes ao dia, de forma adequada, é o ideal para manter uma higiene bucal adequada.
10)  Enxaguantes bucais podem substituir a escovação?
Mito – A escovação e o fio dental são os métodos mais eficazes para a limpeza bucal, os enxaguantes são usados apenas como um completo. Sem a escovação e o fio dental, o enxaguante não tem utilidade nenhuma.
                                                                                                                                         

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados