Pesquisar no Blog

quarta-feira, 26 de agosto de 2015

Tempo seco X Beleza - Saiba evitar efeitos da baixa umidade na pele e cabelos





Lábios rachados, pele sem brilho e fios quebradiços.  Se apresentar alguns desses problemas saiba que eles podem ser consequência da baixa umidade frequente nos últimos dias. Nesse período, o corpo perde água através de evaporação para o ar seco, e principalmente, pela respiração. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), o nível ideal de umidade para o organismo está entre 40% e 70%. Porém, a média do último mês é de 30%. Além de problemas respiratórios, o tempo seco causa inúmeros danos à saúde, tanto na pele quanto cabelos, como ressecamento, descamação, alergias e doenças cutâneas.

No entanto, algumas medidas simples podem amenizar esses efeitos e garantir que o corpo fique livre dessas reações ao clima seco. "A pele sofre com a baixa umidade, principalmente nas extremidades aonde chega pouca gordura, como é o caso dos pés, cotovelos e mãos", explica Angélica Pimenta, dermatologista e membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD). Segundo ela, cremes hidratantes podem recuperar a pele ressecada, mas é necessário prestar atenção e usar o tipo mais apropriado à pele.
Já a cutícula do cabelo (camada externa de proteção) pode ser lesionada com excesso de calor, luz solar e poluição. "Com as cutículas dos fios danificadas pelo tempo seco, a proteção diminui, o que afeta as outras camadas do cabelo, deixando-as expostas e suscetíveis ao ressecamento", explica Angélica. Quando a umidade do ar baixa, os fios ressecam e arrepiam, principalmente os mais lisos e finos, já que são mais leves e suscetíveis à eletricidade. "Com esse tempo, o cabelo cria eletricidade estática, e isso faz com que os fios se afastem um do outro e arrepiem", ressalta Angélica.
A dermatologista listou abaixo o que fazer para evitar problemas na pele e cabelo durante o tempo seco. Confira:
Hidratação de dentro para fora: É necessário redobrar os cuidados com a hidratação do corpo, ingerindo bastante líquido, e de preferencia, dois litros d'agua por dia. O corpo perde mais líquido devido à transpiração e perspiração (eliminação de suor) com o tempo seco.
Hora do banho: A água em alta temperatura é capaz de ressecar a pele e couro cabeludo, e isso pode causar alguns problemas, como por exemplo, caspa. O ideal é apostar em banhos mornos, principalmente quando for lavar o cabelo. Após o banho, aposte em um bom creme hidratante, e de preferência, que contenham substâncias eficazes como ureia, lanolina, glicerina, óleos essenciais, manteigas de semente, como karité, aquaporinas, lecitina, ceramidas, acido linoleico e vitamina E. Outra dica é apostar nas hidratações capilares uma vez por semana, com cremes adequados para o tipo de cabelo.
Pausa nas químicas: As químicas realizadas no cabelo agridem os fios de alguma forma, e com o tempo seco, essa ação é potencializada. Por isso, é interessante evitar químicas capilares durante esse período. Caso não seja possível evitar, é importante investir ainda mais nas hidratações. Para as amantes da chapinha e secador, vale a pena investir em um protetor térmico para aplicar antes de utilizar os produtos.
Sem aperto: Como os fios ficam mais ressecados e quebradiços, a dica é evitar elásticos e amarras muito apertados na hora de prender o cabelo. A tração na hora de prender pode aumentar a quebra dos fios, e até mesmo, causar alopecia. O melhor é apostar em elásticos produzidos com tecidos macios ou grampos. Além disso, nada de prender ou dormir com os fios molhados, pois isso pode causar a proliferação de bactérias e fungos, que geram oleosidade, caspa e queda.
Lábios Hidratados: A boca também costuma ficar ressecada com o clima seco, já que possui menos queratina (substância com função de proteger a pele) que as demais regiões do corpo. Por isso, ela também merece atenção e hidratação com protetor labial. O ideal é fazer uma esfoliação semanal na região para renovar a pele e ficar com lábios saudáveis.

Angélica Pimenta (CRM 120847) - membro e dermatologista especialista pela Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), além de membro da Sociedade Brasileira de Laser e do Grupo Brasileiro de Melanoma. Sócia da Associação Brasileira de Medicina, a Dra. Angélica também é participante efetiva das Reuniões da SBD do Grupo Seleto de Doenças de Cabelos e Unhas. Possui aperfeiçoamento acadêmico em Dermatologia na Universidade de São Paulo (USP), habilitação em Dermatologia pela Faculdade de Medicina da Santa Casa de São Paulo e Curso de Transplante Capilar realizado no 19th Annual Scientific Meeting in Anchorage, no Alasca (EUA). Atualmente, também é assistente voluntária do ambulatório de tricoses na residência médica de dermatologia, no Hospital Padre Bento, localizado em Guarulhos. www.angelicapimenta.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados