Pesquisar no Blog

segunda-feira, 17 de agosto de 2015

Aprenda o que é mito e verdade sobre pão




O alimento mais antigo e popular da humanidade contém nutrientes necessários para o bom funcionamento do organismo
Branco, integral, light, de sete a 15 grãos, entre outros. Em meio a tantas variedades de pão, benefícios não faltam para a saúde. Mesmo com essa diversidade de produtos, quando queremos perder aqueles quilinhos extras e decidimos começar a dieta, logo pensamos: eliminar o pão.
Mas não é bem assim que funciona! Muitas vezes estamos atrelados a uma crença, que se origina nem sabemos ao certo de onde. Por isso, a equipe de nutricionistas da ABIMAPI – Associação Brasileira das Indústrias de Biscoitos, Massas Alimentícias e Pães & Bolos Industrializados – te ajuda a entender o que é mito e verdade acerca deste alimento.
·         Pão engorda
MITO - Assim como todos os alimentos, depende da quantidade. O que faz uma pessoa engordar são os maus hábitos alimentares, o excesso e o sedentarismo. O pão pode ser consumido diariamente desde que na quantidade adequada (duas fatias, no caso dos pães de forma), e você pode preferir opções mais saudáveis, associadas a grãos e cereais.
 
·         É um alimento nutritivo
VERDADE – Além dos carboidratos, importantes para gerar energia para todas as atividades do dia, os pães contêm muitos nutrientes e sais minerais, como retinol, fósforo, ferro, cobre, zinco, ácido fólico, potássio, entre outros. O zinco, por exemplo, atua no nosso sistema imunológico nos defendendo contra vírus, bactéria e fungos.
 
·         Devemos excluir o pão da alimentação?
MITO - É totalmente errado excluir o pão da alimentação. Ele faz parte da nossa base alimentar, pois qualquer pessoa em qualquer idade o pode comer. Claro que se for alérgico ou intolerante aos componentes utilizados no pão, deve então o excluir da sua alimentação.
 
·         Pão integral engorda menos que o branco
MITO - As calorias do pão integral são quase idênticas às do branco. Como outro pão qualquer, quando consumido em excesso também poderá originar um aumento do peso.
Vale ressaltar que além de estar inserido em nossa cultura, o pão é uma opção saborosa e nutritiva. Como podemos ver, unicamente é necessário ter o cuidado de não comer quantidades muito exageradas, pois tal como os outros alimentos, o pão quando ingerido em excesso poderá levar ao excesso de peso, mas o consumo moderado não interfere em nada na dieta.
Em relação à diversidade de pães industrializados, vale lembrar que além de serem práticos e terem longa vida útil, favorecem o preparo de lanches rápidos que combinam com a vida moderna.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados