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segunda-feira, 22 de março de 2021

Entenda porque o cálculo do seu financiamento habitacional está correto

É muito comum haver uma percepção de que os contratos de financiamento habitacional apresentam juros abusivos e que se paga muito, mas se abate muito pouco na dívida. Isso de fato ocorre porque a sistemática desse tipo de contrato, aliada ao tempo de empréstimo, fazem com que a parcela de juros, em grande parte do período de pagamento, seja maior que a parcela de amortização da dívida.

Particularidades, como taxa de juros, tempo de contrato e sistema de amortização, são os grandes responsáveis pela sensação de pagar dois, três imóveis no financiamento habitacional, como atribui o presidente da Associação Brasileira dos Mutuários da Habitação (ABMH), Vinícius Costa. “Relativo aos juros, muitos mutuários chegam a cogitar que eles seriam abusivos. Porém, é preciso entender, efetivamente, o que é isso”, pontua. 

Ele explica que juros abusivos, de forma bem direta, podem ser interpretados como uma taxa elevada, ou seja, muito acima da média de mercado. “Para financiamento habitacional, não existe um teto para essa taxa (10%, 11%, 12% ao ano). Ela varia de acordo com o próprio mercado imobiliário e a conveniência da instituição financeira na análise do crédito do mutuário”, explica. 

Segundo Vinícius Costa, pode-se dizer, ainda, que juros abusivos abarcaria a sua capitalização, que seria a cobrança de juros sobre juros, fato que ocorre, inclusive, na poupança. Nesse caso, ele conta que vale ressaltar que desde a entrada em vigor das Leis 9.514/97 e 11.977/2009, é permitida a cobrança de juros capitalizados nos contratos de financiamento habitacional. “Ainda, a grande maioria dos peritos judiciais entendem que os sistemas de amortização atualmente utilizados nos contratos de financiamento não contemplam capitalização de juros”, completa.

Vale destacar que um grande vilão dos financiamentos habitacionais, o prazo de contrato, não é observado, conforme o advogado. Ele acrescenta que, regra geral, o mutuário gosta de optar por grandes prazos (360, 400, 420 meses) e se esquece que, quanto mais tempo você tem para devolver o dinheiro, mais juros você vai pagar e menos você vai diminuir no mês o seu saldo devedor. “Um financiamento mais curto, que você precisa devolver o capital emprestado mais rapidamente implica em uma maior amortização da dívida. É uma matemática bem simples!”

Atualmente, os contratos de financiamento estão adequados ao que a lei e o poder judiciário reconhecem como válidos. Porém, não quer dizer que, mesmo constando disposições válidas, elas foram respeitadas durante o período de pagamento. “Por isso, antes de tomar qualquer medida judicial para questionar a evolução do financiamento deve ser feita uma avaliação contábil da evolução dos pagamentos por um contador que entenda das regras e condições de um contrato de financiamento habitacional, para depois buscar um advogado com conhecimento técnico específico para revisão do financiamento ”, orienta Vinícius Costa.

 

 

Associação Brasileira dos Mutuários da Habitação (ABMH)


Transformação digital muda realidade do mundo corporativo

Muitos ainda entendem mudanças na área tecnológica como substituição de estruturas físicas. Fórum da JValério Gestão e Desenvolvimento, na próxima semana, vai mostrar que a visão é bem outra


Quando falamos de transformações digitais não basta se ater às novidades em termos de equipamentos que facilitam a vida de todos.  No mundo corporativo as mudanças tecnológicas provocam uma reação mais complexa que envolve toda a cadeia: a relação dos colaboradores e líderes com as ferramentas, os reflexos nas receitas e como o cliente passa a interagir no momento em que essas mudanças tecnológicas chegam até ele.

Mais do que falar apenas sobre tecnologia, portanto, é necessário perceber sua capacidade de alterar contextos, estabelecer novas formas de relacionamento, quebrar paradigmas e transformar tendências em realidades.

De olho nos anseios de gestores e líderes, o desafio da transformação digital nas empresas será um dos temas de debate do 2º Fórum Empresarial, realizado em parceria entre a JValério Gestão e Desenvolvimento e a Fundação Dom Cabral (FDC). O evento será online nos dias 24 e 25 de março, com inscrições gratuitas no site Fórum Empresarial - 2021 - JValério FDC (jvalerio.com.br).

Ao se debruçar sobre a realidade da transformação digital nas empresas brasileiras, percebe-se um vasto campo desafiador a ser modificado. Um dos palestrantes no fórum empresarial sobre o tema, Gil Giardelli, professor da FDC, roboticista e especialista em inovação e economia digital, afirma que os líderes corporativos sabem dessa necessidade, mas ainda enxergam muitos obstáculos para implementá-las.


Prioridade: pensar o futuro

“Tenho bastante comunicação com CEOs e presidentes e vou sintetizar a fala de pelo menos cinco deles: professor Gil, eu sei que tem que haver a mudança, tem que ter a transformação digital, mas temos tanta coisa para entregar no quarter (trimestre) para os acionistas, enfim, tenho uma ditadura do Excell, da meta, que eu não consigo pensar o futuro”, descreve Giardelli.

E é assim que a rotina da “ditadura” do resultado acaba prevalecendo. “Pelo que tenho visto nos últimos anos quase todos os líderes entenderam que precisam fazer a mudança. Mas o problema é que são tantos pratos, como aquele chinês (malabarista) do circo, que eles priorizam entregar resultados”, ressalta Giardelli.

Esse hiato entre saber o que fazer, mas não colocar em prática tem força suficiente para comprometer o futuro da empresa. “A questão é que essa entrega de resultado por quarters a médio prazo não está fazendo com que as empresas sobrevivam no século 21”, alerta Giardelli.


Deixar para depois?

“Eu escutei de um presidente assim: sei que tenho que fazer a mudança, mas o meu contrato vai por mais 16 meses, então deixa para o próximo. Eu o questionei: ok você deixar para o próximo, mas a pergunta é: será que a empresa vai aguentar 16 meses?”, argumenta Giardelli.

É preciso insistir na formação de líderes que pensem a transformação digital como ferramenta estratégica. “Nas escolas de negócio, e a FDC faz isso muito bem, a gente tem que criar líderes do futuro que pensem sobre a questão do ESG (prática de gestão estratégica que inclui a sustentabilidade do negócio do ponto de vista social, ambiental e da governança), fazer a gestão do presente e fazer a gestão do futuro”, recomenda Giardelli.


Mudança de visão

Outro palestrante que irá participar de painel no fórum empresarial sobre a necessidade imperativa da transformação digital nas empresas, Hugo Tadeu, professor da FDC e especialista em inovação e transformação digital, destaca que é preciso mudar a visão em boa parte do mundo corporativo do que se ainda entende por mudança na área digital.

“Todo mundo acha que transformação digital é sair do analógico para o digital. Isso não é transformação digital. Transformação digital deveria ser trabalhar incessantemente com dados e saber monetizar esse dado ou ter minimamente uma eficiência produtiva”, afirma Tadeu. Com a pandemia da Covid-19, as empresas tiveram que mudar planejamento e processos de gestão às pressas. Quem já estava estruturada na área tecnológica, usou dessa vantagem para absorver melhor o impacto, ressalta o especialista.

No entanto, é preciso romper culturas ainda arraigadas e apostar em pessoas que saibam da necessidade de se avançar na transformação digital num mundo corporativo pós-covid que já se impôs. “Quantos executivos ainda acreditam que o mundo depois da vacina vai voltar ao que sempre foi? Tem um misto de estratégia, investimento, adoção de tecnologias e crenças para poder avançar com esses assuntos. Muito mais do que a tecnologia, somos nós pessoas, com conhecimento profundo, para podermos avançar com essa agenda”, observa Tadeu. 


Para a vida continuar, é preciso se cuidar!


ANS lança nova campanha para reforçar os cuidados para evitar o contágio e conter a pandemia de Covid-19


A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) lança nesta sexta-feira (19/03) uma nova campanha nos seus perfis institucionais nas redes sociais para reforçar a importância da manutenção de cuidados para prevenção da Covid-19.

Com o slogan “Para a vida continuar, é preciso se cuidar! Faça a sua parte contra a Covid-19”, a campanha será veiculada no Facebook, Instagram, Linkedin e Twitter com o objetivo de destacar que, ainda que já tenha passado um ano da chegada da pandemia ao Brasil e que a população já tenha começado a ser vacinada, o cenário ainda é preocupante, com grande número de casos registrados diariamente e altas taxas de ocupação de leitos.

Dessa forma, a reguladora ressalta a necessidade de cuidados individuais para a proteção de todos. São ações indispensáveis:

  • Manter as mãos constantemente limpas com o uso de álcool 70%, em gel ou líquido;
  • Praticar o distanciamento social e evitar aglomerações;
  • Sempre usar máscara, cuidando para que sejam feitas de materiais que realmente protejam;
  • Procurar orientações ou assistência assim que sentir os primeiros sintomas.


Alerta especial

A ANS alerta que pacientes que tenham procedimentos eletivos agendados conversem com seus médicos para que seja avaliado o adiamento, considerando que há uma sobrecarga tanto para profissionais quanto para a capacidade de atendimento dos estabelecimentos de saúde, além do risco de contágio. O médico assistente é o profissional que pode fazer essa avaliação e orientar o paciente da melhor forma.

A Agência ressalta também a importância de pacientes com doenças crônicas ou que estejam em tratamento para doenças graves, como câncer, manterem o acompanhamento clínico, não interrompendo os cuidados e fazendo uso da telessaúde sempre que possível.

Dia Mundial da Água: CRN-3 apresenta medidas em benefício da população

Nesta segunda-feira (22/03) é comemorado o Dia Mundial da Água, data que tem como objetivo discutir assuntos importantes relacionados a esse recurso natural. A Comissão de Políticas Públicas do CRN-3 elaborou proposta de anteprojeto de lei que torna obrigatória a oferta gratuita de água potável em bares, restaurantes, lanchonetes, padarias, cafeterias e hotéis de Mato Grosso do Sul, evitando assim o consumo de bebidas açucaradas.

Para Irene Coutinho, Nutricionista e conselheira do CRN-3, a ação da Comissão de Políticas Públicas, dentro da atuação profissional, é importante para evitar o consumo de bebidas muito doces. "A distribuição de água potável, além de ser uma medida de proteção à vida e à saúde, é uma medida que irá contribuir para o aumento do consumo de água e consequente redução de bebidas açucaradas, além de melhor hidratação nos casos de consumo de bebidas alcoólicas".

Em comemorações informais como happy hour, por exemplo, onde é estimulado o consumo de bebida alcoólica, muitos acabam não ingerindo água entre um gole e outro, o que potencializa os riscos de desidratação e aumenta o efeito do álcool no organismo, podendo trazer danos significativos para o indivíduo e para a sociedade.

Oferecer água aos consumidores, além de uma expressão de acolhimento, é um fator importante para manter a hidratação, especialmente quando existe o consumo de bebidas alcoólicas, é o que acredita Marcelo Traldi, professor pesquisador do Centro Universitário Senac. "Também se trata de uma questão ambiental importante, pois a água servida em recipientes como jarras ou copos faz com que o consumo de embalagens plásticas de única utilização seja reduzido, o que causa um efeito muito positivo ambientalmente", afirma.

Estas embalagens representam um impacto, não somente no descarte, mas também em toda cadeia de produção, uma vez que estes produtos são feitos de derivados de petróleo, passando pela distribuição que é feita em caminhões, que geram queima de combustível fóssil e, consequentemente, poluição.

"Este tipo de serviço se faz importante na medida em que os Nutricionistas e Técnicos em Nutrição e Dietética têm mais autonomia para oferecer água aos consumidores sem que isso esteja associado ao pagamento de algum valor, e desta forma ajudar os consumidores a se manterem hidratados durante a refeição", pontua Marcelo.

Em resumo, o consumo de água é fundamental para nosso organismo, e o Nutricionista e o Técnico em Nutrição e Dietética têm na água um grande aliado na prevenção de doenças e no bem estar de seus pacientes. Além disso, trata-se de um bem escasso e limitado que tem sido muito agredido pelo homem. Desse modo, o consumo e utilização consciente deste bem comum é extremamente importante para o planeta e para todos os seres vivos.


COVID-19 no RS: cenário atual e perspectivas futuras

Opinião


A velocidade e o dinamismo com que os fenômenos se sucedem em meio ao contexto da pandemia de COVID-19, é um dos maiores desafios para nós médicos. Avançamos muito nos protocolos de atendimento aos pacientes graves, mas temos muitas incertezas nos estágios iniciais da doença. Diferentemente do que vimos com as vacinas, onde as pesquisas andaram de forma muito rápida, em relação a drogas que sejam efetivas contra o coronavírus não há nada muito claro ainda.

Sabemos que o contraditório e o debate são inerentes ao desenvolvimento médico-científico e incentivamos a argumentação técnica nestas situações. Ao contrário, consideramos inaceitável qualquer tentativa de politização ou judicialização de modalidades terapêuticas à Covid-19, em detrimento da discussão científica.

O que a Associação Médica do Rio Grande do Sul defende e reitera à comunidade gaúcha, é que os médicos tenham liberdade para tratar seus pacientes, evidentemente que de forma consensual, e sempre fundamentados pela ciência médica e pelas melhores práticas. A prescrição de medicamentos é de inteira responsabilidade do profissional médico, respeitando-se os preceitos de autonomia, da beneficência e da não-maleficência.

Porém, o cenário atual é complexo e muitos fatores exigem reflexão e debate. É preocupante o número crescente e acelerado de pacientes graves que necessitam internação em leitos de UTIs, rompendo de forma sem precedentes a casa dos 100% de ocupação em praticamente todo o sistema de saúde do RS. E temos aqueles que aguardam vagas em emergências dos hospitais ou fora deles, agravando ainda mais as possibilidades. Esta situação é a ponta final de uma cadeia que precisa, mais do que nunca, ser analisada com atenção. Como podemos atuar preventivamente para que as pessoas não se contaminem e não desenvolvam a COVID-19?

Precisamos canalizar os esforços em três frentes. A primeira, é a responsabilidade social de cada cidadão com as medidas protetivas amplamente alardeadas desde o início da pandemia: adequada higienização das mãos, usar máscaras corretamente e respeitar o distanciamento social, evitando aglomerações. É indispensável reduzir a contaminação e a propagação do vírus! O segundo aspecto é que precisamos investir mais em testagem, para diagnóstico e rastreamento dos casos suspeitos. Com mais informação, fica mais fácil entender como a doença se propaga. A terceira e última frente é a vacinação. Precisamos de mais celeridade no envio de doses pelo poder público e, principalmente, previsibilidade do envio para melhor planejameno dos gestores locais.

Chegamos a esta alarmante situação em meados de fevereiro. Comparados com o restante do país, nosso Estado tinha números mais brandos até então. Um dos fatores que podem estar relacionados com a aceleração na disseminação da COVID-19 talvez seja a identificação da cepa P.1 (variante de Manaus) em casos no RS, por ter maior transmissibilidade. Mas esta é uma variável que não está sob nosso controle. O outro fator é comportamental. As pessoas relaxaram e passaram a interagir mais, por conta de uma falsa sensação de tranquilidade.

São números crescentes e inquietantes e que mostram uma piora da situação pandêmica em todo o Estado. O momento é crítico e o colapso na saúde público-privada é real. Cada tomada de decisão, infelizmente, só irá se refletir dentro dos próximos 15 dias. Vivenciamos hoje, o resultado de ações que foram tomadas há duas semanas. Sendo assim, medidas urgentes e mais contundentes precisam ser bem debatidas e avaliadas. Talvez, no cenário atual, a excepcionalidade de medidas sociais mais restritivas deva ser aventada e amplamente discutida.

 


Gerson Junqueira Jr - Presidente da AMRIGS


NWF avalia a adoção de práticas sustentáveis no agro em painel do Congresso Brasileiro de Direito do Agronegócio

No dia 31 de março, o Congresso Brasileiro de Direito do Agronegócio (CBDA) reunirá especialistas para tratar dos temais mais atuais e relevantes na área jurídica e na formação de políticas públicas no agro nacional. O segundo painel, intitulado Sustentabilidade e Segurança Alimentar, contatará com a participação do engenheiro agrônomo Francisco Beduschi Neto, executivo da National Wildlife Federation (NWF) no Brasil, que fará uma avaliação sobre a adoção de boas práticas para o crescimento sustentável do setor.

De acordo com Beduschi, a pressão dos principais compradores de alimentos do Brasil e dos investidores internacionais está na comprovação da origem do produto e o respeito à critérios de produção como bem-estar animal. No caso da pecuária, essa demanda por informações tem se ampliado exponencialmente, somado a preocupação crescente dos consumidores por encontrar produtos que respeitem questões ambientais e a comunidade local. “Por isso, nossa comunicação precisa estar calçada na adoção de tecnologias para maior rastreabilidade, governança e transparência das propriedades rurais, culminando na união entre viabilidade econômica, preservação ambiental e responsabilidade social”.

Na análise de Beduschi, o desmatamento legal é um direito do pecuarista, mas com o uso de manejos e tecnologias pode-se reduzir ou até dispensar essa prática e ainda garantir o atendimento à demanda por alimentos.

Outra questão importante para que o ruído de comunicação diminua entre o agro e o mercado é o combate à ilegalidade. O executivo da NWF avalia que uma parte muito pequena está interferindo negativamente na reputação e no trabalho promovido no setor. “Esse minúsculo monte de joio está sujando uma saca inteira de trigo. Desse modo, faz-se necessário essa separação para que os diversos atores entendam realmente o que é o agro nacional”.

O trabalho realizado pela NWF no Brasil está relacionado justamente a esse processo de conectar todos os elos da cadeia produtiva da pecuária bovina nacional – desde o produtor até o consumidor final -, a fim de possibilitar que informações relevantes transitem de uma ponta a outra, contribuindo para um melhor entendimento de todas as partes, resultando em sustentabilidade, competitividade, qualidade e rentabilidade para o setor.

O CBDA é uma realização do Instituto Brasileiro de Direito do Agronegócio (IBDA) e terá transmissão virtual pelo Canal do YouTube da entidade. Além da discussão sobre sustentabilidade e segurança alimentar, contará com mais três painéis: As Reformas e a Competitividade; Participação do Investimento Estrangeiro; e Sistema de Financiamento Privado.


Criadora de conteúdo que trabalha exclusivamente com redes sociais oferece dicas para começar na carreira

 Uma das vantagens da profissão é a flexibilidade do trabalho


As redes sociais avançam todos os dias e cada vez mais pessoas querem fazer parte desse universo. A criação de conteúdo para internet atrai homens e mulheres de todas as idades e para diferentes nichos, como jogos, beleza, maternidade, entre outros temas. Mas, para trabalhar com as redes sociais, é necessário ter foco, persistência e emocional forte.

Suzana Lira, produtora de conteúdo para TV e redes sociais e influenciadora desde 2009, explica que o primeiro passo para seguir essa carreira é conhecer a própria paixão profundamente. “Quando encontrar o seu nicho, aquele assunto que te motiva, independente do que for, comece a criar conteúdo sobre o tema, deixe esse tema claro na sua BIO para os seus seguidores entenderem rapidamente do que na sua rede se trata, e tentando sempre utilizar todas as ferramentas da rede social que você está querendo crescer", relata.

Ao iniciar nessa jornada, outro fator importante é o engajamento, ou interação com seu público de diversas formas, comentários, enquetes, lives e etc. Crie posts que gerem debates e deixe seus seguidores à vontade para fazer comentários e compartilhar, crie conteúdos compartilháveis exemplo toda mãe antes de ter filho é perfeita, envie esse post para sua amiga que é uma mãe perfeita e etc, afinal é isso que vai fazer com que as publicações sejam visualizadas. Para Suzana, a essência é a forma como o material é apresentado, que deve ser leve e de fácil compreensão para os seguidores.

Mas se engana quem pensa que é necessário ser extrovertido para fazer esse tipo de trabalho. Muitos profissionais sérios utilizam suas plataformas digitais como ferramentas para disseminar conhecimento e são reconhecidos pelo material que produzem, como médicos, maquiadores, jornalistas e até mesmo donas de casa, algumas dessas pessoas também são tímidas e muitas vezes produzem conteúdo sem sequer mostrar o rosto.

 A profissão traz várias oportunidades com o decorrer do tempo, como conhecer pessoas interessantes, fazer viagens a trabalho, ter independência financeira, mas a principal dela é a flexibilidade de poder trabalhar de qualquer localidade.

Como qualquer outra profissão é necessário começar de algum lugar, não só com relação a seguidores como também em parcerias. "Acredito que qualquer negócio hoje em dia precisa ter uma presença online e estar atento à novas plataformas que são lançadas. Precisa sim crescer a presença online seja por meio de parcerias com criadores de conteúdo e/ou trafego pago mas hoje a presença online veio para ficar e a pandemia só mostrou o quanto essa realidade é cada vez mais necessária". Suzana ressalta.

Para Suzana uma das vantagens da profissão é a flexibilidade do trabalho, para ela acompanhar cada momento da filha é o que a motiva. "Todo conteúdo que faço é vinculado ao meu lado mãe, seja moda, beleza, maquiagem. Até porque essa é a minha motivação, a inclusão das mães nas campanhas de moda, beleza e etc afinal de contas a mãe nao deixa de ser mulher porque teve filho não é mesmo? Muitas só precisam de uma mãozinha e palavra de encorajamento para voltarem a se cuidar e se sentir atraentes, e muitas das minhas seguidoras se identificam com isso" a influencer conta.        


 

Suzana Lira

http://www.suzanalira.com/

https://www.instagram.com/suzanalirablog/


domingo, 21 de março de 2021

Outono: época ideal para tratamentos de pele também requer cuidados

Cuidados para o outono e pandemia
Divulgação
Mesmo com dias mais frios, a incidência de radiação ultravioleta ainda é muito alta, por isso o filtro solar não deve ser esquecido

 

A chegada do outono traz um clima seco, com temperaturas mais amenas. E esse clima é considerado por dermatologistas um bom momento para realizar alguns tratamentos de pele, já que a menor incidência de raios solares nessa época do ano atinge a pele de forma menos agressiva, contribuindo para a eficácia dos tratamentos. “Quando chega o mês de março, a gente já começa a perceber um aumento na procura de pacientes que querem fazer procedimentos, sejam eles estéticos ou para tratar algum tipo de problema de pele. É uma época em que eles se expõem menos ao sol e acabam seguindo o tratamento à risca”, afirma o dermatologista Victor Fernandes, da Unique Dermatologia. 

Victor lembra que mesmo que a temperatura mais amena do outono seja ideal para realizar os tratamentos, é preciso manter cuidados que mesclem a proteção contra raios solares, ventos frios e baixa umidade: “Mesmo nos dias frios e nublados não podemos esquecer de usar o protetor solar. Faça chuva, faça sol, não dá pra sair de casa sem ele - e lembrar de repassá-lo a cada 2 horas”, diz. 

O dermatologista deu ainda outras dicas importantes:

- Não tome banhos quentes muito demorados. Prefira a água morna ou fria e não estenda o banho por mais de 10 minutos para evitar o ressecamento da pele.

 - Utilize hidratantes corporais logo após o banho e com a pele ainda úmida; isso vai potencializar o poder do cosmético. Para peles mais ressecadas, prefira cremes e pomadas com ingredientes que favoreçam a hidratação profunda.

 - Dispense as buchas, pois elas causam uma limpeza agressiva e retiram mais ainda os fatores de hidratação da pele.

 - Procure usar sabonetes neutros/suaves, tanto para o corpo quanto para o rosto, que não retirem a oleosidade natural da pele.

 - Use protetor labial.

 - Tenha uma alimentação saudável.

 

Para finalizar, o dermatologista lembra que cada paciente possui um tipo de pele e que os tratamentos variam de pessoa pra pessoa. “Cada caso é um caso. Por isso, é importante consultar o seu dermatologista para saber mais detalhes de como cuidar da sua pele especificamente, não só durante o outono, como durante o resto do ano”.

 

GUIA PARA MANTER UMA ROTINA DE CUIDADOS DE BELEZA SEGURA NA GRAVIDE

Especialista ensina o caminho para um autocuidado sem riscos durante a gestação

 

Não é só o corpo que muda durante a gestação, a rotina de cuidado com a pele também. A dermatologista Luciana Garbelini, reforça que “não é necessário abrir mão da vaidade nesse período, basta saber escolher os produtos com responsabilidade e cuidado”. Confira dicas!

 

Adeus às estrias!

É muito comum o surgimento de estrias durante a gestação e no pós-parto. Por isso, Luciana conta que a dúvida Nº1 das gestantes é: como prevenir as temidas estrias? 

“Um dos produtos que indico é óleo vegetal corporal. Ele melhora a elasticidade da pele, reduz o aparecimento de estrias e, alguns podem ser terapêuticos, por trazerem a experiência da aromaterapia”, explica a profissional.  

 

Hidrate-se com responsabilidade

“A gestação desencadeia diversas transformações hormonais no corpo da mulher, causando sensibilidade da pele, inclusive a produtos hidratantes já usados antes”, alerta a dermatologista. Para minimizar o problema, a dica é investir em produtos específicos para a pele sensível, que possuam ingredientes calmantes, como a Camomila e o Bisabolol, que acalmam a pele e também atuam como antioxidantes e hidratantes.

 

Skincare, sim!

Para cuidados com o rosto durante a gestação, uma alternativa é recorrer a cosméticos orgânicos. “Hoje o mercado tem várias opções de mousse de limpeza, água micelar e tônicos, todos orgânicos. Eu recomendo o uso de cosméticos orgânicos por minimizar, ou até anular, qualquer irritabilidade na pele, sem riscos para o bebê. Produtos com essa característica são livres de conservantes ou fragrâncias artificiais, sem parabenos ou silicone, metais pesados e petrolatos”.

 

Os pés também merecem atenção

Um dos sintomas mais comuns e desagradáveis da gestação, e que persiste após o parto, é a sensação de inchaço em pernas e pés. Para aliviar o sintoma, a especialista indica loções específicas para essas regiões para minimizar o desconforto. “Esses produtos podem ser potencializados com uma boa massagem. Os efeitos são notados na hora e a sensação de peso tende a se aliviar a cada dia com o uso contínuo”, recomenda.

 

Opções orgânicas

A Souvie – marca de cosméticos orgânicos certificados pela Ecocert - órgão francês que considera um cosmético natural se tiver em sua composição 95% de ingredientes da natureza – possui uma linha completa voltada para os cuidados da gestante. O óleo corporal da linha Materna é resultado da união dos óleos de Girassol, Coco, Castanha do Pará e Rosa Mosqueta. “O Girassol e o Coco são ótimos hidratantes. Já o óleo de Castanha do Pará é rico em ácidos graxos e forma uma barreira na pele, evitando a evaporação de água. Por fim, o óleo de Rosa Mosqueta é um poderoso cicatrizante e hidratante”, explica Caroline Villar, fundadora da marca. 

Entre os destaques da Linha Materna Souvie também está a loção corporal para pernas e pés, desenvolvida com ingredientes bioativos naturais que tem a função de amenizar a sensação de peso e inchaço nas pernas e pés. Há também o shampoo e condicionador Organic-Poo Materna, creme de estrias, desodorante e sérum clareador, para uniformizar o tom da pele do rosto da mulher durante e pós-gestação.

 

Melasma, acne e queda de cabelo: dermatologistas da SBD alertam para problemas corriqueiros que podem comprometer autoestima das mulheres

No mês em que é comemorado o Dia Internacional da Mulher (8 de março), a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) chama a atenção para problemas dermatológicos recorrentes entre a população feminina, que não devem ser subestimados. Acne, melasma e queda de cabelo são exemplos de manifestações de alta prevalência que, apesar de corriqueiras, provocam prejuízos estéticos e impactam de modo negativo a autoestima de muitas mulheres.

De acordo com a presidente do Departamento de Cabelos e Unhas da SBD, Fabiane Andrade Mulinari Brenner, a perda significativa de cabelo está entre as principais reclamações ouvidas por especialistas dentro dos consultórios. Segundo ela, pesquisas científicas sobre o tema vêm revelando a repercussão desse problema na qualidade de vida das pacientes.

"Muitas daquelas que sofrem com o rareamento dos fios capilares acabam vivenciando conflitos sociais bastante dolorosos. A autoimagem, sobretudo para a mulher, é fundamental na construção da autoconfiança e autoestima. Diversas vezes, uma queda mais acentuada de fios pode desencadear problemas que afetam a saúde mental da paciente, levando a quadros de depressão, interferindo no casamento, sociabilidade e vida profissional", diz.


Alopécia - A calvície feminina pode ser desencadeada por diversos fatores, como desregulação hormonal, síndrome do ovário policístico ou até mesmo menopausa. Na maioria dos casos, a doença está relacionada a fatores hereditários e à atuação do hormônio masculino, sendo assim denominada de alopecia androgenética. A condição modifica o ciclo natural de desenvolvimento dos folículos pilosos, provocando o afinamento dos fios ao longo do tempo.

"Depois que um fio de cabelo cai, o folículo capilar inicia a produção de um novo fio com as mesmas características de espessura e cor do anterior. Em pacientes com alopecia androgenética, esses novos fios vêm cada vez mais finos. Esse processo de miniaturização é o que torna o cabelo progressivamente mais ralo, até deixar o couro cabeludo aparente", explica Fabiane Brenner.

Segundo a especialista, tanto a queda acentuada de cabelo quanto o rareamento dos fios são considerados sinais de alerta. Nesses casos, a mulher deve procurar um dermatologista para receber orientações sobre as opções de tratamento disponíveis. Atualmente, existem produtos de uso tópico e diário, que estimulam o crescimento adequado dos fios, e ainda medicamentos sistêmicos, que bloqueiam a ação do hormônio masculino e podem ser receitados pelo dermatologista. Além disso, é recomendada uma investigação de problemas correlacionados, como distúrbios de tireoide, deficiência de nutrientes, entre outros.


Doenças de pele - O impacto de manifestações indesejadas na pele também é motivo de transtorno para muitas mulheres. Conforme salienta a assessora do Departamento de Cosmiatria da SBD, Maria Paulina Villarejo Kede, inúmeras pacientes relatam rotinas exaustivas de uso de maquiagem para esconder problemas como a acne e o melasma. "A preocupação em disfarçar aquilo que o espelho insiste em revelar ocupa um tempo considerável no dia a dia de muitas mulheres, especialmente quando a manifestação afeta o rosto. Nesses casos, é nítida a repercussão negativa na autoestima", afirma.

Para evitar transtornos, o acompanhamento com o dermatologista é fundamental, uma vez que prevenção e terapêutica precoce são as principais ferramentas para garantir a saúde da pele. A acne, que além de afetar os adolescentes também é verificada em muitas mulheres adultas, é um exemplo de doença inflamatória que deve ser tratada precocemente, sobretudo para impedir o surgimento de cicatrizes e preservar a saúde mental das pacientes.

De acordo com Maria Paulina Villarejo Kede, no geral, o aparecimento súbito de acne ou a piora do quadro na mulher adulta têm relação com alterações hormonais. Outra causa comum é o uso excessivo de cosméticos, que também ocasiona o aparecimento de cravos pretos e brancos.

"O tratamento varia de acordo com o grau da acne e a extensão do acometimento. Há opções de produtos tópicos, que controlam a oleosidade e a inflamação, bem como promovem renovação celular, e ainda medicamentos orais, alguns deles a base de antibióticos. O tratamento hormonal é indicado apenas em alguns casos. De todo modo, é imprescindível agendar uma consulta", explica a especialista.

Nos episódios de acne moderada a grave, a isotretinoina oral é considerada o tratamento mais efetivo. No entanto, devido ao seu caráter teratogênico, o medicamento é contraindicado para pacientes grávidas. Segundo Paulina, a limpeza de pele, com extração manual de cravos e espinhas, também é útil, desde que realizada por profissional qualificado.


Melasma - Já as manchas escuras que surgem principalmente na face das mulheres -nomeadas como melasma - também podem ser amenizadas, por meio de cremes clareadores e de procedimentos estéticos, como microagulhamentos, peelings e uso de lasers, em especial os do tipo Q-switched. Além disso, independentemente do tratamento realizado, o uso diário de protetores solares com cor é essencial para controlar esse problema.

"O melasma é caracterizado por manchas que apresentam distribuição característica na testa, têmporas, nariz e regiões das maçãs e supralabial do rosto. Elas também podem se apresentar no corpo, principalmente no colo e nos braços. No geral, a manifestação é causada pela exposição solar associada à influência de hormônios gestacionais e de hormônios contidos em anticoncepcionais. Há ainda fatores genéticos envolvidos nesse processo", informa Paulina.

No geral, o melasma com apresentação superficial, ou seja, que atinge apenas a camada superior da pele, é considerado de fácil tratamento. Já aquele com pigmento em camadas profundas da pele é mais resistentes à terapêutica.

Para Paulina Kede, ambos os problemas - acne e melasma - geram uma grande demanda ao atendimento dermatológico. "São condições com efeitos cosméticos e psicológicos desagradáveis, que não devem ser negligenciados e precisam ser adequadamente acompanhados para não implicar em perda na qualidade de vida das pacientes", finaliza.

 

As expectativas para a indústria da beleza global

Os resultados da pesquisa Global Cosmetics Products Market demarcaram o panorama da Indústria de Beleza até 2023. De acordo com o levantamento, que descreve fatores essenciais, como valor da produção, regiões-chave e taxa de crescimento, o mercado global de produtos cosméticos foi avaliado em 532,43 bilhões de dólares em 2017 e deve atingir um valor de mercado 805,61 bilhões de dólares em 2023, registrando taxa de crescimento anual de 7,14% durante 2018-2023.

É claro que o estudo não poderia prever o impacto da pandemia nos anos de 2020 e 2021, no entanto, os resultados continuam válidos, uma vez que a indústria de cosméticos global parece relativamente imune aos altos e baixos da economia. Isto não exclui os desafios impostos pelo cenário atual, mas aponta que mesmo que as vendas gerais sejam afetadas, contamos com um certo volume geral referente aos produtos de uso diário, por exemplo.

Contudo, outros fatores lideram a perspectiva de crescimento do setor e precisam ser analisados de perto. O primeiro são as vendas online - que cresceram ainda mais rapidamente devido à situação de quarentena. O estudo global realizado pela Salesforce Inc com 12 mil consumidores e 3.600 negócios de 27 países aponta que 58% dos consumidores disseram que esperam fazer mais compras online mesmo após a pandemia.

Desse modo, parece ser um consenso internacional que os ambientes de compra online devem gradativamente ganhar protagonismo para a estratégia de vendas daqui para frente. Outro ponto que deve guiar as estratégias do setor é a chegada e crescimento de um público que, historicamente, não era uma prioridade para o segmento: os homens. Com isso, junto ao crescimento do consumo feminino, agregaremos o aumento nas vendas para o público masculino.

Do ponto de vista mundial, Oriente Médio e África despontam como mercados essenciais. A boa notícia é que junto ao crescimento do consumo e da possibilidade de exportação, acontece a alta do interesse nos benefícios de matérias-primas naturais e sustentáveis. Nesse sentido, o Brasil se destaca globalmente pela vasta disponibilidade de princípios ativos regionais - como o Açaí, Buriti, Cacau, entre tantos outros.

Assim, o cenário nacional e internacional sustenta a confiança no crescimento da indústria e indica um caminho de muito trabalho pela frente, mas com perspectiva de resultados importantes para a expansão e consolidação de uma nova fase do mercado da beleza global e da participação brasileira nesse ecossistema.

 


 Fábio Yamamora - CEO da Yamá Cosméticos


Transplante de barba: conheça o procedimento que vem crescendo entre o público masculino

Muitos homens têm vontade de ter uma barba mais cheia, no famoso estilo lenhador, mas não têm uma genética que favoreça. Alguns carregam pequenas falhas, outros menos volume e até a ausência de pelos na região. 

“O uso da barba por fazer ou mais longa, tem sido tendência nos últimos anos e, consequentemente, o transplante de barba também tem tido cada vez mais procura. Com o procedimento, o paciente pode corrigir falhas, aumentar densidade, e devolver pelos para regiões glabras”, explica a Cirurgiã Plástica e especialista em transplante capilar, Dra. Cíntia Carvalho. 

A técnica do transplante de barba é a mesma do transplante capilar, a chamada FUE (Follicular Unit Extraction) que atua de forma minimamente invasiva, retirando unidades foliculares uma a uma da área doadora, o que não deixa cicatrizes perceptíveis. 

Entre as áreas doadoras para o transplante de barba, estão a própria barba cervical e o cabelo, que também pode ceder folículos para a região. Caso o paciente sofra de calvície, a Dra. Cíntia explica que é possível sim fazer os dois procedimentos (transplante capilar e barba) desde que o grau de calvície não seja avançado, e que a área doadora seja densa o suficiente. 

“Nos casos de homens que têm Alopecia Androgenética, a avaliação pré operatória precisa ser realizada com muita cautela, para verificar se a área doadora, que é finita, é suficiente para fornecer folículos tanto para a barba, quanto para a área de calvície. Por isso, é fundamental que o médico seja bem experiente, para entregar o melhor resultado, com mais naturalidade e sem criar falhas e rarefação na área doadora capilar”. 

O transplante de barba por FUE é simples, com pós-operatório tranquilo e de recuperação mais rápida que a técnica FUT, que é mais invasiva e deixa cicatrizes. Após três meses, os resultados já começam a aparecer. 

 


Dra. Cintia Carvalho - Graduada pela Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (USP) e com residência em Cirurgia Geral e Plástica pelo Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP (HCFMUSP), é membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP) e da Associação Brasileira de Cirurgia de Restauração Capilar (ABCRC). Especialista em transplante capilar, ela opera, exclusivamente, por meio da técnica FUE (Follicular Unit Extraction), que é um procedimento moderno, pouco invasivo e com recuperação mais rápida que as demais técnicas.


Treino em casa, personal trainer dá dicas para manter a motivação

Personal trainer dá dicas para continuar a rotina de exercícios em casa para manter a saúde e boa forma


Começou na segunda-feira (15) a fase emergencial do Plano São Paulo, a mais restritiva contra a covid-19 adotada pelo governador João Doria (PSDB) até então. Mais rígida que a fase vermelha, a medida inclui o que o governo chamou de "toque de recolher" entre 20h e 5h e fechamento das academias e parques até o dia 30 de março. "Treinar é importante para manutenção da saúde. A atividade física e mental fortalece o sistema imunológico e isso ajuda a combater diversas patologias", explica Vanessa Furstenberger, personal trainer que já lançou uma série de treinos que envolvem exercícios de musculação, hipertrofia, emagrecimento e funcionais que podem ser feitos em 30 minutos em casa.

Entretanto, com tanta informação disponível hoje é preciso alguns cuidados e até mesmo disciplina para seguir um treino longe da academia e se manter motivado e ver resultados.

Vanessa elaborou dicas para obter os melhores resultados com o treino em casa e não perder a motivação:


- Estabeleça horário

Assim como na academia, estabeleça horários para treinar em casa. Nada de deixar para "quando tiver um tempinho". Já reserve esse tempo na sua agenda, antes ou depois de cumprir o expediente no home office, por exemplo. Isso pode ser besteira, mas ajuda a manter o hábito de se exercitar. Comprometa-se com você mesmo, trace metas para que se sinta estimulado a cumprir os treinos da semana. Mas, se estiver virando obrigação experimente treinar em outro horário, às vezes a troca do horário deixa o compromisso mais leve.


- Prepare o espaço e você

Tendo o horário definido, arrume a casa e também se arrume para treinar. Ou seja, além de afastar móveis para ter um espaço adequado, vista-se como se fosse para a academia. Isso te dará mais conforto e até segurança no treino em casa, afinal, um tênis adequado ajuda a reduzir impactos, por exemplo.


- Playlist

Mude a música e se preciso o estímulo do treino: um dia um treino mais voltado para força, no outro um mais aeróbico.


- Acompanhe os resultados

Ver a evolução dos treinos é outra forma de se manter motivado. Diversos aplicativos fitness oferecem essa função. Além disso, uma sugestão de Vanessa é tirar fotos e acompanhar as mudanças nas imagens.


- Treine no mesmo horário que amigos

Uma boa ideia para deixar o treino mais animado é combinar o horário de treino algumas vezes com um ou mais amigos por aplicativo. Sempre é mais animador treinar com outras pessoas.

Para finalizar Vanessa reforça a importância de ter o apoio e acompanhamento de um educador físico capacitado, "com certeza ele vai encontrar uma maneira de tornar esse treino mais produtivo. Hoje existem opções para todos os bolsos", completa a especialista.

 



Vanessa Furstenberger - formada em Educação Física desde 1995. Mesmo sendo profissional do esporte sempre sofreu para manter o peso "ideal", não tinha equilíbrio na alimentação e chegou a pesar 98 kg, "Minha vida sempre foi um engorda e emagrece." Em 2009 a profissional começou a praticar corrida e ao preparar uma aluna para a modalidade, realmente enxergou o quão fora do peso e sem saúde estava. Com auxilio de nutricionista e a paixão pela corrida (incentivo principal para mudança) Vanessa passou por uma reeducação alimentar aliada a corrida e musculação leve; ao longo de um ano atingiu um percentual de 15.5% de gordura corporal e atualmente busca os 12%. Sem cirurgia e inibidores de apetite. Além disso, o emagrecimento rendeu 5 pódios de provas de corrida: no asfalto (4º lugar), corrida de obstáculos (2º lugar ) e 3 pódios consecutivos em prova de montanha ( 1º lugar por categoria, 3º lugar por categoria e 2º lugar por categoria). "Uma glória para uma ex-obesa que perdeu 40 kg aos 40 anos de idade." Finaliza Vanessa.

@va.personal


Dicas de maquiagem para driblar a preguiça e arrasar no Home Office

A makeup artist Thaís Giraldelli revela alguns truques fáceis para colocar em prática no seu dia a dia

 

  

Estar de home office pode deixá-la tentada a ficar de pijama e com a cara lavada o dia todo, mas é muito importante que você não se deixe levar. “Temos que nos arrumar como se fossemos para a empresa. Afinal, nunca se sabe quando surgirá uma reunião por vídeo, por exemplo. Precisamos estar sempre prontas e com o visual em dia”, explica a makeup artist, lash designer e empresária Thais Giraldelli. Segundo a especialista, mesmo o trabalho sendo em casa, a autoestima e uma boa apresentação precisam estar em ordem.

 

Para te ensinar a fazer uma maquiagem simples e fácil para arrasar no Home Office, Thaís Giraldelli separou algumas dicas valiosas:

 

Pele

·        Comece sempre com a pele. Após lavar o rosto, faça uso do primer siliconado, ele ajuda a esconder as imperfeições da pele, como linhas finas e poros dilatados, faz aquele efeito filtro de Instagram. Mas atenção, esse produto deve ser aplicado com batidinhas e não espalhado como base, para não perder o efeito


·        Uma ótima pedida são os protetores solares com cor de base, eles têm cobertura de leve a média. Além de cobrir manchas e disfarçar olheiras, tem a proteção solar, “mas Thais, protetor solar para home office?”, sim senhoras, a luz azul da tela e altamente prejudicial. Então vamos unir o útil ao agradável, normalmente os protetores com cor são fluidos e fáceis de aplicar com as mãos, dispensando o uso de pinceis.


·        Agora vamos selar essa base com um pó leve. Aliás, é necessário que você sabia que se não usar o pó após a base quando encostar o celular no rosto vai transferir todinho o produto para sua tela, então o pó compacto é um ótimo aliado para garantir que a make dure o dia todo.


·        Para finalizar essa parte inicial da pele, um blush rosado nas macas do rosto e iluminador para deixar essa maquiagem Glam!


Olhos:

·        Amo a opção de extensão de cílios, que traz praticidade no dia a dia e já economiza muito tempo, mas se não deu tempo de fazer ou se perdeu o prazo da manutenção pelos stúdios estarem fechados, vamos a boa e velha máscara de cílios! Capriche neste passo! Ela vai abrir seu olhar fazendo você parecer bem descansada e super acordada. Use nos cílios superiores e inferiores.


·        Um Lápis de olho na linha d’ agua inferior também deixa o visual mais arrumado e marcante.

 

Lábios:

·        Para os lábios, batons claros ou gloss são ótimas pedidas, pois deixam o lábio com aspecto saudável e completa a make!

 

“Parece difícil? que nada! em 15 minutos você estará pronta para encarar todos os compromissos online e ainda aproveitar para fazer lindas selfies! Se joga!”, finaliza Thaís.


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