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terça-feira, 20 de agosto de 2024

Número de pequenos negócios exportadores cresce 120% em dez anos

Levantamento do Sebrae mostra que no mesmo período foi registrado um crescimento de 152% nos valores comercializados por pequenos negócios

 

Os pequenos negócios brasileiros estão de olhos atentos para o mercado internacional. Embora o peso das exportações de MEI, microempresas e empresas de pequeno porte seja ainda pouco significativo em comparação com o comércio de commodities, o número de empreendedores que estão vendendo produtos e serviços para outros países cresceu 120% nos últimos 10 anos, enquanto as médias e grandes empresas cresceram 29% no mesmo período. Atualmente, os pequenos já representam 41% do total de empresas exportadoras, apesar de movimentarem apenas algo próximo a 0,9% do montante de recursos.

De acordo com levantamento do Sebrae, em 10 anos foi registrado um crescimento de 152% nos valores comercializados por pequenos negócios. Em 2023, esse segmento foi responsável por movimentar US$ 2,8 bilhões, o melhor resultado registrado em todos os anos anteriores a 2020, sendo menor apenas que as exportações feitas em 2021 e 2022.

As empresas do setor da indústria da transformação respondem por 72,4% dos valores exportados por pequenos negócios (crescimento de 128% entre 2013 e 2023). Em seguida aparecem as pequenas propriedades rurais com 18,5% (crescimento de 336% em 10 anos) e as empresas da indústria extrativa - estas representam 4,4% do montante exportado pelos pequenos negócios, um crescimento de 309% no período.


Confira os números das Exportações dos Pequenos Negócios

Distribuição das vendas dos pequenos negócios

•     América do Sul - 29%
•     América do Norte - 22%
•     Europa - 19%
•     Ásia - 15%
•     América Central e Caribe - 7%
•     Oriente médio - 4%
•     África - 4%
•     Oceania - 1%


Estados com maior participação de pequenos negócios exportadores

•     SP – 40,8%
•     RS – 11,7%
•     SC – 8,7%
•     PR – 9,7%
•     MG – 9,1%

 

Mapa da Fraude da ClearSale registra R$ 1,2 bilhão em tentativas de fraude no Brasil em 2024

Estudo mostra maior índice de tentativas de golpe na região Norte do País; pesquisa ainda revela os segmentos mais atingidos


No primeiro semestre de 2024, o Brasil registrou mais de 1 milhão de tentativas de fraude, segundo o Mapa da Fraude da ClearSale, referência em inteligência de dados e prevenção a fraudes. O relatório, que avalia o cenário de fraude no Brasil, mostrou que o País registrou R$ 1,2 bilhão de tentativas de fraude nos primeiros seis meses do ano. O estudo ainda analisou que houve quase 68 milhões de pedidos, entre 1° de janeiro a 30 de junho, e aponta uma queda de 7,8% no número de tentativas de fraude comparado ao mesmo período do ano passado. Já o valor do ticket médio dos pedidos fraudulentos foi de R$ 1.198, redução de 3,5% frente a 2023.

 “A prevenção de fraudes é uma prioridade contínua para a ClearSale e o Mapa da Fraude é uma ferramenta essencial para entendermos as tendências e enfrentarmos tais desafios. Observamos uma redução no número de tentativas de fraude, no entanto, o valor significativo das fraudes tentadas ainda mostra que precisamos manter uma vigilância constante, especialmente em regiões e segmentos mais vulneráveis. Nosso compromisso é continuar desenvolvendo soluções inovadoras para proteger nossos clientes e o mercado brasileiro como um todo”, comenta Eduardo Mônaco, CEO da ClearSale.

Para o levantamento do Mapa da Fraude, a ClearSale considerou apenas pagamentos via cartão de crédito no setor de e-commerce. São consideradas tentativas de fraude todas as transações que foram classificadas como suspeitas ou confirmadas. Abaixo, confira os dados exclusivos do estudo:


Categorias

Entre as categorias que mais sofreram tentativas no primeiro semestre de 2024 estão eletrônicos (4,9%), com ticket médio dos pedidos fraudulentos de R$ 2.633, ar-condicionado (4,5%), com R$ 7.409 empatado com acessórios (4,5%), com R$ 745. Vale ressaltar que por conta dos altos índices de temperatura no verão deste ano o segmento de ar-condicionado teve um aumento de tentativas de fraudes e está como uma das categorias mais visadas por fraudadores.


Regiões

A região Norte (2,0%) possui o maior índice percentual de tentativas de fraudes sobre a quantidade de transações, com um ticket médio dos pedidos fraudulentos de R$ 1.308. O Nordeste (1,8%), por sua vez, ocupa o segundo lugar do ranking, com R$ 1.303. Sudeste (1,6%) fecha o TOP 3, com R$ 1.129. Já o Centro-Oeste (1,4%) ocupa o quarto lugar com o ticket médio de R$ 1.402. E a região Sul (0,8%), apresenta o menor índice do ranking dos estados, com R$ 1.319. No entanto, considerando apenas números absolutos, a região Sudeste, com 42,8 milhões de pedidos, contou com o maior número de golpes do País. 


Gênero x Faixa etária

Quanto ao gênero, o público masculino é quem mais sofre com tentativas de fraudes (3,1%), já o público feminino e o de pessoas com outras definições de gênero ou não informado estão empatados com 1,1%. Em termos de faixa etária, o estudo revela que pessoas entre 28 e 43 anos (Millennials) sofreram mais de 212 mil tentativas de fraude, o que representa R$ 273 mil, ocupando assim o primeiro lugar do ranking. Logo atrás, está a Geração Z (12 a 27 anos), que registraram mais de 198 mil tentativas de golpe, resultando em um valor de R$ 207 mil.

 

ClearSale
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Gestão internacional: como escolher o melhor contador?

Na complexa e dinâmica realidade empresarial, especialmente para organizações com negócios globais e matrizes no exterior, a escolha de um contador e de uma empresa de contabilidade que atenda a todas as exigências locais e internacionais é crucial. Para administradores e controllers, essa decisão pode ser determinante para a eficiência e conformidade das operações da subsidiária no Brasil, o que ressalta não apenas uma análise minuciosa de mercado a fim de encontrar os melhores fornecedores deste serviço, como também em assegurar certas qualidades essenciais que devem ser consideradas nesta escolha visando a máxima assertividade de seu desempenho.

Em dados divulgados pelo Sebrae, 79% das empresas nacionais enfrentam problemas de gestão que prejudicam seu crescimento – dos quais englobam motivos relacionados à alta concorrência, falta de dinheiro perante novos investimentos, captação de clientes e falta de capital de giro. Todos, diretamente impactados pelo descuido em uma devida gestão contábil.

Isso porque, quando a empresa conta com profissionais qualificados e capacitados nessa tarefa, este departamento servirá como uma bússola altamente assertiva na conquista de resultados crescentes, guiando na tomada de decisões estratégicas que contribuam para um gerenciamento mais preciso das operações.

Porém, para que haja tamanha eficiência, algumas características precisam estar presentes nos contadores que estarão à frente dessa missão. Confira as principais:


#1 Proficiência em normas internacionais de contabilidade (IFRS): ter um contador com profundo conhecimento na harmonização das práticas contábeis locais (CPCs) com as Normas Internacionais de Contabilidade (IFRS) garantirá que as demonstrações financeiras da subsidiária estejam plenamente em conformidade, facilitando, até mesmo, a consolidação pela matriz no exterior. Além disso, manter-se atualizado com as frequentes mudanças nas IFRS é uma qualidade indispensável para assegurar que a empresa esteja sempre em linha com os padrões globais.


#2 Experiência em atendimento a auditorias externas: empresas multinacionais, frequentemente, são auditadas por firmas de auditoria de renome. Nesse sentido, um contador com vasta experiencia nisso ajudará a ter uma melhor compreensão das exigências rigorosas impostas na elaboração das demonstrações contábeis e na preparação e fornecimento dos dados a serem auditados, o que contribui para que a empresa passe pelo processo de auditoria com sucesso e, ainda, para a máxima confiança e transparência nas demonstrações financeiras.


#3 Domínio da língua inglesa no contexto contábil: ter uma comunicação clara e eficaz com a matriz, a qual, frequentemente, opera em inglês, é uma necessidade básica. E, aqui, um contador fluente nessa língua pode garantir que as necessidades da matriz sejam compreendidas e que os relatórios financeiros sejam elaborados com precisão. Principalmente, levando em consideração a complexidade da nossa legislação e sua adequação frente às normas legais estrangeiras.

#4 Conhecimento avançado em ERPs globais: investir em sistemas de gestão robustos é, certamente, um enorme diferencial competitivo. Para assegurar seu bom uso a favor da tomada de decisões estratégias, é preciso contar com um contador qualificado que tenha habilidades avançadas nesses sistemas de forma que garanta sua eficiência operacional e facilita a automação de processos. Afinal, um bom ERP irá integrar e consolidar os dados contábeis do negócio conforme as especificidades de cada marca, elevando a precisão dessas informações e assegurando qualidade em sua prestação à matriz.


#5 Conformidade Fiscal e Planejamento Tributário Internacional: a gestão tributária internacional requer uma compreensão detalhada das legislações locais, incluindo por vezes tratados de bitributação e regras de transferência de preços (Transfer Princing). Um contador competente nesse campo pode orientar a empresa em estratégias de regimes tributários que maximizem a eficiência fiscal e minimizem riscos, além de garantir a conformidade com as obrigações fiscais locais, evitando penalidades e garantindo a sustentabilidade financeira da empresa sediada no Brasil.


#6 Integração e suporte em fusões e aquisições: empresas que participam de fusões e aquisições precisam de um contador que possa gerir a contabilidade dessas transações com precisão, tanto em conformidade com as normas locais quanto internacionais. A experiência em M&A global e a capacidade de integrar rapidamente novas operações ao sistema contábil existente são qualidades valiosas para assegurar uma transição suave e eficiente.


#7 Suporte e capacitação contínua: a qualidade do serviço contábil também está relacionada ao suporte contínuo oferecido à equipe interna. Por isso, ter um contador que proporcione treinamento e capacitação frequentes ajudará a garantir que a equipe contábil da subsidiária esteja preparada para operar dentro dos padrões exigidos pela matriz, minimizando erros e melhorando, assim, sua eficiência.

Suportar uma boa gestão empresarial, por si só, já é uma tarefa árdua. Naquelas que possuem, ainda, matriz no exterior, o desafio pode ser ainda maior, o que deixa clara a importância de escolher, devidamente, o profissional contábil e empresa certos que administrem, com destreza, essas filiais.

Todas as qualidades mencionadas são fundamentais para garantir que as operações da subsidiária no Brasil sejam conduzidas com conformidade, eficiência e transparência, facilitando a integração global, contribuindo para o sucesso da empresa como um todo e assegurando que a empresa esteja bem-preparada para enfrentar os desafios de seu segmento, de forma que aproveite, sempre, as melhores oportunidades de um mercado globalizado.

 


Lucas Leme - sócio responsável de auditoria e relacionamento com cliente na ECOVIS® BSP.


BSP
https://ecovisbsp.com.br/


Aceleração das mudanças climáticas provoca impactos ambientais sem precedentes

À medida que as emissões continuarem aumentado, os recordes climáticos serão superados. 

O planeta enfrenta o maior aquecimento em mais de 2.000 anos. A última década foi muito quente, além de ficar 1,5°C acima da média pré-industrial (1850-1900), junho de 2024 torna-se o décimo terceiro mês consecutivo a ultrapassar o limite de 1,5°C do Acordo de Paris. 

Tragédias climáticas recentes ocorreram no Brasil devido a chuvas severas que atingiram Minas Gerais, em dezembro de 2021, em São Paulo, em janeiro de 2022, no Rio de Janeiro, em fevereiro de 2022, em Pernambuco, em maio 2022, em São Sebastião (SP), em fevereiro de 2023, no Rio Grande do Sul, em setembro de 2023, no Espírito Santo, em março de 2024, e novamente no Rio Grande do Sul, em maio de 2024. 

"No Brasil, 14% das organizações afirmam ter um plano de transição climática alinhado ao cenário de 1,5 ºC até 2030, superando o índice de 12% registrado no ano anterior. Houve um aumento de 28% para 33% no número de empresas que elaboram sua estratégia de negócio considerando a análise de cenários climáticos", relata Vininha F. Carvalho, editora da Revista Ecotour News & Negócios. 

Segundo levantamento do CDP Latin America, organização internacional que administra o maior sistema mundial de divulgação de dados ambientais para empresas, cidades, estados e regiões, 42% das 1.136 empresas brasileiras que reportaram seus dados de mudanças climáticas têm alguma iniciativa para redução de emissão de gases de efeito estufa (GEE). 

“Todos os anos o CDP reavalia sua metodologia para aumentar o nível dos critérios e impulsionar as empresas a avançarem em suas práticas ambientais. Mesmo com importantes progressos, o atual retrato está aquém do necessário para reduzirmos os impactos estimados das mudanças climáticas, com apenas 44% das metas absolutas ativas no ano de reporte”, alerta Rebeca Lima, diretora-executiva do CDP Latin America. 

Com a crise climática instalada, fenômenos meteorológicos extremos como secas, incêndios florestais, deslizamentos, inundações, ondas de calor e frio e furacões, devem continuar ocorrendo cada vez com maior intensidade, causando impactos na sociedade, prejudicando a saúde e a sobrevivência das pessoas, a economia verde se apresenta como o caminho para atingir o desenvolvimento sustentável. 

“Empresas e consumidores finais estão se tornando catalizadores desta mudança. O número de empresas definindo e publicando seus objetivos de redução de GEE aumenta a cada dia”, finaliza Vininha F. Carvalho.


5 motivos para implementar um ATS nos processos de recrutamento e seleção

De acordo com Alisson Souza, CEO e fundador da abler, essa é uma ferramenta indispensável para qualquer departamento de Recursos Humanos, possibilitando que as empresas atraiam e retenham talentos enquanto fortalecem sua marca empregadora


Com a crescente competitividade no mercado de trabalho, as empresas têm buscado soluções tecnológicas que otimizem seus processos seletivos, garantindo a eficiência e a assertividade nas contratações. Entre as ferramentas disponíveis, o ATS (Applicant Tracking System) se destaca como uma das mais eficazes para automatizar e centralizar as etapas de recrutamento e seleção. 

Segundo um levantamento realizado em 2023 pelo portal Jobscan, aproximadamente 97,4% das empresas da lista Fortune 500 utilizavam um ATS para gerenciar seus processos de recrutamento, demonstrando a alta penetração desses sistemas em grandes corporações, onde a eficiência é essencial para lidar com grandes volumes de candidatos.


Centralização e organização do processo seletivo

De acordo com Alisson Souza, CEO e fundador da abler, startup que tem o propósito de gerar empregabilidade, oferecendo soluções de alto custo-benefício para Consultorias de RH e PMEs, um dos principais desafios enfrentados pelos departamentos de Recursos Humanos é a gestão de informações ao longo do processo seletivo. “O ATS oferece a solução ideal ao centralizar todas as etapas, desde a divulgação das vagas até a contratação final”, revela. 

Esse tipo de ferramenta possibilita o gerenciamento de candidatos, além de realizar entrevistas e avaliações diretamente na plataforma, proporcionando uma visão clara e organizada do progresso de cada seleção. “Esse nível de organização é um facilitador para a análise dos indicadores, contribuindo para uma gestão mais estratégica”, pontua.


Melhorias no desempenho do recrutamento

A capacidade de automatizar e personalizar etapas do processo seletivo torna o ATS uma ferramenta indispensável para melhorar o desempenho dos recrutadores. “Automatizando tarefas como triagem de currículos e agendamento de entrevistas, os profissionais de RH podem dedicar mais tempo às fases que realmente exigem atenção humana, como a interação direta com os candidatos. Essa abordagem acelera o preenchimento das vagas e aumenta as chances de contratar os melhores talentos”, declara o CEO.


Economia de tempo e recursos

Reduzir os custos e o tempo envolvidos no recrutamento é uma prioridade para qualquer empresa. “O ATS permite que as empresas economizem recursos por diminuir a necessidade de processos manuais e repetitivos. Além disso, quando os candidatos mais qualificados são identificados rapidamente, o tempo necessário para preencher uma vaga é significativamente reduzido. Essa eficiência impacta diretamente na diminuição da taxa de turnover, contribuindo para uma gestão de pessoas mais sustentável”, afirma.


Experiência aprimorada para os candidatos

Alisson relata que o ATS desenvolvido pela abler, por exemplo, oferece ferramentas que facilitam a comunicação e o feedback durante o processo seletivo, garantindo que os candidatos se sintam valorizados e bem informados. “Esse cuidado com a experiência do candidato melhora a percepção da empresa no mercado e fortalece a marca empregadora. Movimento essencial para atrair novos talentos no futuro”, revela.


Conformidade com a LGPD e segurança dos dados

Com a implementação da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), a segurança e a privacidade das informações dos candidatos se tornaram uma preocupação central. Um ATS como o da abler garante que todos os dados sejam armazenados de forma segura, permitindo que apenas as pessoas autorizadas tenham acesso a informações sensíveis. “Ao escolher um sistema, é fundamental verificar se o software está em conformidade com a LGPD, garantindo que a empresa esteja protegida contra possíveis violações de dados”, alerta.

Para o especialista, a adoção de um ATS é uma necessidade para empresas que desejam se manter competitivas no mercado de trabalho. “Com benefícios que vão desde a centralização e organização do processo seletivo até a economia de recursos e melhoria na experiência dos candidatos, essa é uma ferramenta indispensável para qualquer departamento de Recursos Humanos, possibilitando que as empresas aprimorem sua capacidade de atrair e reter talentos enquanto fortalecem sua marca empregadora”, finaliza. 



abler
software de recrutamento e seleção
Para mais informações, acesse o site.


Alisson Souza - Trabalha há 15 anos no mercado de Tecnologia, sendo os oito últimos no mercado de Recrutamento e Seleção, onde foi Gestor de Tecnologia da Informação em uma das maiores consultorias de Recrutamento e Seleção do Brasil. Pós-graduado em Startups e Future Management pela HSM University, é apaixonado por inovação, negócios digitais e R&S. No final de 2017 co-fundou a abler, plataforma para Recrutamento e Seleção (SaaS – ATS) 100% focada no aumento de produtividade e consequentemente na redução do tempo de fechamento das vagas. Neste negócio já auxiliou mais de 300 clientes a fechar 110 mil vagas na média, em 15 dias.

 

RH: como a IA impacta os recrutamentos?

A IA não é mais algo novo no mercado. Porém, notamos avanços assustadores de sua aplicação no mercado – se tornando um recurso cada vez mais acessível à população e, ao mesmo tempo, algo que ainda será muito mais aprofundado frente à suas possibilidades de aplicação. Hoje, em um cenário fortemente permeado por uma série de ferramentas desenvolvidas através desta tecnologia, vale o questionamento: esse avanço foi, de fato, acompanhado pela maioria dos brasileiros? E, eles estão capacitados para lidar com um mercado de trabalho que introduziu, até que recentemente, esse recurso em seu modus operandi?

Um grande exemplo que podemos notar dessa aplicação em alta velocidade ao redor do mundo ocorreu em 2022, primeiro ano após o controle, pelo menos nacional, da Covid e do início da restauração da vida “comum” dos brasileiros. Nessa época, vimos o destaque do ChatGPT aberto ao público, o qual, ao mesmo tempo que tenha causado uma verdadeira revolução e inovação em termos de IA, ainda não foi, em sua maior parte, devidamente legislada.

Com essa grande realização concretizada pela equipe da OpenAI, hoje, qualquer um pode usar uma versão gratuita da tecnologia para tarefas básicas – ou, ao menos, por mera curiosidade. Em um estudo desenvolvido pela FIA Business School, como prova disso, 57% dos líderes empresariais reconheceram a alta importância da IA generativa para suas operações, tida como um instrumento amplamente presente no radar de figuras importantes e influentes de grandes corporações.

O problema, contudo, está na falta de profissionais qualificados para compreender, manusear e comandar tamanha sofisticação tecnológica a favor das operações corporativas. Ainda conforme essa mesma pesquisa, foi identificado que 42% das empresas estão sofrendo com essa escassez de talentos qualificados, o que prejudica o bom usufruto da IA perante uma maior produtividade e destaque competitivo no segmento atuado.

Como se trata de uma inovação que mal possui dois anos inteiros desde sua propagação geral para a utilização das pessoas, existe um intervalo de tempo muito curto entre a originação do mecanismo e sua utilização dentro de corporações que estão por dentro das inovações. E, na prática, o que isso traz é, justamente, a falta de mão de obra qualificada para poder trabalhar com essa ferramenta, o que causa tanto um problema quanto uma oportunidade.

Isso foi comprovado no Panorama de Marketing e Vendas 2024, realizado pela RD Station. Segundo seus dados, apesar de, atualmente, cerca de 70% das empresas nacionais já utilizarem a IA internamente, muitas ainda estão com dificuldade em conseguir uma automatização de atividades básicas em seus fluxos de processos, a qual precisa ser melhor otimizada para que os times se dediquem a tarefas mais estratégicas e complexas.

Por um lado, há uma lacuna de talentos capacitados para as posições que estão relacionadas à utilização, criação e otimização de processos manuais através do poder da IA. Por outro, isso faz com que haja uma oportunidade de abertura de vagas na área. Nesse sentido, a diferença de experiência entre uma pessoa que está por dentro do assunto desde sua criação, e de outra que não sabe nada sobre o assunto pode, em cerca de meses, ser equilibrada.

É possível afirmar, então, que, com o advento da IA, vários tipos de empregos que possuíam características de trabalho repetitivo e manual acabaram sendo substituídos por tecnologias, em um movimento natural do mercado e em sinergia com os avanços tecnológicos. Esse ciclo de descobertas continuará crescentemente e, como sempre, a falta de qualificação profissionais deve ser compreendida como um norteamento de onde podem direcionar suas carreiras, seja permanecendo no segmento atual ou explorando algo totalmente novo.

Estamos diante de uma série de portas a serem abertas em termos de oportunidades favorecidas pela IA, junto ao surgimento de tecnologias inovadoras que enriquecem, ainda mais, as possibilidades de crescimento no mercado. O que falta, agora, é um maior incentivo para a criação de cursos capacitadores para a sociedade em geral, de forma que tanto os novos profissionais quanto os mais experientes possam emergir e se reintegrar neste ciclo infinito que essa tecnologia proporciona ao mercado de trabalho. 




Renan Cardarello - CEO da iOBEE - Assessoria de Marketing Digital e Tecnologia.


iOBEE
https://iobee.com.br/

 

Práticas sustentáveis e a gestão da água: Lições do Rio Sena e as implicações para o futuro

Nas últimas décadas, as práticas sustentáveis ganharam grande relevância, especialmente em relação à gestão dos recursos naturais. A água, elemento essencial para a vida, é um dos recursos mais críticos nesse contexto.

A recente polêmica em torno da qualidade das águas do Rio Sena, na França, durante as Olimpíadas, chamou a atenção por causa da poluição e destaca a urgência de abordarmos as questões ambientais de forma mais integrada e responsável para protegermos nossos rios e lagos.

Apesar dos esforços significativos para despoluir o rio ao longo dos anos, tendo gastado aproximadamente 1,4 bilhão de euros, a qualidade da água ainda apresentou riscos para os atletas, colocando em evidência as lacunas nas políticas ambientais e na gestão sustentável dos recursos hídricos.

A situação não acontece só na França e é um reflexo de um problema global. Em várias partes do mundo, rios, lagos e oceanos estão sob constante ameaça devido ao descarte inadequado de resíduos industriais e urbanos, além da falta de tratamento de esgoto. Isso não só impacta a biodiversidade, mas também afeta diretamente a saúde pública e a qualidade de vida das populações ribeirinhas.

A experiência do Rio Sena nos ensina lições valiosas que podem e devem ser aplicadas. Primeiramente, destaca a importância de políticas públicas robustas que priorizem a preservação e recuperação dos recursos hídricos. Além disso, a conscientização pública e a participação da sociedade civil são fundamentais para garantir a sustentabilidade a longo prazo.

Outro aspecto imprescindível é o investimento em infraestrutura verde, como a construção de sistemas de tratamento de esgoto eficientes e a implementação de soluções baseadas na natureza para a gestão de águas pluviais, medidas fundamentais que não só ajudam a melhorar a qualidade da água, mas também contribuem para proteger as cidades frente às mudanças climáticas.

À medida que o mundo enfrenta desafios ambientais maiores e cada vez mais complexos, a gestão sustentável da água se torna uma questão de sobrevivência. As Olimpíadas de Paris e as controvérsias em torno do Rio Sena devem servir como um alerta para que governos, empresas e cidadãos repensem suas práticas.

No Brasil, onde a abundância de recursos hídricos muitas vezes gera descaso, é vital que aprendamos com as lições do Sena. A implementação de práticas sustentáveis, desde o uso consciente da água até a preservação de nascentes e mananciais, é essencial para garantir a segurança hídrica e a saúde ambiental das futuras gerações.

A água, sendo um recurso natural e finito, deve ser gerida com a máxima responsabilidade. Somente por meio de práticas sustentáveis e de uma conscientização coletiva poderemos assegurar um planeta saudável e capaz de sustentar a vida em toda a sua diversidade.

 

J.A. Puppio - empresário e autor do livro ‘Impossível é o que não se tentou’

 

O papel da manufatura aditiva na revolução tecnológica e sustentável

 

Não é de hoje que a manufatura aditiva (MA), ou impressão 3D, está revolucionando a maneira como produzimos bens e peças, oferecendo novas possibilidades e vantagens que antes eram inimagináveis. Porém, o crescimento exponencial desta tecnologia, tanto no Brasil quanto no mundo, está rapidamente se consolidando como uma das principais ferramentas de inovação e sustentabilidade na indústria moderna. 

Segundo o relatório da Markets and Markets, o mercado global de manufatura aditiva deve crescer de US$ 12,6 bilhões em 2021 para US$ 34,8 bilhões em 2026, com uma taxa de crescimento anual de 22,5%. A expectativa é que, até 2030, esse mercado atinja US$ 89 bilhões, com crescimento anual de 22%. Este crescimento reflete a crescente adoção da MA em diversas indústrias, impulsionada por sua capacidade de produzir protótipos funcionais e peças de uso final de maneira eficiente e sustentável. 

A integração da inteligência artificial (IA) na manufatura aditiva é outro ponto que está proporcionando avanços significativos. Conforme destacou Luan Saldanha na Manufatura Aditiva Newsletter, estamos vendo o desenvolvimento de softwares mais intuitivos para modelagem 3D e processos que facilitam o fluxo de trabalho completo das peças produzidas por MA. A expectativa para 2024 é que haja uma integração ainda maior desses softwares, tornando a cadeia de processos mais completa e eficiente. 

Quando olhamos para a sustentabilidade, vemos empresas cada vez mais considerando produtos que utilizam menos material, economizam energia durante a produção e são fabricados localmente, reduzindo a pegada de carbono. Segundo o último relatório Wohlers, 27,5% do uso da MA é aplicado para protótipos funcionais e 30,5% para peças de uso final, mostrando como essa tecnologia está sendo utilizada para criar soluções mais sustentáveis.

Especificamente na produção de óculos, área em que atuo, fomos pioneiros no uso da manufatura aditiva. Nossa abordagem permite a criação de óculos personalizados, utilizando tecnologias avançadas para escaneamento facial e modelagem precisa, resultando em produtos que são leves, resistentes e perfeitamente ajustados às necessidades dos usuários. Uma pesquisa da Deloitte mostra que 36% dos consumidores têm interesse em produtos personalizados, e 48% estariam dispostos a aguardar um prazo de entrega mais longo para receber um item personalizado. Isso reforça a viabilidade e atratividade da nossa oferta de óculos feitos sob medida. 

A customização proporcionada pela impressão 3D não só atende à demanda crescente por produtos personalizados, mas também traz benefícios significativos em termos de eficiência. Segundo pesquisa da YouGov, o uso de impressão 3D pode reduzir os prazos de entrega nas indústrias em até 80%. Além disso, um relatório da agência Aberdeen indica que empresas que implementaram a personalização obtiveram uma economia de 62% relacionada ao corte no tempo de inatividade de produção. Esses dados sublinham como a MA pode otimizar processos industriais, reduzindo custos e aumentando a eficiência operacional. 

Em linhas gerais, a manufatura aditiva está transformando a maneira como pensamos sobre produção e sustentabilidade. Eu como empresário, me sinto feliz de estar na vanguarda dessa revolução no Brasil, utilizando tecnologia de ponta para criar produtos inovadores e ambientalmente responsáveis. À medida que continuamos a explorar novas possibilidades e integrar avanços tecnológicos, estamos confiantes de que a MA se tornará uma parte ainda mais integral da indústria, impulsionando um futuro mais sustentável e eficiente. Imprimindo um produto de uso final, óculos, que está diariamente no rosto das pessoas, acredito que estamos contribuindo para construir o elo que ainda resta ser fortalecido, que é com o consumidor final, para que a MA afinal consolide seu papel de impactar a vida das pessoas e se estabelecer definitivamente. 




Ivan Cavilha - formado em Gestão de Marketing, com MBA em Administração de Negócios pela Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM). Ivan conta com mais de 20 anos de experiência no setor óptico, mais especificamente nas áreas de marketing e vendas de grandes empresas. O executivo foi responsável pelo desenvolvimento da startup Absurda e foi gestor comercial do canal óptico da Chilli Beans. Após viagens para diversos países e pesquisas para aprofundar ainda mais o seu conhecimento, Ivan uniu a experiência que conquistou ao longo de sua carreira e a vontade de empreender para liderar seu próprio negócio. Em 2019, criou a Yoface, primeira empresa a produzir óculos impressos em 3D no país, por meio de inteligência artificial e manufatura aditiva, com produtos altamente sustentáveis, peças exclusivas e customizadas.

 

Itinerários formativos: estudantes da 1ª série do Ensino Médio devem escolher opção para o próximo ano até dia 13 de setembro

Na rede estadual paulista são ofertadas três áreas: exatas, humanas e técnica profissional; inscrição é on-line na Secretaria Escolar Digital

 

Estudantes que neste ano estão na 1ª série do Ensino Médio da rede estadual de São Paulo devem definir até o próximo dia 13 de setembro o itinerário formativo que desejam cursar na 2ª e 3ª séries. A escolha é obrigatória e precisa ser registrada na Secretaria Escolar Digital. A Secretaria da Educação de São Paulo (Seduc-SP) oferta três opções de áreas, duas delas acadêmicas, a de exatas e humanas, além da técnica profissional. 

 

No Novo Ensino Médio, o currículo é composto por disciplinas da Formação Geral Básica (FGB), Itinerário Global (IG) e Itinerário Formativo (IF). Na 1ª série, a grade dos alunos das escolas de tempo parcial é composta apenas por componentes do FGB e IG. Ou seja, aqueles previstos na Base Comum Curricular, além de educação financeira, projeto de vida e redação e leitura. 

 

Na 2ª e 3ª séries, a carga é organizada por disciplinas da FGB (de acordo com a série), do itinerário global e as do itinerário formativo. Em exatas (Matemática e Ciências da Natureza), a matriz inclui programação, química aplicada, biotecnologia e empreendedorismo. Aqueles que seguem a opção humanas (Linguagens e Ciências Humanas) têm aulas de liderança, artes e mídias digitais, geopolítica, oratória e filosofia e sociedade moderna. 

 

No itinerário formativo técnico profissional, são nove opções de cursos: administração, agronegócio, ciências de dados, desenvolvimento de sistemas, enfermagem, farmácia, hospedagem, logística e vendas. Os cursos têm aulas ministradas por professores contratados pela Seduc-SP ou do Centro Paula Souza. Há, ainda, cursos oferecidos em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) e com o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac). 

 

Os itinerários de humanas e exatas são ofertados em todas as escolas estaduais de São Paulo. Já a disponibilidade dos cursos do técnico profissional é diferente em cada escola ou cidade. Para 2025, a Seduc-SP deve ampliar das atuais 1.393 para 1.911 as escolas estaduais com turmas no técnico. Este ano  71,9 mil alunos estão matriculados neste modelo. Em 2025, a expectativa é que o número aumente para 170 mil estudantes. Mais informações estão no site Ensino Médio Paulista em www.ensinomediopaulista.educacao.sp.gov.br.

 

Como fazer a escolha na SED


Para registrar a escolha do itinerário, é preciso acessar a SED e clicar em “gestão escolar”, “matrículas” e depois em “editar itinerário”. Na página, o estudante pode selecionar até quatro opções, de acordo com a ordem de preferência (da maior para a menor). É possível, por exemplo, escolher dois cursos do eixo tecnologia, um do eixo negócios e o quarto humanas. O aluno também pode optar apenas pelas áreas exatas e humanas, caso não tenha interesse em se matricular em nenhum curso técnico. 

 

A próxima etapa é selecionar as escolas onde quer estudar a partir das suas preferências. Em alguns casos, a unidade em que atualmente está matriculado não oferece o curso técnico. Por isso, o estudante deve definir outro local. O sistema elenca até três opções de escolas mais próximas do seu endereço. O resultado será divulgado em dezembro. 

 

Estudantes da 2ª série em 2024


Os alunos que estão cursando a 2ª série do Ensino Médio em 2024 não participam do processo de escolha do itinerário. No próximo ano, esses estudantes darão continuidade ao curso que frequentam atualmente. Não é possível mudar de área. 


 

Matrícula de alunos da rede


A partir deste ano, quem já está em uma das escolas da rede estadual em 2024 não precisa fazer a rematrícula. A vaga para o próximo ano letivo está garantida e será registrada automaticamente. A confirmação do local já está disponível para consulta na Secretaria Escolar Digital (SED) na opção “consulta pública”.


A Causa que Resiste ao Tempo: A Lição de Silvio Santos


Comunicar-se bem é uma habilidade essencial em qualquer área da vida, seja no trabalho, nos relacionamentos pessoais ou na sociedade em geral. Porém, mais do que transmitir informações, comunicar-se bem envolve a arte de se conectar com as pessoas, de fazer com que sua mensagem ressoe e permaneça viva. Poucas pessoas entenderam isso tão profundamente quanto Silvio Santos. O que o tornou um dos maiores comunicadores da televisão brasileira, senão o maior, foi sua capacidade de transformar sua comunicação em algo durável, resiliente e atemporal. 

Silvio Santos não foi apenas um ícone da TV; ele foi um mestre em criar uma comunicação autêntica, alegre e envolvente. Ao longo de sua carreira, ele mostrou como uma causa justa, combinada com uma forma de comunicar que toca o coração das pessoas, pode arrastar multidões e criar um legado que transcende gerações. Mas como você pode aplicar essas lições no seu próprio negócio ou vida pessoal? Aqui estão algumas dicas inspiradas na trajetória de Silvio Santos para ajudá-lo a se comunicar de forma mais eficaz.

 

1- Faça com propósito 

Para Mirna, Silvio Santos não se limitava a vender produtos ou entretenimento; ele oferecia alegria, esperança e conexão. Isso porque ele tinha um propósito que transcendia o lucro. As pessoas se conectam mais profundamente com mensagens que têm significado. Quando sua comunicação está enraizada em uma causa, ela se torna mais poderosa e duradoura.

 

2 - Comunicação Autêntica e Emocional 

Silvio Santos era um comunicador que falava diretamente ao coração das pessoas. Ele não se limitava a transmitir informações; ele envolvia o público em uma experiência emocional. Para que sua comunicação seja eficaz, seja autêntico e se permita mostrar emoções genuínas. Não tenha medo de demonstrar paixão pelo que você faz. A autenticidade é o que cria conexões reais e duradouras, afirma Mirna Abou Rafée.

 

3 - inove nos Formatos 

Silvio Santos revolucionou a televisão porque não se prendeu aos formatos convencionais. Ele ousou ser diferente e criar algo novo. Da mesma forma, você não deve se limitar a métodos ou formatos tradicionais de comunicação. Experimente novas maneiras de compartilhar sua mensagem, seja por meio de vídeos, podcasts, redes sociais ou outros meios. A inovação mantém sua comunicação relevante e interessante.


4 - Conheça Seu Público 

Silvio Santos entendia seu público como poucos. Ele sabia o que as pessoas queriam ver e ouvir, e ajustava sua comunicação de acordo. Para se comunicar de forma eficaz, é fundamental conhecer seu público: suas necessidades, desejos, medos e aspirações. Quanto mais você souber sobre as pessoas com quem está se comunicando, mais eficaz será sua mensagem.

 

5 - Use a Alegria como Ferramenta de Conexão 

Um dos maiores trunfos de Silvio Santos foi sua capacidade de comunicar com alegria. Ele transmitia uma energia positiva que atraía as pessoas. Incorporar alegria na sua comunicação pode torná-la mais envolvente e cativante. O humor, quando usado de forma adequada, pode quebrar barreiras e criar uma atmosfera mais leve e receptiva.

 

6 - Capacite-se e Busque Melhorar Sempre 

Comunicar-se bem é uma habilidade que pode e deve ser desenvolvida continuamente. Participei do programa de neurociências na Universidade de Yale, em Connecticut, EUA, onde aprendi a fundo sobre comunicação. Seja em cursos, workshops ou através de mentoria, é essencial que você invista em seu desenvolvimento contínuo. Aprender novas técnicas e estratégias de comunicação pode elevar sua capacidade de conectar-se com seu público a um novo patamar.

 

7 - Pratique a Empatia na Comunicação 

Silvio Santos sempre mostrou uma grande empatia pelo seu público, entendendo seus anseios e preocupações. Para comunicar-se de forma eficaz, pratique a empatia. Coloque-se no lugar de quem ouve sua mensagem. Pense em como suas palavras e ações podem impactar os outros e ajuste sua comunicação para que ela seja recebida da melhor forma possível.

 

8 - Estude Exemplos de Sucesso 

Assistir a séries que mostram a trajetória de grandes comunicadores pode ser uma excelente fonte de aprendizado. A série "O Rei da TV", que tem duas temporadas, é uma rica fonte de percepções sobre como Silvio Santos conseguiu se manter relevante por tantas décadas. Estudar histórias como a dele pode inspirar e orientar suas próprias estratégias de comunicação.

Silvio Santos nos ensina que, com uma causa durável, resiliente e atemporal, qualquer um pode alcançar grandeza. E como ele, devemos sempre buscar comunicar de forma autêntica, com paixão e alegria, garantindo que nossas ideias ressoem e permaneçam na mente e no coração de quem nos ouve. A comunicação é mais do que uma habilidade; é uma ferramenta poderosa para criar conexões, transformar realidades e deixar um legado. 





Mirna Abou Rafée - fonoaudióloga formada pela Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo, especialista em voz pelo Conselho Federal de Fonoaudiologia, com duas pós-graduações e participação no programa de neurociências na Universidade de Yale em Connecticut/USA. Mentora de comunicação de líderes e executivos, Mirna é a idealizadora da Yutter, uma plataforma voltada para a comunicação autêntica e eficaz.*
www.yutter.com.br


O segredo das metas que funcionam: estratégias para definir e conquistar seus maiores sonhos

”Se você não sabe onde quer chegar, qualquer caminho serve”, disse o Gato à Alice quando ela estava perdida no País das Maravilhas.

Ok, eu sei, essa frase já está extremamente batida, principalmente depois que os profissionais de Desenvolvimento Pessoal começaram a martelá-la incansavelmente.

E por ouvi-la tantas vezes, você já deve estar cansada de saber que a grande metáfora dessa fala está ligada a metas.

Mas calma, não abandone a leitura do artigo! Eu te prometo que vou sair da abordagem típica e superficial sobre o assunto.

E para te chamar a vir comigo, quero começar com uma provocação: tenho quase 100% de certeza que você já criou metas e, até mesmo, bateu algumas delas. Estou certa?

Bem, então, de alguma forma, você sabe que metas são importantes e se sente feliz quando as realiza.


Você SABE da importância de ter metas.

Então este artigo não foi escrito para te mostrar ou te convencer que colocar aquilo que você quer ter no papel e ter um plano para a sua realização é fundamental.

Este texto é para falar sobre os objetivos que você traçou, que são importantes para você, mas que há anos são só sonhos, promessas que nunca se tornam realidade.

Você já parou pra pensar por que você simplesmente não consegue tirar estas metas do papel? Por que a cada virada de ano você faz as mesmíssimas promessas, mas não as cumpre?

Bem, existem alguns motivos para que isso esteja acontecendo:

1) Sua meta parece gigante, e só de olhar para ela você sente medo, fica com a sensação que não vai dar conta:

Neste caso, você esqueceu de algo essencial: para se tornar realizável, a meta precisa parecer tangível. Por isso, a meta grande precisa ser quebrada em micrometas que você vai executando aos pouquinhos.

Devagar, mas sempre constante: este é o segredo.

2) Você não descobriu um motivo realmente forte para realizar aquela meta:

Por exemplo, você me diz: “Eu quero emagrecer!”.

Ao que te devolvo: mas por que emagrecer é realmente importante pra você?

Talvez a questão da saúde e tudo mais seja algo caro pra você, mas não o suficiente para que dificuldades sejam vencidas, novos hábitos sejam instalados.

Quem sabe, por exemplo, o que mais vai te encher os olhos seja a questão de usar aquele jeans que você ama, mas há 10 anos não usa? Ou a questão de se sentir desejada?

Não tem certo e errado. A sua meta precisa ser forte e fazer sentido PRA VOCÊ!

3) Você está querendo bater a meta dos outros:

Ah, mas a minha família vai amar quando eu…

Ah, mas a sociedade, meu trabalho, meus amigos esperam isso de mim!

Ah, mas eu vi que tomar x litros de água por dia tem que ser uma meta de todos!

Mais uma vez, a meta não faz sentido PRA VOCÊ!

De novo, uma meta precisa ser forte o suficiente para que você mexa os seus pauzinhos para realizá-la

Sim, a frase do Gato é genial, mas se eu pudesse reescrevê-la e complementá-la, ela ficaria assim:

“Se você não sabe onde quer chegar, e esse onde não faz o seu coração bater mais forte, qualquer caminho serve.



Dani Sallaberry - Fundadora na Sallaberry Consultoria e Treinamentos com expertise em construção de posicionamento de marca pessoal, networking e comunicação assertiva | Mentora | Conselheira.


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