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quarta-feira, 5 de agosto de 2015

Zé Gotinha tira RG para ajudar campanha contra crianças desaparecidas




O famoso Zé Gotinha, criado para estimular a vacinação infantil, acaba de tirar sua primeira Carteira de Identidade. O personagem apareceu com o documento em uma campanha da Secretaria da Saúde de São Paulo, que conta com o apoio do Poupatempo. A campanha incentiva os pais a providenciarem o RG infantil o mais cedo possível, pois o documento facilita a localização de crianças e adolescentes desaparecidos a partir dos dados que ficam armazenados na Secretaria de Segurança Pública.

Segundo a ONG Mães em Luta, associação nacional de prevenção e busca a pessoas desaparecidas, criada em 2005, só na cidade de São Paulo e região metropolitana, desaparecem aproximadamente 60 pessoas por dia. Em todo o País, cerca de 250 mil pessoas desaparecem por ano sem deixar rastro, dessas, 40 mil têm menos de 18 anos, de acordo com as estatísticas oficiais do Departamento Estadual de Homicídios e de Proteção à Pessoa (DHPP).

'Tirar o RG infantil o mais cedo possível é um ato de amor', diz a campanha com o Zé Gotinha, personagem criado em 1986 pelo artista plástico Darlan Rosa para tornar as campanhas oficiais de vacinação mais atraentes para as crianças. O nome Zé Gotinha foi escolhido em um concurso nacional nas escolas do País. Agora, além de divulgar a campanha de vacinação, o personagem também estimula os pais a levarem os filhos ao Poupatempo para tirar o primeiro documento.

BebêPoupatempo

O Poupatempo iniciou este ano uma campanha nas redes sociais para incentivar os pais a tirar o RG dos filhos o quanto antes. Muitos pais aderiram e passaram a postar fotos com a palavra-chave #bebêPoupatempo.
As imagens foram reunidas numa página do Poupatempo no site Pinterest (br.pinterest.com/poupatemposp/bebês-poupatempo/). Podendo ser localizadas também, junto as reportagens publicadas sobre o tema, no Twitter ou Facebook por meio de uma busca com a hashtag #bebêPoupatempo, ou no portal do poupatempo (www.poupatempo.sp.gov.br).

Entre as histórias curiosas surgidas na campanha está a da jardineira Rosemeire Santos Rodrigues, de Bauru (SP), que emocionou os funcionários do Poupatempo da cidade ao entrar em um dia chuvoso na unidade acompanhada de seis filhos para tirar a Carteira de Identidade da família toda. As crianças, todas menores de 13 anos e filhos de mãe solteira, motivaram uma ação de solidariedade por parte dos funcionários do Poupatempo Bauru. Eles levaram os documentos na casa de Rosemeire junto com mantimentos, roupas e brinquedos doados pela equipe.

Estatísticas oficiais do programa Poupatempo indicam que somente no Estado de São Paulo 187,1 mil bebês de até três anos tiraram o RG de janeiro a dezembro de 2014. No ano anterior, foram 156,8 mil na mesma faixa etária.

Como as digitais ainda não estão totalmente definidas, apenas as impressões digitais dos dedões são documentadas na carteira de crianças de até cinco anos. No espaço para a assinatura, a identidade dos bebês traz o aviso de que o portador está “impossibilitado de assinar”.

Com o filho pequeno no colo, os pais recebem atendimento preferencial na hora de tirar o documento. Para maior comodidade dos cidadãos, o Poupatempo oferece um serviço de remessa de documentos pelos Correios por R$ 9,09.

Os pais tiram o documento dos filhos não só por uma questão de segurança, mas também pela facilidade de portar o documento. Há casos em que o bebê é levado com poucos dias de vida. O RG também é útil para consultas médicas através de planos de saúde ou para abrir uma conta poupança para a criança, por exemplo.


Como tirar o RG do bebê:

O primeiro passo é agendar uma visita ao Poupatempo, o que pode ser feito facilmente pelo celular por meio do aplicativo 'SP Serviços'. Também é possível agendar pelo telefone 0800 772 3633 (Disque Poupatempo) ou pelo site www.poupatempo.sp.gov.br.

O que é necessário:

Certidão de nascimento original e cópia
Número de inscrição no CPF (se tiver)
Documento de identificação do responsável legal - original e cópia
1 foto 3x4 (com fundo branco)*.

*Em algumas unidades do Poupatempo a foto não é necessária, consulte mais informações no portal do Poupatempo (www.poupatempo.sp.gov.br)


Verdade ou mito: sorvete no frio faz mal?




Pra quem não abre mão de uma sobremesa, o sorvete é sempre uma boa ideia. Prático, saboroso e tem uma variedade de opções incríveis, sendo praticamente impossível enjoar!
Mas, quem nunca ouviu falar que tomar sorvete no inverno dá dor de garganta? Tanto as avós tradicionais quanto as mais moderninhas não cansam de repetir a sentença que, para os amantes da sobremesa, é uma tristeza só. Mas será mesmo que tomar sorvete no frio faz mal à saúde?
Na verdade, para a alegria geral dos brasileiros, que consomem cada vez mais a sobremesa, o ditado é apenas um mito repassado de geração a geração.
Segundo especialistas, o número de casos de gripe, resfriado e dor de garganta aumentam no inverno, mas não existe nenhuma relação com o consumo de sorvetes durante a estação. O aumento de doenças das vias aéreas está associado a baixa umidade, poluição e muitas vezes a má proteção contra o frio. O consumo de gelados inclusive é recomendado no pós-operatórios em cirurgias ou traumas das vias aéreas superiores (operação de amígdalas, extrações e implantes dentários, etc.).
Para você ter uma ideia, a Itália é um dos principais fabricantes de gelatos do mundo. Já na Suíça, o consumo per capita é de 14.4 litros por ano, enquanto que no Brasil, nos últimos dez anos, o consumo aumentou mais de 80%, e somente no ano passado que fomos atingir a média de 3 litros por ano por pessoa. Dados da Associação Brasileira das Indústrias e do Setor de Sorvete.
Se eu ainda não te convenci e você prefere não abusar muito da sorte, uma ótima opção é o Petit Gateau, um delicioso bolinho de chocolate, recheado com uma calda cremosa e acompanhado por uma bola de sorvete de creme. E, então? Vai conseguir resistir?

Filomena Benfatti - formada em engenharia de alimentos e vice-presidente de inovação da Blend Coberturas. www.blendcoberturas.com.br / (11) 5562 3685

Campanha de Crowdfunding da Pró-Rim continua





Meta é de R$ 60 mil e prazo para arrecadação é até 15 de agosto. 
Movimento ganha apoio de jornalistas, apresentadores de TV e personalidades públicas 

A Fundação Pró-Rim, referência nacional no tratamento por hemodiálise e transplante aos doentes renais, continua com a campanha de Financiamento Coletivo (crowdfunding), uma forma de captação de recursos através da Internet, para a compra de uma nova máquina de hemodiálise, que irá beneficiar pacientes renais da Fundação.


A máquina de hemodiálise é fundamental no tratamento dos pacientes que perderam as funções renais. Ela substitui os rins na filtragem do sangue. Graças a esta máquina, os pacientes são mantidos vivos e com qualidade de vida, enquanto aguardam pelo transplante.


Quem quiser ajudar a Fundação Pró-Rim nesta ação que irá beneficiar pacientes renais, poderá entrar no site kickante.com.br/prorim e doar a partir de R$10 até o valor de R$1.000, no período determinado da campanha. A quantia escolhida poderá ser impressa no boleto disponibilizado no site para pagamento na rede bancária ou debitada no cartão de crédito.

 
Cada doador (Kickador), receberá uma recompensa, que vai de certificado, copo de acrílico, camiseta e livro Histórias de Amor à Vida (digital). Dependendo do valor, todos os itens poderão ser arrematados. Mas, independentemente da recompensa, que é uma forma de agradecimento, a satisfação maior será o sentimento de salvar vidas.


Até o momento mais de 340 pessoas contribuíram. Fabio Kopp, sócio proprietário da empresa Efetintas, de Joinville (SC), fez a sua doação. “Sem esta máquina não tem como as pessoas sobreviverem. Por isso, acho extremamente  importante a doação para salvar vidas”, explica o empresário.


Já para o Sr. Osmar Vieira, que mora em Maringá (PR), a doação vem pela confiança que tem na Instituição. “Sou admirador do trabalho da Pró-Rim, não só pelo transplante que lá realizei, mas também pelo atendimento que prestam para todas as pessoas que os procuram. Sei do sofrimento das pessoas que precisam fazer hemodiálise e quando o atendimento é feito, como faz a Pró-Rim, o sofrimento se torna esperança”, enfatiza.
 
Engajamento social sobre a importância da hemodiálise
A Campanha vem ganhando o apoio de jornalistas e apresentadores de TV, personalidades públicas bem como de pessoas anônimas e de pacientes que já passaram pela Pró-Rim e entendem a importância da doação. O ex-jogador da seleção brasileira Denílson, que possui mais de 300.000 seguidores no Facebook, publicou em sua rede social uma mensagem de apoio. "Graças a máquina de hemodiálise, os pacientes são mantidos vivos e com qualidade de vida. EU APOIO e peço a ajuda de todos vocês, se não financeiramente, que seja na divulgação!", destacou em sua publicação. Além disso, entidades empresariais de Joinville como a Ajorpeme e a ACIJ estão apoiando essa iniciativa.
Segundo o presidente da Fundação Pró-Rim, Dr Hercilio Alexandre da Luz Filho, essa campanha veio mobilizar a população sobre a importância da máquina de hemodiálise e do quanto ela é vital para o paciente renal. “Para manter nossa baixa taxa de mortalidade em hemodiálise e garantir cada vez mais um tratamento de qualidade, precisamos sempre de máquinas novas e de alta tecnologia. Cada máquina tem um ciclo de vida de 10 anos.Hoje temos mais de 100 máquinas que ao longo do tempo precisam ser renovadas”, destaca o médico. “Agradecemos a todos que estão nos apoiando para esse objetivo”, enfatiza.
 
O quê: Campanha de financiamento coletivo Máquina que Salva Vidas
Quem: Pró-Rim
Até quando: 15/08
Como doar:
www.kickante.com.br/prorim

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