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terça-feira, 27 de junho de 2023

De kit escolar a vale cesta básica: conheça 4 benefícios gratuitos para alunos das escolas municipais de São Paulo

Os benefícios são concedidos pela prefeitura de São Paulo.
 Pexels
Mães com filhos matriculados em escolas e creches da capital paulista têm direito a uma série de benefícios. Saiba como ter acesso a eles

 

Mais de 1 milhão de crianças estão matriculadas nas escolas municipais de São Paulo, segundo dados da Secretaria Municipal de Educação. Muitos pais e responsáveis pelos alunos desconhecem alguns benefícios que tem direito, como o Vale Uniforme, kit cesta básica, Cartão Material Escolar e Programa Leve Leite.

 

“Além de promover a formação educacional das crianças e adolescentes, a cidade de São Paulo se preocupa com o desenvolvimento e o futuro das famílias. Sendo assim, a prefeitura municipal disponibiliza alguns benefícios, para os pais e responsáveis de alunos que estão matriculados na rede pública de ensino. As medidas são pensadas em prol do dia a dia dos estudantes, para que tenham os recursos necessários para estudar sem que seus pais precisem arcar com custos de materiais, uniformes e o leite que consomem em casa”, afirma Mateus Sinieghi, coordenador da Use Uniforme, e-commerce licenciado pela Prefeitura de São Paulo para venda de uniformes escolares.

Confira mais detalhes sobre os benefícios:


 

Kit Cesta Básica

A prefeitura começou a realizar a distribuição de 430 mil cestas básicas nas escolas municipais. O benefício contempla os alunos em situação de vulnerabilidade social, que estão inscritos no CadÚnico. As entregas serão realizadas até o dia 30 de junho.

 

Cada cesta possui diversos alimentos, entre eles o arroz, feijão, leite em pó, farinha de milho flocada, óleo de soja, sal, macarrão, extrato de tomate e sardinha em óleo.

 

Os cadastros ainda podem ser realizados no CadÚnico, por meio do aplicativo ou na versão web.

 

Vale Uniforme

O benefício é usado apenas para compra dos uniformes municipais escolares para alunos que cursam até o ensino médio. Cada estudante tem R$ 573,53 disponíveis no aplicativo duepay, com validade determinada pela prefeitura e que não pode ser sacado ou destinado para outros fins. Existem empresas que aceitam apenas o benefício como pagamento, como a Use Uniforme, que entrega em toda grande São Paulo.

 

Quem tem acesso ao benefício e precisa consultar o saldo poderá fazê-lo pela internet, por meio do site da Use Uniforme. Os pais interessados no benefício e que ainda não têm os dados de acesso devem procurar a escola em que o aluno está matriculado, onde receberão instruções da diretoria para a compra do uniforme.

 

Cartão Material Escolar

Para a compra do material escolar necessário ao longo do ano letivo, o município disponibiliza o benefício, porém os valores dependem da série em que a criança ou adolescente está matriculado, que pode variar entre R$39,72 e R$200,38. 

 

Quem deseja consultar o benefício do cartão escolar, deve entrar no site da prefeitura municipal e realizar o processo de cadastro.

 

Programa Leve Leite

O benefício atende crianças matriculadas nas escolas municipais, a partir de quatro meses. Para acesso, as famílias precisam realizar uma inscrição no CadÚnico e morar na cidade de São Paulo, porém, a única exceção são as crianças PCD's até o 5º ano do Ensino Fundamental, que não precisam do cadastro prévio. Para crianças até um ano de idade, a entrega é realizada pela própria instituição de ensino. Para as demais, os Correios entregam a cada quatro meses. 

 

Para receber o benefício, as famílias devem estar inscritas no Cadastro Único (CadÚnico) e residir no município de São Paulo.

 

Use Uniforme


 

MPMEs: Conheça quatro tendências que podem ser aplicadas pelas micro e pequenas empresas

Super apps, IA e estratégias de fidelização são algumas das inovações e estratégias para impulsionar as vendas de micro, pequenas e médias


No Brasil mais de 200 mil micro e pequenas empresas foram criadas no primeiro trimestre deste ano, segundo dados divulgados pela agência Sebrae. Com o mercado cada vez mais competitivo, é importante que as marcas invistam em tecnologias e estejam sempre atentas às mudanças de comportamento dos consumidores para sair na frente dos concorrentes e se destacarem no comércio eletrônico. 

Torna-se relevante prestar atenção em todas as mudanças para garantir o sucesso dos negócios que atuam no espaço online, sem resistir às novidades. “O Brasil conta com cerca de 50 milhões de compradores online, e esse número vem crescendo ano a ano devido a uma série de inovações e maior integração dessas tecnologias nas experiências de compra”, afirma Hawan Moraes, CEO e fundador da Simples Inovação, empresa modeladora de e-commerces. 

Acompanhando o mercado, Hawan pontua quais são as inovações e estratégias que vêm sendo aplicadas e que tanto impulsionam o sucesso aos comércios eletrônicos. Confira: 


ChatGPT-4

Modelos de linguagem baseados em aprendizagem, tais como o ChatGPT-4, podem ser utilizados nos aplicativos de e-commerce, uma vez que são treinados para prever palavras em sequências de texto. Essa função pode agilizar respostas aos usuários e indicar produtos personalizados com base nas preferências do cliente.

"O ChatGPT vem sendo um assunto muito comentado e não é à toa. Nos aplicativos, ele pode melhorar a experiência dos usuários e aumentar a probabilidade de conversão por fornecer assistência personalizada", pontua o executivo. 


Super apps

Os denominados super apps visam a experiência unificada em uma plataforma, diminuindo fricções em jornadas de compras e facilitando um maior número de atividades num só local. 

"Essa tendência vem do mercado asiático, da China, para ser exato, e integra ecossistemas ampliando os serviços oferecidos em um único aplicativo, como transações financeiras, pagamentos e carteira digital. Dessa forma, torna-se mais fluida a experiência do usuário”, continua Hawan.


Programa de pontos

Considerada uma estratégia de fidelização de clientes, disponibilizar um programa de pontos no e-commerce pode fazer com que os usuários optem por usar o aplicativo com mais frequência, pelo incentivo de acúmulo de benefícios e futura troca por produtos. 


Compras em lives

Também conhecida como live commerce, a estratégia de usar transmissões ao vivo para vender produtos já se provou efetiva lá fora, em países como China e Estados Unidos. É uma aplicação com muito potencial: a taxa de conversão é de 16%, enquanto a do e-commerce tradicional é de 2%, segundo pesquisa do Grupo Bittencourt.

Com o aumento do uso de vídeos nas redes sociais, Hawan acredita que as lives com objetivo de venda são uma tendência que ainda está aflorando no Brasil. "O Tik Tok, Kwai e Instagram costumam ser palco para essas lives, fazendo seguidores da marca acompanharem esses eventos e acabarem por comprar produtos anunciados, que muitas vezes são vendidos com preços promocionais por códigos divulgados durante as transmissões", finaliza o especialista.


Simples Inovação

 

Índice criado por brasileiros mostra vulnerabilidade socioambiental de bacias do Parnaíba e São Francisco

No município de Nazária (PI), uma mulher lava
roupa no rio Parnaíba (
foto: Wilson Dias/Agência Brasil)
Pesquisadores brasileiros combinaram indicadores ambientais, físicos e socioeconômicos para criar um índice capaz de expor diferentes níveis de vulnerabilidades socioambientais de acordo com as características da região. Com essa abordagem inovadora, o Índice de Vulnerabilidade Socioambiental (Sevi) foi aplicado para as bacias dos rios Parnaíba e São Francisco, localizadas na região Nordeste.

Consideradas cruciais tanto para a expansão do agronegócio como para a conservação da biodiversidade, as duas bacias abrangem mais de 780 municípios brasileiros e englobam parte da Caatinga e do Cerrado, biomas que não só enfrentam o desmatamento como estão ameaçados pelos efeitos das mudanças climáticas.

O resultado do estudo apontou que, para a região do Parnaíba, segunda maior bacia do Nordeste, a principal limitação para reduzir as fragilidades socioambientais é a capacidade adaptativa, ou seja, déficits de infraestrutura, de renda e de condições para o desenvolvimento humano. Já no caso do São Francisco, os fatores mais significativos de vulnerabilidade estão ligados à densidade populacional, degradação do solo, uso da terra e indicadores de clima, como temperatura e precipitação.

Essas conclusões estão em artigo publicado na revista Sustainability por cientistas do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) e do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden). Teve apoio da FAPESP e do projeto Forests 2020, que é parte do International Academic Partnership Program (IAPP), da Agência Espacial do Reino Unido, e reúne especialistas em monitoramento florestal de vários países.

"A pesquisa demonstrou que problemas ligados ao desenvolvimento sustentável têm de considerar características específicas de cada região analisada e indicou as deficiências de algumas políticas públicas. Abordamos um problema que afeta muitas áreas agrícolas em vários países, principalmente em desenvolvimento", explica à Agência FAPESP a bióloga Rita Marcia da Silva Pinto Vieira, primeira autora do trabalho.

Para a pesquisadora, que estava no Inpe quando desenvolveu o estudo, incorporar indicadores socioeconômicos permitiu consolidar a ideia de que a sustentabilidade não se relaciona somente com o clima, fatores ambientais e degradação do solo, mas inclui um componente humano e de biodiversidade.

"Normalmente esse tipo de indicador trabalha com a questão da vulnerabilidade focando em um aspecto e de forma independente. Conseguimos fazer essa integração dos dados ambientais e socioeconômicos, mostrando que a vulnerabilidade está muito atrelada tanto à exposição quanto à capacidade adaptativa do sistema como um todo. O índice revela as áreas onde de fato já existe uma alta vulnerabilidade", completa o climatologista do Inpe Lincoln Muniz Alves, um dos autores do artigo.

Também assina o trabalho o pesquisador sênior da Divisão de Impactos, Adaptação e Vulnerabilidades (DIIAV) da Coordenação Geral de Ciências da Terra (CGCT) do Inpe Jean Pierre Ometto.

Passo a passo

Para compor o Sevi, os pesquisadores combinaram indicadores relacionados à adaptação (desenvolvimento humano, infraestrutura e renda); à sensibilidade (número de dias sem chuva, uso e cobertura da terra, temperatura e tipo de solo) e à exposição (densidade populacional, degradação e desertificação do solo).

O índice proposto é baseado no projeto Medalus (sigla em inglês para Mediterranean Desertification and Land Use), desenvolvido no final dos anos 1990 para estudar a desertificação em regiões mediterrâneas da Europa decorrente do uso da terra, permitindo fazer um ranqueamento com pesos por indicador.

Os valores obtidos na pesquisa foram classificados em: muito alto; alto; moderado; baixo e muito baixo.

A área analisada tem pouco mais de 962 mil quilômetros quadrados (km2), com uma população de cerca de 20 milhões de habitantes, predominantemente em zona urbana. Desse total, 16 milhões vivem na bacia do São Francisco – rio que percorre seis estados entre Minas Gerais e a divisa de Alagoas e Sergipe – e 4 milhões na do Parnaíba.

De acordo com o Sevi, 53% da bacia do São Francisco apresentou indicador de vulnerabilidade "alto" e "muito alto", totalizando uma área de 337.569 km2 com fragilidades socioambientais. Parte dela coincidiu com focos de desertificação oficialmente reconhecidos pelo Ministério do Meio Ambiente. No Parnaíba, essa proporção foi de 37% (121.990 km2).

Em relação à capacidade adaptativa, 57% (549.830 km2) da área do estudo ficou no patamar "baixo" e "muito baixo".

A bacia do rio São Francisco apresentou maior área de exposição "alta" e "muita alta" do que a do Parnaíba – 62,8% e 30,7% – e também de sensibilidade. Contribuíram para esses resultados a densidade populacional, a degradação e desertificação dos solos e o número de dias sem chuva, o que influencia diretamente no risco de incêndios florestais durante a estação seca.

O quadro atual deve ser agravado nas próximas décadas em decorrência das mudanças climáticas. Pesquisas anteriores utilizando modelos globais mostraram que a vazão dos dois rios deverá diminuir em 46% e 26%, respectivamente, por causa do aquecimento global. Há ainda uma previsão de aumento da frequência de eventos extremos climáticos, atingindo especialmente a população que vive em situação de pobreza nessas áreas.

Além disso, a taxa de desmatamento no Cerrado em 2022 foi a maior desde 2015, segundo dados do Prodes, programa de monitoramento do Inpe. Foram devastados 10.689 km2 do bioma – há sete anos, a taxa ficou em 11.129 km2. Na Caatinga, o aumento foi de 25% em relação ao ano anterior.

Em 2023, os alertas de desmatamento pelo sistema Deter (Inpe) para o Cerrado cresceram 35% nos primeiros cinco meses em relação ao mesmo período de 2022.


Áreas protegidas

A pesquisa analisou as unidades de conservação (UCs) localizadas ao longo das duas bacias. E concluiu que as regiões de proteção integral são menos vulneráveis na bacia do Parnaíba do que na do São Francisco, onde foram encontrados pontos de "alta" vulnerabilidade em 32% da área dentro de um entorno de até 5 km. Esses locais são foco frequente de pressões humanas, como desmatamento e queimadas.

Por outro lado, o Parque Estadual da Lapa Grande, em Minas Gerais, com proteção integral, é a unidade de conservação mais bem preservada da região, com 84,6% dele apresentando baixo grau de vulnerabilidade.

"O estudo corroborou quais áreas demonstram vulnerabilidade alta, ressaltando a importância das unidades de conservação. Nesse sentido, mostramos nas recomendações que as práticas sustentáveis dentro dessas unidades podem ser adotadas também no entorno", afirma Alves.

Por isso, os pesquisadores recomendam ampliar as áreas das UCs com a adoção de práticas sustentáveis de manejo da terra e o desenvolvimento de estratégias para manter os serviços ecossistêmicos da vegetação local.

Essas práticas de manejo e sua modernização, de acordo com o trabalho, deveriam, inclusive, ser compartilhadas com pequenos proprietários rurais. Geralmente instalados em áreas de alta vulnerabilidade socioambiental, eles enfrentam falta de recursos financeiros e acabam fazendo uso inadequado do solo, o que leva ao esgotamento de recursos naturais e agrava a pobreza.


Contribuições

Os cientistas avaliam que o Sevi, ao identificar indicadores de vulnerabilidade socioambiental com características regionais, contribui para subsidiar programas como o Plano Nacional de Adaptação à Mudança do Clima (PNA) e outras políticas públicas voltadas à recuperação de áreas degradadas.

"Utilizamos variáveis específicas para a Caatinga e o Cerrado. Mas o método, o arcabouço desenvolvido para o Sevi com certeza pode ser aplicado para outras regiões e biomas, usando as peculiaridades de cada uma", conclui Vieira.

O artigo Socio-Environmental Vulnerability to Drought Conditions and Land Degradation: An Assessment in Two Northeastern Brazilian River Basins pode ser lido em: www.mdpi.com/2071-1050/15/10/8029.

 

Luciana Constantino
Agência FAPESP
https://agencia.fapesp.br/ndice-criado-por-brasileiros-mostra-vulnerabilidade-socioambiental-de-bacias-do-parnaiba-e-sao-francisco/41740/

Nexialismo: Especialista em carreira do CEUB aponta qual é o perfil profissional que domina a arte de conectar conhecimentos diversos

Atividade reúne habilidades pessoais, sociais, comerciais, técnicas, gerenciais, de liderança e a competência


No atual mercado de trabalho, sempre em constante evolução, surge um novo perfil profissional que ganha destaque e desperta o interesse das empresas: o nexialista. Totalmente oposto aos perfis generalistas, com conhecimentos superficiais em diversas áreas, o nexialista se destaca por sua habilidade em conectar conhecimentos diversos. Juliana Nóbrega, especialista em Carreira e Empreendedorismo do Centro Universitário de Brasília (CEUB) explica que diante das demandas do mercado, este perfil desponta como uma valiosa vantagem competitiva.

O que é, afinal, um profissional nexialista? Juliana Nóbrega afirma que esses profissionais podem ser caracterizados por sua curiosidade insaciável e sede de conhecimento. Eles não se limitam a uma única área de atuação, mas buscam entender as conexões e relações entre diferentes campos de conhecimento. Essa capacidade de integrar habilidades e competências diversas é o que os torna tão valiosos para as empresas.

De acordo com a docente do CEUB, o nexialismo representa uma abordagem revolucionária para o desenvolvimento profissional. Ela destaca que os profissionais que atuam nessa atividade têm uma vantagem competitiva significativa, pois são capazes de conectar conhecimentos e habilidades de diferentes áreas, trazendo uma perspectiva mais abrangente para os desafios corporativos. O termo "nexialista" foi introduzido pela primeira vez no livro "Voyage of the Space Beagle", escrito por Alfred E. Van Vogt, em 1950.

Para a especialista em carreiras, um nexialista é um profissional com competências abrangentes em diversas áreas, incluindo habilidades pessoais, sociais, comerciais, técnicas, gerenciais e de liderança. Ela acrescenta que eles possuem a “competência X”, que consiste na sobreposição de várias habilidades para potencializar aspectos humanos. Essas competências englobam desde proatividade, colaboração e negociação até gestão de projetos, liderança inspiradora e ética.


"Nexialistas são profissionais multidisciplinares, capazes de enxergar além das fronteiras tradicionais de suas áreas de atuação. Eles possuem a capacidade de integrar conhecimentos diversos, identificar padrões e gerar insights inovadores", explica Juliana. Essa habilidade de encontrar conexões entre disciplinas distintas permite aos nexialistas proporem soluções criativas e abordagens diferenciadas para os problemas organizacionais.

Segundo a especialista, essa especialidade é particularmente relevante em um contexto em que as empresas buscam constantemente a inovação e a adaptabilidade. "As organizações estão à procura de profissionais que possam lidar com a complexidade e a velocidade das mudanças no mundo corporativo. Os nexialistas trazem consigo a capacidade de se adaptarem a diferentes situações, trabalharem em equipes multidisciplinares e buscarem soluções além dos limites convencionais", afirma.

Juliana ressalta que o nexialismo não se trata apenas de ter conhecimentos superficiais em diversas áreas, mas sim de desenvolver uma habilidade de conectar esses conhecimentos de forma significativa. " Os nexialistas são especialistas em integrar diferentes campos de conhecimento e aplicá-los de forma estratégica", enfatiza.

Para os profissionais que desejam adotar o perfil nexialista, a professora oferece algumas dicas. "É importante investir em um contínuo desenvolvimento pessoal e profissional, buscar conhecimentos em áreas complementares à sua expertise, participar de cursos e eventos que estimulem a ampliação de horizontes e, acima de tudo, estar aberto a desafios e oportunidades de aprendizado", aconselha.

Nóbrega frisa que o nexialismo representa uma mudança de mentalidade na construção da carreira. "Não se trata apenas de acumular títulos e especializações em uma única área, mas sim de ser capaz de integrar conhecimentos diversos e se adaptar às demandas do mercado. Os nexialistas têm a oportunidade de se destacarem e se tornarem agentes de transformação nas organizações.

“Essa é uma competência muito importante para quem atua com gestão de risco, gerência de projetos ou exerce cargos de liderança, por exemplo. Ele não sabe tudo o que precisa ser feito para resolver o problema. O que a pessoa nexialista sabe é quais especialistas precisa recrutar para desenvolver a solução, além de saber como mediar o relacionamento entre essas pessoas”, reforça.

 

Como se destacar no mercado profissional com pouca ou sem nenhuma experiência?

Especialista aponta os segredos para conseguir o tão sonhado emprego, mesmo sem nunca ter atuado na área desejada

 

Em meio a alta concorrência no mundo do trabalho, a experiência adquirida em uma ou mais áreas costuma ser bastante solicitada pelos recrutadores. Então aquele candidato que já atuou num ramo pode ter vantagem. Porém, o fato de não ter experiência profissional não impede o ingresso no mercado sem nunca ter atuado de fato. Mas, afinal, qual o verdadeiro segredo para conquistar a tão sonhada vaga sem nunca ter exercido a profissão? 

De acordo com a professora do curso de Administração do Centro Universitário Cesuca, Juliana Saboia, o primeiro passo para ingressar no mercado de trabalho sem experiência é focar em adquirir habilidades relevantes para a área em que deseja atuar. “Para começar, certamente passa-se pela educação, seja ela formal (graduação) ou informal (cursos rápidos). Se a pessoa já estiver estudando, utilizar a rede de contatos também é uma forma eficaz, já que muitos professores e colegas podem indicar o candidato para empresas da região, ou até chamar para trabalhar em conjunto. Por esse motivo, ter o comportamento certo junto ao grupo fará com que os demais sempre lembrem para uma indicação de trabalho”, orienta. 

Apesar de importante, o networking está longe de ser a única opção para aqueles que nunca trabalharam e buscam o primeiro emprego. Saboia afirma que embora pareça desafiador, existem outras maneiras de convencer uma empresa a firmar um contrato de trabalho mesmo quando não se há experiência prévia. 

No momento da entrevista de uma pessoa que não possui experiência, Juliana afirma que os recrutadores costumam avaliar o conhecimento que o candidato teve em grupo de colégio (grêmio estudantil, olimpíadas de conhecimento, etc.) e universitários (empresa júnior, grupo de debates, participação em congressos e semanas científicas, entre outros), além de participação em grupos sociais como escoteiros, voluntariados. Isso porque tudo o que se faz gera conhecimento e a sabedoria em mostrar isso numa entrevista é o pulo do gato.  

“Tente levar para a entrevista o conhecimento prévio que adquiriu em outras áreas, ou seja, aquilo que chamamos de habilidades transferíveis, adquiridas através de projetos pessoais, grupos do qual participou e experiências que viveu ao longo da vida, pois nem todas as habilidades são vinculadas ao trabalho. Muito do que temos foi desenvolvido com práticas pessoais. Por exemplo, se você participa e ou participou de um time de futebol, grupo do vôlei, de teatro, entre outros, você certamente tem habilidade de trabalhar em grupo, de comunicação, organização, resolução de problemas e talvez de liderança”, afirma. 

“Também mostre que você está disposto a aprender e crescer na instituição. Mencione sua disposição para participar de programas de treinamento, cursos internos ou qualquer oportunidade de desenvolvimento profissional que a empresa ofereça. Durante entrevistas e em sua comunicação com o recrutador, mostre entusiasmo e paixão pela área em que deseja trabalhar. Explique por que você está interessado naquela função e compartilhe suas ambições de crescimento profissional”, indica a especialista. 


A importância do estágio para quem cursa ensino superior 

O estágio pode ser extremamente benéfico para quem cursa ensino superior e está buscando ingressar no mercado de trabalho. O intuito é proporcionar a oportunidade de aplicar os conhecimentos teóricos adquiridos durante o curso em um ambiente de trabalho real. Assim, é possível conquistar uma experiência relevante, conhecimento do setor, contatos profissionais, o que pode aumentar as chances de sucesso ao ingressar no mercado de trabalho após a conclusão do ensino superior. 

“Isso permite que a pessoa desenvolva habilidades específicas da área e entenda como as teorias se traduzem em práticas profissionais. Como outros benefícios, o estágio amplia rede de contatos profissional, trazendo contatos valiosos. Também agrega em desenvolvimento de novas habilidades, traz a oportunidade de criar portfólio e a possibilidade de ser contratado de forma efetiva”, assinala Saboia.  


Não curso ensino superior. Como posso me destacar? 

Para aqueles que não cursam ensino superior, existem estratégias que podem auxiliar para ingressar no mercado. “A educação através de cursos de curta e média duração, em algumas áreas, como a de tecnologia, o conhecimento prático é mais valorizado que o teórico, por isso, pesquise as certificações profissionais relevantes, elas podem ajudar a comprovar suas habilidades e conhecimentos em um campo específico, tornando-o mais competitivo. Assim como para estudantes universitários, a busca por programas de estágio e aprendizagem pode ser uma ótima maneira de obter experiência prática e conhecimento na área de interesse.”  


Centro Universitário Cesuca
www.cesuca.edu.br


4 dicas para conseguir comprar um carro mais barato

 

 iStock
Saiba como adquirir um carro novo, seminovo ou mesmo usado com preços muito vantajosos 

 

Com os valores dos veículos cada vez mais altos e a falta de carros novos nas concessionárias, devido às atuais crises financeiras que o mundo enfrenta, saber como conseguir isenções fiscais e descontos na hora de adquirir um veículo é essencial para realizar o sonho de ter um veículo próprio.

 

Comprar um carro é um grande investimento para a maior parte da população brasileira, por isso é muito importante se planejar e escolher com muita cautela para não ter prejuízos na transação. Conheça algumas dicas para conseguir comprar um veículo mais barato:

 

Comprar direto na fábrica 

Essa é uma dica para pessoas que buscam comprar um veículo 0 km. Comprar um carro direto da montadora possui muitas vantagens, como descontos, que podem variar de acordo com a fábrica e o modelo do veículo. Pessoas que possuem um CNPJ também têm direito a descontos na compra de veículos novos comprados direto nas montadoras.

 

Comprar um veículo de uma locadora

 

Para pessoas que buscam um veículo usado ou mesmo seminovo, comprar com uma locadora de carros pode ser uma solução muito em conta. As locadoras renovam suas frotas frequentemente, e ao fazerem isso, elas compram um número elevado de veículos, por isso conseguem altos descontos. Esse valor pago bem abaixo do mercado reflete diretamente no valor do carro quando ele é repassado.

 

Comprar diretamente com o proprietário do veículo

 

Comprar um veículo usado diretamente com seu proprietário é outra forma de conseguir preços mais acessíveis, pois dessa forma o comprador elimina o intermediário, que no caso é a revendedora. Com o proprietário, também é possível realizar uma negociação mais abrangente, que pode envolver outros veículos, por exemplo.

Existem inúmeros sites e classificados em jornais onde é possível encontrar pessoas realizando a venda de automóveis.

 

Comprar um veículo em um leilão

 

Adquirir um veículo em um leilão pode ser extremamente vantajoso, uma vez que a maioria dos veículos é vendida a preços muito abaixo do valor, devido à existência de dívidas não quitadas. Com o valor do arremate, essas dívidas são pagas e o comprador consegue um carro ou uma moto muito mais baratos. 

Ainda há uma série de dúvidas a respeito das compras em um leilão. Uma das mais frequentes é a seguinte: “posso andar com moto de leilão só com a nota fiscal?”. A resposta é sim, é permitido rodar com uma moto de leilão, desde que ela esteja devidamente regulamentada e não tenha sido arrematada como sucata. Ao comprar um veículo em um leilão, o comprador tem até 30 dias para realizar os processos de regulamentação junto ao Detran.

 

IA na busca do Google: compreenda as possíveis mudanças

istock
Saiba como a integração da inteligência artificial e o buscador do Google podem alterar o modo como as pesquisas são realizadas

 



 

O fácil acesso a diversas informações ao mesmo tempo tornou-se parte importante do cotidiano das pessoas, isso porque atualmente é possível realizar uma rápida pesquisa e conseguir as informações solicitadas em milésimos de segundos. Atualmente, o Google é amplamente conhecido por entregar mais de 90% dos resultados de pesquisas através de seu buscador, tornando-o o buscador mais visitado do mundo. 

 

Os motivos para tal são variados, desde um algoritmo de busca eficiente, capaz de processar e organizar as informações de forma massiva e fornecer conteúdo de qualidade, bem como os recursos adicionais atribuídos ao buscador para facilitar as pesquisas do usuário, ou até mesmo a abrangente integração com outros serviços.  

Na conferência anual de desenvolvedores, Google I/O 2023, realizada em maio, cujo tema foi inteligência artificial (IA), o Google apresentou uma versão experimental da pesquisa com respostas geradas por IA, o que pode vir a gerar uma significativa mudança no modo como obtemos as informações e como nos relacionamos com a internet de maneira expansiva.  

 

Isso porque essa integração altera o modo como o usuário recebe a resposta ao que procura, posto que permite que os resultados da busca sejam mais personalizados, uma vez gerados a partir dos comandos específicos fornecidos por ele, dado que a compreensão sobre o desejo se torna mais ampla, fornecendo informações mais relevantes e específicas.

Além disso, a união pode auxiliar no modo como as respostas são geradas, possivelmente eliminando a possibilidade de clicar em diversos links para obter a informação desejada, bem como atribuir um novo sentido à busca por voz, tornando a pesquisa mais rápida e eficiente e também mais acessível.

Outro aspecto da conexão da IA na busca do Google é a possibilidade de pesquisa visual aprimorada, uma vez que a IA pode dispensar a necessidade de textos elaborados para obter as respostas desejadas, ferramenta útil ao realizar pesquisas sobre locais desconhecidos cujo nome o usuário não tem acesso, ou quando as informações que o indivíduo tem sobre algo são limitadas. 

Nesse sentido, outro papel importante que a IA pode desempenhar com essa integração é a possibilidade de detecção e até mesmo o combate à desinformação, posto que a IA pode se utilizar de algoritmos personalizados para identificar e combater notícias falsas ou com informações equivocadas, permitindo que o usuário tenha maior segurança no consumo das informações.

Vale ressaltar, no entanto, que é imprescindível levantar debates a respeito da relevância e de como o processo de integração da IA ao Google afeta questões de privacidade e transparência, principalmente considerando que, embora não seja uma invenção tão recente, após o descobrimento da internet e do que é a energia elétrica, a Inteligência Artificial traz consigo a possibilidade de acelerar as revoluções e atualizações tecnológicas do mundo. 

 

A importância do networking para empreendedores

Uma pesquisa divulgada pela consultoria The Adler Group mostra que 85% das oportunidades de trabalho são preenchidas por meio de indicações da rede de contatos

 

No mundo dos negócios, é importante contar com uma rede de contatos estratégica, que irá te fornecer os melhores produtos para os seus clientes ou ajudará a desenvolver melhor a sua empresa. Ou seja, conhecer as pessoas ou o empreendimento certo auxilia no desempenho de quem deseja alcançar o crescimento dos seus negócios. 

 

"O networking é um dos principais pilares do empreendedorismo. Estabelecer e manter contatos profissionais pode ser a chave para conseguir investidores, parceiros comerciais e até mesmo mentores que possam oferecer orientação e apoio", comenta o Mentor de Empresários, André Minucci.

Minucci explica que ter uma boa rede de contatos é fundamental para ter vantagem competitiva para a empresa. Além disso, é possível descobrir as próximas tendências de mercado e quais são as forças e fraquezas da concorrência. Uma pesquisa divulgada pela consultoria The Adler Group mostra que 85% das oportunidades de trabalho são preenchidas por meio de indicações da rede de contatos, o que diz sobre a importância de ter as pessoas certas do seu lado.

Para construir um bom networking e fortalecer o seu negócio, o Mentor de Empresários dá algumas dicas. Mas antes, vamos entender o que é networking.

 

O que é networking?

A palavra “Networking” vem do inglês e significa “rede”. No mundo profissional, o termo se refere à prática de estabelecer e manter contatos para obter informações, recursos, oportunidades de negócios e suporte mútuo. É uma atividade contínua que envolve a construção de relacionamentos com pessoas relevantes para o seu setor de atuação, bem como com outros empreendedores, investidores, clientes e profissionais influentes.

“O networking possibilita o compartilhamento de diferentes experiências e estratégias, que podem ser aplicadas ou adaptadas ao seu negócio. Além disso, a troca de informações e de ideias gera grandes oportunidades para o aumento da visibilidade do seu negócio”, destaca Minucci.

Há muitos benefícios em ter uma rede de contatos no mundo dos negócios. André Minucci comenta três vantagens do networking para empreendedores:

 

 

Acesso a recursos e informações: Ter uma rede de contatos sólida significa ter acesso a uma ampla gama de recursos e informações valiosas. Seja em busca de fornecedores confiáveis, especialistas em determinada área, ou começar um novo aprendizado, como um treinamento corporativo oferecendo processos e ferramentas para que a empresa se torne produtiva e eficiente.  

 

Oportunidades de negócios: Parcerias, colaborações, investimentos e novos clientes são apenas algumas das oportunidades que podem surgir por meio do networking eficaz. Conectar-se com outros empreendedores e profissionais pode levar a sinergias benéficas para ambas as partes envolvidas.

 

Aprendizado e desenvolvimento pessoal: O networking oferece a oportunidade de aprender com outras pessoas, especialmente aquelas que já alcançaram sucesso em suas áreas de atuação. Ao trocar experiências e ideias com outros empreendedores, é possível adquirir novos insights, habilidades e conhecimentos, além de receber orientação e conselhos valiosos.

 

Como construir uma rede de contatos estratégica

 

Talvez a maior dúvida sobre o networking seja: como construir uma rede de contatos estratégica? Para responder essa pergunta, André Minucci comenta que é preciso estar aberto a conhecer novas pessoas e novos métodos de trabalho. “O networking vai muito além de só conversar ou se apresentar a um novo parceiro comercial, é preciso mostrar que você tem algo a oferecer”, comenta.

A relação é muito parecida com uma venda, onde os dois lados são beneficiados com a troca de conhecimentos e o novo produto. Para isso, é necessário ser autêntico e causar a primeira boa impressão. André Minucci também dá algumas dicas de como desenvolver um bom networking:

 

Participar de eventos e conferências do setor: comparecer a eventos do seu setor de atuação e até uma área diferente é uma ótima maneira de conhecer pessoas relevantes e estabelecer contatos. Palestras, workshops e feiras de negócios oferecem oportunidades para interagir com outros profissionais, compartilhar conhecimentos e estabelecer conexões valiosas;

 

Utilizar as redes sociais profissionais: plataformas como LinkedIn, por exemplo, são excelentes ferramentas para expandir sua rede de contatos profissionais. Aproveite essas plataformas para se conectar com outros empreendedores, participar de grupos de discussão, compartilhar seu conhecimento e estar atualizado sobre as últimas tendências e oportunidades de negócios;

 

Participar de grupos e associações: participar de grupos e associações permite que você conheça pessoas com interesses semelhantes aos seus, fortalecendo seu networking e possibilitando o compartilhamento de ideias e oportunidade;

 

Ofereça ajuda: sempre temos algo para aprender e para ensinar. Se identificar alguém que precisa de um “empurrãozinho” para alavancar o seu negócio, ajude-o. Isso trará uma relação de confiança e reciprocidade.

“Com tantos benefícios, é importante investir tempo e esforço na construção e manutenção de relacionamentos profissionais, pois eles podem ser a chave para o sucesso do seu empreendimento. Além disso, o networking pode te ajudar futuramente a conseguir novos clientes ou a entrar em um novo mercado”, finaliza Minucci.


Prestadores de serviços contábeis: cinco dicas para criar relações duradouras com os clientes

Prezar pelo bom relacionamento com o cliente é fundamental para obter sucesso na prestação de qualquer tipo de serviço, principalmente, na área contábil. Afinal, em meio à complexidade tributária, o papel do contador é crucial para assegurar o cumprimento das obrigações contábeis e fiscais, bem como assessorar seus clientes para que possam alavancar cada vez mais o seu negócio.

Segundo um estudo publicado pela Harvard Business Review, clientes fidelizados podem trazer aumentos significativos na lucratividade das empresas de serviços. Manter a satisfação de sua carteira de clientes é primordial para a retenção de sua base, levando em consideração que a alta rotatividade da carteira requer muito esforço para novas implementações e estabilização dos processos – algo que, inevitavelmente, abre margem para riscos que prejudiquem uma entrega de qualidade.

Por isso, confira algumas dicas para que um outsourcing contábil mantenha uma relação duradoura e saudável:

#1 Tenha credibilidade: tanto no aspecto moral quanto na capacidade técnica, é fundamental ter credibilidade para se manter vivo e crescer em um segmento tão desafiador como este. O cliente deve ter plena confiança e segurança em seu trabalho, para focar em seu core business.

#2 Interaja constantemente com seu cliente: um dos traços mais fortes do empresário moderno é manter-se conectado ao seu prestador de serviços. Em um setor tão delicado e complexo como o contábil, é importante garantir que ele se sinta bem atendido e amparado nos momentos cruciais. A interação constante faz com que seus clientes sintam que o outsourcing é uma extensão de sua equipe de trabalho.

#3 Esteja sempre disponível: uma das principais falhas no atendimento ao cliente é o fato de não se dispor, de forma ágil e acessível, nos momentos necessários. Os contratados que não respondem e-mails, não retornam telefonemas ou qualquer outro meio de comunicação com seus clientes, certamente terão altas chances de perdê-los. É indispensável ter uma estrutura atenta e ativa, se colocando à disposição para qualquer dúvida ou necessidade, seja através de canais online ou presencialmente.

#4 Surpreenda seu cliente: não faltam prestadores de serviços contábeis no mercado. Então, o que fará com que um cliente prefira seu trabalho aos demais será, justamente, os diferenciais que lhes chamem a atenção. O empresário precisa ser surpreendido, sendo apresentado a melhorias tecnológicas e qualquer inovação que traga algum benefício ao mesmo, bem como estratégias que influenciem positivamente os resultados de seu negócio.

#5 Se antecipe aos problemas e fatos relevantes: além de oferecer as melhores soluções a seus clientes, se antecipar a eventuais problemas e outros fatos que possam acometer seus negócios também é um fator importante para se destacar frente aos concorrentes e fazer com que seja requisitado constantemente por seus serviços. Desta forma, a confiança tenderá a crescer cada vez mais, assim como as chances de impactá-lo positivamente.

Prezar por essa relação de confiança e proximidade com os clientes é um dos pontos mais fundamentais para se manter e destacar em um mercado altamente competitivo. E, para os prestadores de serviços contábeis, garantir uma relação duradoura está diretamente ligada a alguns cuidados essenciais, tais como a atenção plena ao crescimento das operações de seus clientes, honorários adequados, qualidade e pontualidade nas entregas dos trabalhos.

Afinal, uma boa experiência é determinante para o sucesso de qualquer negócio.




Júlio Baruchi - sócio fundador da ECOVIS® BSP.

Rodrigo Franco - sócio e gerente operacional


BSP
https://ecovisbsp.com.br/

 

Estado de São Paulo tem redução de 11% em mortes no trânsito no mês de maio, aponta Detran-SP

Estatísticas do Infosiga SP também apontam queda de 13,3% nos óbitos em acidentes com motocicletas no comparativo de maio de 2023 em relação a 2022

 

De acordo com os novos dados do Infosiga SP, sistema do Governo do Estado gerenciado pelo programa Respeito à Vida e pelo Detran-SP, o Estado de São Paulo apresentou queda de 11,3% no número total de mortes no trânsito, na comparação entre maio de 2023, quando ocorreram 415 óbitos em acidentes, com o mesmo período do ano passado, que teve 468 ocorrências do tipo. 

A queda de óbitos no trânsito no Estado também é evidenciada pela comparação entre os cinco primeiros meses do ano passado e o mesmo período deste ano. Foram 2.052 ocorrências de janeiro a maio de 2022, contra 1.979 de janeiro a maio de 2023 - uma redução de 3,6%. 

Entre os números do Infosiga, destaca-se ainda a queda de 13,3% de casos de mortes em acidentes envolvendo motocicletas. Na comparação entre maio de 2022 com o mesmo mês neste ano, foram registradas 181 ocorrências contra 157, respectivamente. Nos casos de óbitos envolvendo pedestres, houve redução de 13,8% na comparação de maio de 2022, quando foram registrados 123 casos, com o mesmo mês deste ano, que registrou 106 mortes. 

No acumulado de janeiro a maio de 2023, comparado a 2022, também foi registrada queda no número de mortes envolvendo pedestres. Foram 506 óbitos contra 467, o que representa uma redução de 7,7%. No número de mortes envolvendo bicicletas, observou-se redução de 8,8% na comparação entre maio do ano passado e de 2023, quando ocorreram 34 e 31 casos respectivamente.


Sobre o Respeito à Vida 

Iniciativa do Governo do Estado de São Paulo, atua como articulador de ações com foco na redução de acidentes de trânsito. Gerido pela Secretaria de Gestão e Governo Digital, por meio do Detran-SP, envolve ainda as secretarias de Comunicação, Educação, Segurança Pública, Saúde, Logística e Transportes, Transportes Metropolitanos, Desenvolvimento Regional, Desenvolvimento Econômico e Direitos da Pessoa com Deficiência. 

O Respeito à Vida é um dos maiores programas de redução aos acidentes de trânsito do Brasil. Só neste ano, já foram investidos mais de R$ 200 milhões, oriundos das multas de trânsito, em iniciativas voltadas à prevenção de acidentes e à sinalização em municípios paulistas. Também é responsável pela gestão do Infosiga SP, sistema pioneiro no Brasil, que publica mensalmente estatísticas sobre acidentes com vítimas de trânsito nos 645 municípios do Estado. Mobiliza a sociedade civil por meio de parcerias com empresas e associações do setor privado, além de entidades do terceiro setor. Em outra frente, promove convênios com municípios para a realização de intervenções de engenharia e ações de educação e fiscalização. Além disso, o Departamento de Trânsito adota programas permanentes de ações de Educação para o Trânsito, como Cidadania em Movimento e Educação Viária é Vital.



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