Nos últimos anos,
foram registrados cerca de 3.960 casos de acidente em viagens turísticas
O seguro-viagem vem ganhando cada vez mais
relevância no mercado, destacando-se como uma opção, muitas vezes, mais
vantajosa, mesmo que o cliente já tenha um plano de saúde tradicional.
Consumidores de todo o país têm optado por coberturas de seguro-viagem por
oferecer maior flexibilidade, coberturas amplas, presença geográfica em âmbito
nacional e internacional, e preços mais acessíveis para os viajantes.
Segundo dados divulgados pela Medicina SA, os custos médicos e hospitalares são
as garantias mais requisitadas nos seguros-viagem. Para se ter uma ideia,
durante os primeiros meses deste ano, serviços desta categoria corresponderam a
51,9% de todas as reivindicações feitas pelos segurados.
Os dados estão de acordo com o Relatório
Brasileiro de Acidentes no Turismo, feito pela Associação Férias Vivas.
Segundo o levantamento foram registrados cerca de 3.960 casos nos últimos anos,
sendo 93% dos incidentes causados pela falta de sinalização sobre riscos. Além
disso, verificou-se que 49% dos incidentes foram causados por alguma falta de
competência do profissional contratado, enquanto 70% dos acidentes resultaram
de descuido por parte do prestador de serviço. A negligência em relação aos
equipamentos de proteção é igualmente preocupante, especialmente quando se
observam os erros no uso (57%) e a falta total de equipamentos de proteção
(77%).
Para Guilherme Wroclawski, Co-CEO e cofundador da
Hero Seguros, insurtech referência em seguro-viagem, a proteção ao viajante
pode ser muita vantajosa para o cliente, comparado a um plano de saúde
tradicional: “O seguro-viagem se destaca ao oferecer coberturas em dólar, com
valores que podem chegar a 1 milhão de dólares para despesas médicas e
hospitalares por evento. Além disso, oferece uma cobertura ampla para
cancelamento de viagem por vários motivos, chegando a até 10 mil dólares, além
de presença global. Esses benefícios garantem aos viajantes uma proteção
completa e tranquilidade durante toda a viagem, que em muitos casos não são
oferecidas pelos planos de saúde tradicionais.” ,comenta.
O turismo tem se tornado cada vez mais
relevante.Segundo dados do Conselho
Mundial de Viagens e Turismo, o setor já representa 7,8% do Produto Interno
Bruto (PIB) do Brasil, chegando a movimentar R$ 752,3 bilhões anualmente. Com
isso, o mercado de seguro-viagem segue um momento de crescimento expressivo. De
acordo com dados da Confederação
Nacional das Seguradoras (CNseg), a procura por seguro viagem cresceu
surpreendentes 230% em 2023. Neste ano, os dados apontaram um crescimento de
9,5% na pesquisa por um seguro viagem em relação ao mesmo período do ano
passado, gerando cerca de R$ 143,1 milhões nos primeiros meses de 2024.
Por outro lado, os tradicionais planos de saúde têm
feito mudanças em seu modelo de cobertura, o que muitas vezes tem deixado os
viajantes sem nenhum tipo de proteção em casos de acidentes ou problemas de
saúde fora de seu estado.
“Nosso intuito é garantir o máximo de segurança e
tranquilidade para os nossos clientes. Para melhorar ainda mais o processo,
contratamos um diretor médico, que está responsável por acelerar os
atendimentos e garantir a melhor condução médica em cada caso, além disso,
contamos ainda com a parceria com o Hospital Israelista Albert Einstein”,
conclui Guilherme Wroclawski, Co-CEO e cofundador da Hero Seguros.
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