Pesquisar no Blog

quinta-feira, 6 de junho de 2024

Laser íntimo é alternativa para tratar alterações vaginais após a menopausa

Médico ressalta a importância de ações para envelhecer com mais saúde e qualidade de vida 

 

A menopausa é um estágio natural na vida de uma mulher que marca o fim da fase reprodutiva. Quando uma mulher entra na neste período, que é quando ela para de menstruar, sua produção de hormônios despenca podendo trazer uma série de consequências para a saúde e auto-estima: ressecamento e diminuição da lubrificação vaginal, ardência, dor durante o ato sexual (dispareunia), alterações de humor, entre outros.  

Segundo o Dr. Marcos Tcherniakovsky, Ginecologista e Diretor de Comunicação da Sociedade Brasileira de Endometriose (SBE), o laser íntimo de CO2, tem se destacado como uma técnica moderna e eficaz para promover a renovação dos tecidos que revestem a região íntima da mulher. "O laser traz benefícios significativos para a qualidade de vida e autoestima. Esse procedimento é especialmente indicado para auxiliar durante a menopausa em casos de secura vaginal, incontinência urinária leve, infecções urinárias de repetição e corrimentos vaginais recorrentes, demonstrando grandes resultados no retorno a qualidade de vida dessas mulheres afirma o ginecologista.

 

Saiba mais sobre o laser íntimo 

Durante as sessões de laser, um tubo emite um feixe de CO2 (dióxido de carbono), que quebra o colágeno da parede vaginal, melhorando a elasticidade desta região e estimulando as glândulas vaginais. "O laser melhora todo o ambiente vaginal de forma fracionada, revertendo os impactos da atrofia e secura. Vale destacar que são necessárias de três a quatro sessões para se ter um bom benefício. E, dependendo da resposta de cada mulher,  este benefício pode perdurar por até 2 anos", explica Tcherniakovsky.

 

Qualidade de vida da mulher moderna 

Há cerca de 20 anos atrás, era comum a mulher entrar na menopausa e se sentir mais envelhecida, pois a expectativa de vida era por volta dos 70 anos. Então, entrar nesse período era sinônimo de envelhecimento, porém atualmente tudo mudou. "A expectativa de vida hoje é de cerca de 90 á 95 anos, a menopausa é simplesmente uma fase da vida e é nessa fase que ela vai passar mais tempo do que qualquer outra",  afirma. 

Hoje, para a saúde e bem-estar da mulher menopausada, existem ações como a terapia hormonal, rejuvenescimento vaginal, uso de laser íntimo, atividade física, alimentação e cuidados com a pele. Portanto, ela tem e deve se sentir cada vez mais dona de si e poderosa. "Cada vez mais recebo em meu consultório mulheres que estão querendo ter o benefício do laser ginecológico para a melhora de toda sua função vaginal. Asseguro que a melhora é impressionante e é mais efetiva do que o uso hidratante vaginal", finaliza o Dr. Marcos. 

 

Dr. Marcos Tcherniakovsky – Ginecologista, Obstetra e Vídeo-endoscopia Ginecológica (Histeroscopia e Laparoscopia). Atualmente é Médico Responsável pelo Setor de Vídeo-Endoscopia Ginecológica e Endometriose da Faculdade de Medicina da Fundação do ABC. É Médico Responsável na Clínica Ginelife. Especialista em Ginecologia e Obstetrícia pela FEBRASGO e Diretor de Comunicação da Sociedade Brasileira de Endometriose. Membro da Comissão Nacional de Especialidades em Endometriose pela Federação Brasileira de Ginecologia e Obstetrícia (FEBRASGO) Instagram: @dr.marcostcher.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados