Confira dicas de
como não cair neles
Nos últimos anos, a população de
todo o mundo tem enfrentado um aumento preocupante de golpes virtuais. Relatos
de fraudes como alteração de dados de contato, em meios de pagamento e outras
práticas ilícitas oriundas do meio digital têm se tornado cada vez mais
frequentes, representando um desafio significativo para empresas e
consumidores.
No setor de saúde não é
diferente: segundo o diretor Comercial do Grupo Artesanal, um dos maiores
conglomerados de farmácia de manipulação do Brasil, Fabiano Queiroz, o número
de casos de fraudes digitais vem crescendo, alertando para a necessidade de
medidas preventivas e educativas para proteger os consumidores.
Segundo Queiroz, a fraude mais
comum no setor farmacêutico são alterações nos dados de contato, quando
fraudadores manipulam os dados de contato das farmácias, levando os clientes a
acreditarem que estão se comunicando com a empresa quando, na verdade, estão
lidando com criminosos. Isso pode resultar em transferências de valores para
contas fraudulentas.
Outra fraude bastante comum é a
alteração de pedidos médicos: há o risco de alterações nos pedidos médicos,
exigindo uma atenção redobrada dos farmacêuticos para garantir a autenticidade
das prescrições e evitar possíveis fraudes.
“Os crimes digitais crescem cada
vez mais. Os contraventores cibernéticos inventam formas de burlar os controles
de empresas e pessoas a todo momento. O que vivemos é uma situação em que todos
somos vítimas”, conta. Ele destaca que, além de atenção, é preciso investir
cada vez mais em segurança e inovar sempre nesse quesito. “Por mais que a gente
busque soluções, tecnologias e ferramentas para nos resguardar, o crime também
sempre evolui. Atenção constante é a palavra de ordem”, afirma.
Confira algumas dicas de como realizar um pedido on-line
de maneira segura e evitar cair em golpes:
- Verifique
a autenticidade dos canais de comunicação: sempre busque os canais oficiais da
empresa para realizar pedidos ou esclarecer dúvidas. Desconfie de contatos ou
ofertas suspeitas por telefone, e-mail ou redes sociais.
- Atenção aos detalhes do pedido:
ao fazer um pedido, verifique cuidadosamente os detalhes, como a descrição dos
produtos, valores e formas de pagamento. Se algo parecer fora do comum,
questione e busque mais informações antes de prosseguir.
- Cheque os dados de contato:
antes de fornecer informações pessoais ou realizar transações financeiras,
certifique-se de que os dados de contato são legítimos. Caso haja alguma
suspeita de alteração, entre em contato diretamente com a empresa por canais
oficiais para confirmar a veracidade das informações.
- Mantenha-se atualizado sobre
golpes comuns: esteja informado sobre os tipos de golpes virtuais mais comuns e
compartilhe essas informações com colegas, amigos e familiares. A
conscientização é uma ferramenta poderosa na prevenção de fraudes.
Caiu no golpe, e agora?
Em casos em que os clientes são
lesados por fraudes virtuais, Queiroz enfatiza a importância de uma resposta
rápida e responsável por parte das empresas. “Assumindo o risco com o cliente
as empresas devem agir prontamente para detectar e resolver qualquer incidente,
garantindo a segurança e a confiança dos consumidores”, destaca.
Se você foi vítima de um golpe
virtual, é importante agir rapidamente para minimizar os danos e buscar
soluções. Aqui estão algumas medidas que você pode tomar:
- Entre em contato com a loja:
informe imediatamente sobre o ocorrido e forneça todos os detalhes relevantes
do golpe. A loja poderá orientá-lo sobre os próximos passos a serem tomados,
oferecer suporte na resolução do problema e evitar que outros clientes sejam
lesados;
- Registre uma ocorrência: em uma
fraude financeira, é recomendável registrar uma ocorrência junto às autoridades
competentes, como a polícia e os órgãos de proteção ao consumidor;
- Mantenha-se vigilante: após
enfrentar uma situação de fraude, mantenha-se atento a atividades suspeitas em
suas transações financeiras e comunicações on-line. Monitorar regularmente suas
contas e manter senhas seguras pode ajudar a evitar futuros incidentes.
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