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segunda-feira, 10 de junho de 2024

Golpes digitais causam cada vez mais prejuízos para consumidores e empresas

Confira dicas de como não cair neles


Nos últimos anos, a população de todo o mundo tem enfrentado um aumento preocupante de golpes virtuais. Relatos de fraudes como alteração de dados de contato, em meios de pagamento e outras práticas ilícitas oriundas do meio digital têm se tornado cada vez mais frequentes, representando um desafio significativo para empresas e consumidores.

No setor de saúde não é diferente: segundo o diretor Comercial do Grupo Artesanal, um dos maiores conglomerados de farmácia de manipulação do Brasil, Fabiano Queiroz, o número de casos de fraudes digitais vem crescendo, alertando para a necessidade de medidas preventivas e educativas para proteger os consumidores.

Segundo Queiroz, a fraude mais comum no setor farmacêutico são alterações nos dados de contato, quando fraudadores manipulam os dados de contato das farmácias, levando os clientes a acreditarem que estão se comunicando com a empresa quando, na verdade, estão lidando com criminosos. Isso pode resultar em transferências de valores para contas fraudulentas.

Outra fraude bastante comum é a alteração de pedidos médicos: há o risco de alterações nos pedidos médicos, exigindo uma atenção redobrada dos farmacêuticos para garantir a autenticidade das prescrições e evitar possíveis fraudes.

“Os crimes digitais crescem cada vez mais. Os contraventores cibernéticos inventam formas de burlar os controles de empresas e pessoas a todo momento. O que vivemos é uma situação em que todos somos vítimas”, conta. Ele destaca que, além de atenção, é preciso investir cada vez mais em segurança e inovar sempre nesse quesito. “Por mais que a gente busque soluções, tecnologias e ferramentas para nos resguardar, o crime também sempre evolui. Atenção constante é a palavra de ordem”, afirma.


Confira algumas dicas de como realizar um pedido on-line de maneira segura e evitar cair em golpes:

Verifique a autenticidade dos canais de comunicação: sempre busque os canais oficiais da empresa para realizar pedidos ou esclarecer dúvidas. Desconfie de contatos ou ofertas suspeitas por telefone, e-mail ou redes sociais.

- Atenção aos detalhes do pedido: ao fazer um pedido, verifique cuidadosamente os detalhes, como a descrição dos produtos, valores e formas de pagamento. Se algo parecer fora do comum, questione e busque mais informações antes de prosseguir.

- Cheque os dados de contato: antes de fornecer informações pessoais ou realizar transações financeiras, certifique-se de que os dados de contato são legítimos. Caso haja alguma suspeita de alteração, entre em contato diretamente com a empresa por canais oficiais para confirmar a veracidade das informações.

- Mantenha-se atualizado sobre golpes comuns: esteja informado sobre os tipos de golpes virtuais mais comuns e compartilhe essas informações com colegas, amigos e familiares. A conscientização é uma ferramenta poderosa na prevenção de fraudes.


Caiu no golpe, e agora?

Em casos em que os clientes são lesados por fraudes virtuais, Queiroz enfatiza a importância de uma resposta rápida e responsável por parte das empresas. “Assumindo o risco com o cliente as empresas devem agir prontamente para detectar e resolver qualquer incidente, garantindo a segurança e a confiança dos consumidores”, destaca.

Se você foi vítima de um golpe virtual, é importante agir rapidamente para minimizar os danos e buscar soluções. Aqui estão algumas medidas que você pode tomar:

- Entre em contato com a loja: informe imediatamente sobre o ocorrido e forneça todos os detalhes relevantes do golpe. A loja poderá orientá-lo sobre os próximos passos a serem tomados, oferecer suporte na resolução do problema e evitar que outros clientes sejam lesados;

- Registre uma ocorrência: em uma fraude financeira, é recomendável registrar uma ocorrência junto às autoridades competentes, como a polícia e os órgãos de proteção ao consumidor;

- Mantenha-se vigilante: após enfrentar uma situação de fraude, mantenha-se atento a atividades suspeitas em suas transações financeiras e comunicações on-line. Monitorar regularmente suas contas e manter senhas seguras pode ajudar a evitar futuros incidentes.


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