Mais de 40% consideram uma data comercial
Ainda assim, 46% das pessoas comemoram a data e
60% preferem vinho para celebrar
Em
um cenário econômico desafiador, onde muitos brasileiros estão ajustando seus
orçamentos, o Dia dos Namorados deste ano promete ser celebrado de forma mais
contida. A mais recente pesquisa da Hibou, empresa de pesquisa, monitoramento e
insights de consumo, revela dados importantes sobre como os brasileiros
planejam comemorar essa data especial em meio às dificuldades financeiras.
Realizada em junho de 2024, a pesquisa entrevistou mais de 1.170 pessoas, com
uma margem de erro de 2,8% e um intervalo de confiança de 95%.
O dia dos namorados: entre o comercial e o afetivo
Os
dados revelam uma divisão clara na percepção dos brasileiros sobre a
importância da data. 41%
dos entrevistados consideram o Dia dos Namorados apenas uma data comercial.
Em contrapartida, 19% vêem a data como um motivo para celebrar a relação,
enquanto 18% a consideram uma celebração ao amor.
Como os brasileiros vão comemorar
Este
ano, 46% dos brasileiros
afirmam que vão comemorar o Dia dos Namorados. Desses, 27%
planejam comemorar em casa, 22% sairão para jantar e 19% irão produzir um
momento especial em casa, como um jantar romântico. Além disso, 10% pretendem
abrir uma garrafa de uma boa bebida, 3% planejam viajar para algum lugar
especial, 2% enviar flores ou presentes e 1% vai sair para comemorar em um
hotel ou motel. Já outros 31% ainda não decidiram como irão comemorar.
Preferências de bebidas e comidas
Quando
se trata de bebidas e comidas imprescindíveis para a comemoração, o queridinho
dos casais lidera com 60%
dos entrevistados optando por vinho, seguido por espumante
(22%) e refrigerantes (16%). Entre as comidas, pizza e culinária japonesa foram
declaradas imprescindíveis para a celebração com 6% cada, seguidas de fondue e
massas com 3% de defensores cada uma.
Situação financeira complicada
A
situação financeira dos brasileiros também foi abordada na pesquisa. 43% dos participantes relataram que o
bolso está mais apertado e, por isso, farão menos compras este ano,
enquanto 18% manterão a tradição mesmo com a situação financeira mais restrita.
23% disseram que a situação financeira está igual aos anos anteriores, e 13%
afirmaram que a situação está melhor, mas vão manter os hábitos de família.
Apenas 3% aproveitarão para gastar um pouco mais.
Na hora de comprar…
Para
54% dos entrevistados, qualidade é o fator mais importante na escolha de um
presente. Já para 31% o preço é o fator motivador, seguido de facilidade de
compra (28%). Até indiretas do presenteado (18%) valem nesta hora. Apenas 15%
consideram avaliações, bem como 12% prazo de entrega. E mesmo com o bolso apertado, apenas 11%
valorizam mais o que estiver em promoção.
Vai gastar quanto?
Presentes
abaixo de 150 reais são os mais procurados, respondendo por 29% das intenções
de compra. 14% devem chegar de 151 a 250 reais, com apenas 4% acima da faixa
dos 500 reais. 37% dos respondentes irão economizar esse dinheiro, pois não
possuem o hábito de presentear na data.
O
brasileiro tradicionalmente prefere a modalidade crédito como meio de
pagamento, mas para o presente deste ano é especial não levar as contas mais
para frente. 51% deseja pagar à vista, sendo 7% em PIX, 22% no débito e o
restante em uma só parcela no cartão de crédito. O parcelamento aparece apenas
para 31% dos entrevistados, quase todos feitos via cartão de crédito. 28% não
se decidiram ainda.
O presente ideal
Para
muitos brasileiros, a intenção e o carinho são os aspectos mais importantes de
um bom presente, com 45%
dos entrevistados destacando essa característica. Além disso,
21% preferem que o presente seja algo que o parceiro já queria, e 14%
consideram importante que o presente caiba no bolso. Quando perguntados sobre
os segmentos preferidos para comprar presentes, 51% escolhem vestuário, seguidos por
perfumes (42%), calçados (32%), chocolates (29%), jóias (28%) e viagens (27%).
Em
contrapartida, quando perguntados sobre que tipo de presentes gostariam de
ganhar, a ordem dos preferidos é liderada por viagens (32%), seguidos por vestuário
(27%), jóias e perfumes na mesma proporção, chocolates (18%) e calçados (17%).
O impacto da influência de compra
As
redes sociais desempenham um papel significativo na influência das compras, com
36% dos entrevistados
sendo influenciados por elas, seguidas por anúncios digitais (20%) e
recomendações de produtos ou serviços (19%).
Compra por um clique ou passeio no shopping?
As
vontades ficaram bem divididas em onde os presentes serão comprados. 28% dos
brasileiros irão em lojas físicas, enquanto 22% comprarão online com entrega.
Outros 10% mencionaram que o presente em si será uma experiência.
Entre
os brasileiros que preferem comprar sem sair de casa, 42% optam por sites de
marketplace. Já 39% preferem sites de marcas/produtos. 19% escolhem sites de
redes de varejo. Uma minoria mencionou site de chocolates (6%), seguidos de
redes sociais (5%), sites de pequenos lojistas (4%) e floricultura (3%).
Playlist romântica
A
playlist especial também faz parte das comemorações, com 24% ouvindo pop internacional,
23% preferindo MPB, e 18% escolhendo rock. Outros gêneros populares incluem
sertanejo (16%), pop nacional (7%), e pagode (6%).
"A
pesquisa revela como o contexto econômico está moldando as celebrações do Dia
dos Namorados este ano. Apesar dos desafios financeiros, os brasileiros
continuam a encontrar maneiras significativas de expressar seu afeto,
destacando a resiliência e a importância do amor em meio às dificuldades."
- Ligia Mello, sócia da Hibou e coordenadora da pesquisa.
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