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terça-feira, 11 de junho de 2024

Dia dos Namorados: compras online exigem atenção às tentativas de fraudes

 Embora a internet ofereça praticidade e uma variedade de opções, ela também apresenta riscos, como phishing, roubo de identidade e sites falsos

 

Com a aproximação do Dia dos Namorados, uma data de grande movimento no comércio, os varejistas enfrentam desafios significativos devido às crescentes tentativas de fraudes online. Embora a internet ofereça conveniência e uma ampla gama de opções para os consumidores, ela também abre portas para riscos como phishing, roubo de identidade e, cada vez mais comum, a criação de sites falsos. 

Algumas pesquisas recentes mostram que as fraudes durante datas comerciais populares têm representado um desafio significativo tanto para consumidores quanto para empresas. Só em outubro de 2023 (mês das crianças), foram registradas mais de 830 mil tentativas de golpes contra consumidores e empresas no Brasil, conforme o Indicador de Tentativas de Fraude da Serasa Experian. O indicador também revelou que houve cerca de 4 mil investidas fraudulentas por cada um milhão de habitantes no Brasil. 

Mas os consumidores estão atentos, de acordo com os dados da Semrush, entre junho de 2023 e junho de 2024, as buscas na internet pelo termo "como saber se um site é seguro" aumentaram em 22,73%. Essa crescente preocupação demonstra a necessidade dos usuários em protegerem suas informações pessoais e financeiras ao realizarem transações online. 

Datas sazonais costumam contar com uma maior incidência de fraudes, o que consequentemente desvia potenciais clientes das marcas, mas o risco é constante e a criação de sites fraudulentos ocorrem frequentemente. “Em média, são criados 15 novos sites falsos com nome de lojas todos os dias no Brasil. As transações desviadas para golpistas, não apenas resultam em perdas financeiras diretas para as empresas de varejo, como também causam danos à reputação da marca, custos operacionais extras e potenciais consequências legais. Por isso, reforço a importância de soluções de monitoramento e segurança que protejam as marcas, para garantir a integridade das transações. É crucial que as empresas estejam alertas e adotem medidas proativas para proteger seus negócios contra fraudes online”, comenta Diego Daminelli, CEO da BrandMonitor.

O conceito de One Stop Shop aplicado pela startup permite monitorar e notificar atividades suspeitas ou desleais, além de oferecer suporte no lado jurídico para resolver casos mais complexos. Principalmente em ferramentas de busca, marketplaces e redes sociais, ajudando os departamentos de marketing e jurídico das empresas a protegerem suas reputações. Os serviços incluem o combate ao brand bidding, identificando e eliminando concorrentes e afiliados desleais nas ferramentas de busca, bem como detectando e removendo vendedores de produtos falsos em marketplaces. 

Uma pesquisa realizada pela Neotrust e o E-Commerce Brasil mostrou que nas duas semanas que antecedem o Dia dos Namorados, o faturamento do e-commerce brasileiro já registrou um aumento de 8,4% em relação às duas semanas anteriores, trata-se de um acréscimo de R$ 834,4 milhões. 

Ao levar em conta os números do primeiro trimestre de 2024, o faturamento do varejo online no Brasil cresceu 12,7% quando comparado a 2023, o maior avanço anual desde 2022. Ao verificar os dados de janeiro a março de 2024, a previsão das vendas para o Dia dos Namorados pode chegar aos R$7 bilhões, segundo o E-Commerce Brasil.

Um estudo encomendado pela Pagaleve – fintech que oferece o meio de pagamento do Pix Parcelado - e realizado pela consultoria GMattos, mostra que em março de 2024, o custo médio de gestão de fraude de um lojista representa aproximadamente 1,9% de sua receita, entre custos com chargeback e ferramentas antifraude."O Pix Parcelado representa uma forma de inclusão para os consumidores que não são plenamente atendidos pelo cartão de crédito,  contribuindo assim, com a expansão da oferta e aumento das taxas de conversão, já que  não repassa qualquer risco ou custo de fraude para o lojista, o que é uma vantagem quando comparada a outros meios de pagamento", explica Guilherme Romão, Chief Risk Officer da Pagaleve.

“Empresas que investem em tecnologias avançadas de segurança para proteger seus clientes estão em melhor posição para enfrentar os desafios impostos pelo cenário de ameaças digitais em constante evolução. Portanto, é fundamental que as empresas permaneçam vigilantes e atualizadas em relação às melhores práticas de segurança cibernética, colaborando com parceiros confiáveis e adotando uma postura proativa na prevenção e detecção de fraudes online. A proteção dos consumidores contra fraudes não é apenas uma responsabilidade ética, mas também um imperativo comercial para garantir a confiança e fidelidade do cliente a longo prazo”, conclui Diego Daminelli, CEO da BrandMonitor.

Diante do aumento das tentativas de fraudes em datas comerciais como o Dia dos Namorados, e do crescente interesse dos consumidores em garantir a segurança de suas transações online, é essencial estar alerta e adotar medidas de proteção, que vão desde verificar a segurança dos sites e utilizar métodos de pagamento seguros, até optar por soluções financeiras que ofereçam proteção contra fraudes. Com esses cuidados, os consumidores podem reduzir significativamente os riscos e desfrutar de uma experiência de compra mais tranquila e segura.

 

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