Embora a internet ofereça praticidade e uma variedade de opções, ela também apresenta riscos, como phishing, roubo de identidade e sites falsos
Com a aproximação do Dia dos Namorados, uma data de
grande movimento no comércio, os varejistas enfrentam desafios significativos
devido às crescentes tentativas de fraudes online. Embora a internet ofereça
conveniência e uma ampla gama de opções para os consumidores, ela também abre
portas para riscos como phishing, roubo de identidade e, cada vez mais comum, a
criação de sites falsos.
Algumas pesquisas recentes mostram que as fraudes
durante datas comerciais populares têm representado um desafio significativo
tanto para consumidores quanto para empresas. Só em outubro de 2023 (mês das
crianças), foram registradas mais de 830 mil tentativas de golpes contra
consumidores e empresas no Brasil, conforme o Indicador de Tentativas de Fraude
da Serasa Experian. O indicador também revelou que houve cerca de 4 mil
investidas fraudulentas por cada um milhão de habitantes no Brasil.
Mas os consumidores estão atentos, de acordo com os
dados da Semrush, entre junho de 2023 e junho de 2024, as buscas na internet
pelo termo "como saber se um site é seguro" aumentaram em 22,73%.
Essa crescente preocupação demonstra a necessidade dos usuários em protegerem
suas informações pessoais e financeiras ao realizarem transações online.
Datas sazonais costumam contar com uma maior
incidência de fraudes, o que consequentemente desvia potenciais clientes das
marcas, mas o risco é constante e a criação de sites fraudulentos ocorrem
frequentemente. “Em média, são criados 15 novos sites falsos com nome de lojas
todos os dias no Brasil. As transações desviadas para golpistas, não apenas
resultam em perdas financeiras diretas para as empresas de varejo, como também
causam danos à reputação da marca, custos operacionais extras e potenciais
consequências legais. Por isso, reforço a importância de soluções de monitoramento
e segurança que protejam as marcas, para garantir a integridade das transações.
É crucial que as empresas estejam alertas e adotem medidas proativas para
proteger seus negócios contra fraudes online”, comenta Diego Daminelli, CEO da BrandMonitor.
O conceito de One Stop Shop aplicado pela startup
permite monitorar e notificar atividades suspeitas ou desleais, além de
oferecer suporte no lado jurídico para resolver casos mais complexos.
Principalmente em ferramentas de busca, marketplaces e redes sociais, ajudando os
departamentos de marketing e jurídico das empresas a protegerem suas
reputações. Os serviços incluem o combate ao brand bidding, identificando e
eliminando concorrentes e afiliados desleais nas ferramentas de busca, bem como
detectando e removendo vendedores de produtos falsos em marketplaces.
Uma pesquisa realizada pela Neotrust e o E-Commerce
Brasil mostrou que nas duas semanas que antecedem o Dia dos Namorados, o
faturamento do e-commerce brasileiro já registrou um aumento de 8,4% em relação
às duas semanas anteriores, trata-se de um acréscimo de R$ 834,4 milhões.
Ao levar em conta os números do primeiro trimestre
de 2024, o faturamento do varejo online no Brasil cresceu 12,7% quando
comparado a 2023, o maior avanço anual desde 2022. Ao verificar os dados de
janeiro a março de 2024, a previsão das vendas para o Dia dos Namorados pode
chegar aos R$7 bilhões, segundo o E-Commerce Brasil.
Um estudo encomendado pela Pagaleve – fintech que oferece o meio de pagamento do Pix Parcelado - e
realizado pela consultoria GMattos, mostra que em março de 2024, o custo médio
de gestão de fraude de um lojista representa aproximadamente 1,9% de sua
receita, entre custos com chargeback e ferramentas antifraude."O Pix Parcelado
representa uma forma de inclusão para os consumidores que não são plenamente
atendidos pelo cartão de crédito, contribuindo assim, com a expansão da
oferta e aumento das taxas de conversão, já que não repassa qualquer
risco ou custo de fraude para o lojista, o que é uma vantagem quando comparada
a outros meios de pagamento", explica Guilherme Romão, Chief Risk Officer
da Pagaleve.
“Empresas que investem em tecnologias avançadas de
segurança para proteger seus clientes estão em melhor posição para enfrentar os
desafios impostos pelo cenário de ameaças digitais em constante evolução.
Portanto, é fundamental que as empresas permaneçam vigilantes e atualizadas em
relação às melhores práticas de segurança cibernética, colaborando com
parceiros confiáveis e adotando uma postura proativa na prevenção e detecção de
fraudes online. A proteção dos consumidores contra fraudes não é apenas uma
responsabilidade ética, mas também um imperativo comercial para garantir a
confiança e fidelidade do cliente a longo prazo”, conclui Diego Daminelli, CEO
da BrandMonitor.
Diante do aumento das tentativas de fraudes em
datas comerciais como o Dia dos Namorados, e do crescente interesse dos
consumidores em garantir a segurança de suas transações online, é essencial
estar alerta e adotar medidas de proteção, que vão desde verificar a segurança
dos sites e utilizar métodos de pagamento seguros, até optar por soluções
financeiras que ofereçam proteção contra fraudes. Com esses cuidados, os
consumidores podem reduzir significativamente os riscos e desfrutar de uma
experiência de compra mais tranquila e segura.
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