O Dia dos Namorados se aproxima, e com ele a expectativa de um aumento significativo nas vendas para o mercado de varejo. Um estudo realizado pela Survey mostrou que metade dos brasileiros estão em algum tipo de relacionamento, sendo 69% casados, 15% namorando, 10% em um relacionamento casual e 7% noivos. Segundo a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), a intenção de investimento para a data em 2024 é de 73%, um crescimento de 2% em relação ao ano anterior.
Nesse cenário, destaca-se que o ambiente online é importante
para chamar a atenção dos consumidores e impulsionar as conversões. Com a
crescente presença do e-commerce e a digitalização das estratégias, as marcas
precisam ir além das ofertas tradicionais e explorar novas possibilidades para
engajar o público.
Uma entrevista realizada pela Survey
e Google, com 1000 brasileiros que estão em algum
relacionamento e que vão presentear na data, revelou que 28% dos entrevistados
consideraram difícil, muito difícil ou impossível escolher o presente ideal, e
que as buscas pela data começam a aquecer apenas cerca de uma semana antes do
evento.Essa dificuldade é um dos principais motivos pelos quais algumas pessoas
não se presenteiam em datas comemorativas. A pesquisa também mostrou que a
dificuldade na escolha do presente é mais comum entre homens do que mulheres.
Para influenciar os indecisos através do marketing digital,
considere implementar campanhas de remarketing personalizadas que lembram os
consumidores dos produtos visualizados anteriormente e ofereçam sugestões
adicionais com base em seu comportamento de navegação. Além disso, desenvolva
quizzes online e ferramentas de recomendação interativas que ajudem os
consumidores a identificar o presente ideal com base em preferências
específicas. Criar e promover guias de presentes detalhados, segmentados por
interesses, estilos e faixas etárias, pode ser extremamente útil. Entre as
diversas opções, as categorias que mais ganham destaque são:
- Moda: roupas, calçados, jóias e acessórios.
- Beleza e perfumaria.
- Eletrônicos: celulares e smartphones.
- Experiências: cestas, flores, viagem, spa, jantar e massagem.
- Eletrodomésticos e eletroportáteis.
- Itens para casa: móveis, decoração, cama, mesa e banho.
Bruno Cunha, COO da Kipiai, empresa
especializada em marketing de performance, afirma que "para alcançar o
sucesso durante o período do Dia dos Namorados, o e-commerce deve priorizar a
criação de experiências, incluindo recursos como tours virtuais por coleções
exclusivas e vídeos explicativos sobre os produtos. Além disso, a
personalização da jornada do cliente é essencial, fornecendo recomendações
individuais com base em suas preferências. Por fim, investir em estratégias de
marketing omnichannel, que integrem perfeitamente os canais online e offline,
pode potencializar o alcance e impacto das campanhas promocionais, aqui estão
algumas dicas:
- Auxilie os compradores de
última hora: com recomendações e com soluções de click
& retira e entrega rápida, reforço de atendimento físico e logística
na semana.
- Promover categorias
relacionadas ao celebrar fora de casa: moda, beleza e
acessórios. Além de artigos relacionados à viagem, como malas e
auto-peças.
- Ampliar o foco da comunicação e das promoções: para incluir casados, além de pessoas solteiras que querem
aproveitar as ofertas para comprar algo para si ou familiares.
Bruno Cunha - Sócio-fundador e COO da Kipiai, é formado
em Engenharia pela Poli – USP. É responsável pelo planejamento e execução dos
processos de mídia e pela construção das diretrizes de atendimento aos clientes.
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