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quinta-feira, 6 de junho de 2024

Dia dos Namorados 2024: como usar tendências e estratégias de marketing para aumentar as vendas

O Dia dos Namorados se aproxima, e com ele a expectativa de um aumento significativo nas vendas para o mercado de varejo. Um estudo realizado pela Survey mostrou que metade dos brasileiros estão em algum tipo de relacionamento, sendo 69% casados, 15% namorando, 10% em um relacionamento casual e 7% noivos. Segundo a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), a intenção de investimento para a data em 2024 é de 73%, um crescimento de 2% em relação ao ano anterior.  

Nesse cenário, destaca-se que o ambiente online é importante para chamar a atenção dos consumidores e impulsionar as conversões. Com a crescente presença do e-commerce e a digitalização das estratégias, as marcas precisam ir além das ofertas tradicionais e explorar novas possibilidades para engajar o público. 

Uma entrevista realizada pela Survey e Google, com 1000 brasileiros que estão em algum relacionamento e que vão presentear na data, revelou que 28% dos entrevistados consideraram difícil, muito difícil ou impossível escolher o presente ideal, e que as buscas pela data começam a aquecer apenas cerca de uma semana antes do evento.Essa dificuldade é um dos principais motivos pelos quais algumas pessoas não se presenteiam em datas comemorativas. A pesquisa também mostrou que a dificuldade na escolha do presente é mais comum entre homens do que mulheres.  

Para influenciar os indecisos através do marketing digital, considere implementar campanhas de remarketing personalizadas que lembram os consumidores dos produtos visualizados anteriormente e ofereçam sugestões adicionais com base em seu comportamento de navegação. Além disso, desenvolva quizzes online e ferramentas de recomendação interativas que ajudem os consumidores a identificar o presente ideal com base em preferências específicas. Criar e promover guias de presentes detalhados, segmentados por interesses, estilos e faixas etárias, pode ser extremamente útil. Entre as diversas opções, as categorias que mais ganham destaque são:

  • Moda: roupas, calçados, jóias e acessórios.
  • Beleza e perfumaria.
  • Eletrônicos: celulares e smartphones.
  • Experiências: cestas, flores, viagem, spa, jantar e massagem.
  • Eletrodomésticos e eletroportáteis.
  • Itens para casa: móveis, decoração, cama, mesa e banho.

Bruno Cunha, COO da Kipiai, empresa especializada em marketing de performance, afirma que "para alcançar o sucesso durante o período do Dia dos Namorados, o e-commerce deve priorizar a criação de experiências, incluindo recursos como tours virtuais por coleções exclusivas e vídeos explicativos sobre os produtos. Além disso, a personalização da jornada do cliente é essencial, fornecendo recomendações individuais com base em suas preferências. Por fim, investir em estratégias de marketing omnichannel, que integrem perfeitamente os canais online e offline, pode potencializar o alcance e impacto das campanhas promocionais, aqui estão algumas dicas:

  • Auxilie os compradores de última hora: com recomendações e com soluções de click & retira e entrega rápida, reforço de atendimento físico e logística na semana.
  • Promover categorias relacionadas ao celebrar fora de casa: moda, beleza e acessórios. Além de artigos relacionados à viagem, como malas e auto-peças.
  • Ampliar o foco da comunicação e das promoções: para incluir casados, além de pessoas solteiras que querem aproveitar as ofertas para comprar algo para si ou familiares.

Bruno Cunha - Sócio-fundador e COO da Kipiai, é formado em Engenharia pela Poli – USP. É responsável pelo planejamento e execução dos processos de mídia e pela construção das diretrizes de atendimento aos clientes.
  


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