Pesquisar no Blog

quinta-feira, 6 de junho de 2024

Copa do Mundo Feminina no Brasil: quais ganhos econômicos o evento trará ao país?

O Brasil será o país sede da Copa do Mundo Feminina de 2027. Será a primeira vez em que o evento acontecerá em uma nação sul-americana. Um evento dessa grandeza traz muita publicidade internacional e deve aumentar o setor do turismo. Mas quais ganhos econômicos a copa traria ao Brasil? 


Segundo o professor e coordenador do Centro de Estudos em Finanças da Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado (FECAP), Ahmed El Khatib, a Copa do Mundo Feminina de Futebol tem o potencial de gerar um impacto financeiro significativo no Brasil. 

“Com a crescente visibilidade e interesse no esporte, a competição pode impulsionar a economia brasileira através de diversos canais, como o aumento do turismo, investimentos em infraestrutura esportiva e patrocínios. Além disso, a realização do evento pode estimular o crescimento do futebol feminino no país, atraindo mais investimentos e oportunidades para as atletas, o que contribui para o desenvolvimento do esporte e da indústria relacionada”, afirma. 

Na opinião do docente, a expectativa é que a Copa do Mundo Feminina de 2027, sediada no Brasil, traga benefícios econômicos substanciais, fortalecendo a posição do país no cenário esportivo internacional, além de impulsionar a participação feminina no futebol.
 

Levantamento feito pelo professor aponta que Copa do Mundo Feminina gerou impactos significativos em outros países que sediaram o evento recentemente:  

- Na Austrália, sede da Copa de 2023 junto com a Nova Zelândia, são esperados mais de 55 mil turistas estrangeiros para assistir às 35 partidas, o que deve adicionar US$ 159 milhões (cerca de R$ 800 milhões) na economia do país; 

- Para a Copa de 2023, a Austrália liberou A$ 357 milhões (aproximadamente R$ 1,2 bilhão) para projetos diversos, como mudanças na infraestrutura dos estádios para torná-los mais inclusivos para mulheres. Atualmente, apenas 41% dessas estruturas no país são pensadas para o público feminino; 

- O plano de legado da Austrália para a Copa de 2023 inclui ainda o aumento de 150% no patrocínio entre 2020 e 2023 e apoio e recursos para desenvolver o futebol feminino, com expectativa de beneficiar 2 milhões de pessoas.
 

COPA PODE GERAR R$ 1,5 BILHÃO AO BRASIL  

Para o Brasil, sede da Copa do Mundo Feminina de 2027, a expectativa é de que o evento possa gerar impactos positivos na economia e no desenvolvimento do futebol feminino no país na mesma proporção dos demais países, algo em torno de R$1,5 bilhões para a economia nacional. 

O professor aponta que a Copa do Mundo Feminina poderá contribuir significativamente para a profissionalização do futebol feminino no Brasil de diversas maneiras:
 

Maior visibilidade e interesse do público: a realização da Copa do Mundo em 2027 irá gerar uma enorme atenção e cobertura midiática para o futebol feminino no Brasil. Isso pode aumentar o interesse e o engajamento do público, atraindo mais torcedores e fãs para o esporte;
 

Investimentos na seleção nacional: com a Copa do Mundo, a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) tem destinado mais recursos para a preparação e o desenvolvimento da seleção feminina. Isso inclui melhores condições de treinamento, salários e estrutura para as jogadoras;
 

Impacto nos clubes: o maior destaque e investimento na seleção feminina pode inspirar os clubes brasileiros a também investirem mais em suas equipes femininas, buscando profissionalizar a modalidade. Isso pode levar a melhores salários, estrutura e oportunidades para as atletas;
 

Políticas públicas e incentivos: o Ministério do Esporte tem indicado que a Copa do Mundo Feminina será um foco de políticas públicas em 2027, buscando promover a equidade de gênero e o fortalecimento do futebol feminino no país. Isso pode resultar em mais incentivos e programas de apoio à modalidade;
 

Mudança cultural e combate ao preconceito: a maior visibilidade e valorização do futebol feminino durante a Copa do Mundo pode ajudar a combater o preconceito histórico que a modalidade enfrentou no Brasil, contribuindo para uma mudança cultural em relação à participação das mulheres no esporte. 

“A realização da Copa do Mundo Feminina de 2027 no Brasil representa uma oportunidade única para impulsionar a profissionalização e o desenvolvimento do futebol feminino no país, com impactos positivos em diversos aspectos”, completa El Khatib.
 


DISPARIDADES ENTRE ATLETAS HOMENS E MULHERES  

A análise dos valores movimentados entre o futebol masculino e feminino no Brasil revela disparidades significativas em diversas áreas. No futebol feminino, apesar do crescimento, os valores ainda são substancialmente menores em comparação com o futebol masculino.
 

Confira algumas disparidades de prêmios e patrocínios:  

- Na Copa do Mundo Feminina, as jogadoras recebem consideravelmente menos em prêmios do que os jogadores na Copa do Mundo Masculina, com uma diferença de US$ 330 milhões; 

- A análise das contas financeiras do Canada Soccer mostra que a federação gasta mais em times nacionais de futebol masculino do que em times femininos, com um gasto de US$ 11 milhões para os times masculinos e US$ 5,1 milhões para os times femininos em 2021. A seleção feminina do Brasil, por exemplo, receberá quase R$ 8 milhões por premiação e metas atingidas na Copa América; 

- O futebol feminino tem mostrado evolução nos valores de vendas de atletas, com um exemplo no futebol brasileiro de três atletas sendo vendidas por R$ 9,49 milhões em 2023, representando 30% do total movimentado. Em contraste, o futebol masculino movimenta um total de R$ 52,9 bilhões na economia brasileira, com a CBF, federações e clubes respondendo por R$ 11 bilhões dessa movimentação. 

“Esses dados evidenciam a disparidade nos valores movimentados entre o futebol masculino e feminino no Brasil, abrangendo prêmios, patrocínios, vendas de atletas e impacto econômico geral, refletindo desafios persistentes em alcançar equidade financeira e reconhecimento no esporte. Além disso, as diferenças salariais são gritantes entre homens e mulheres e a justificativa dada pelos patrocinadores e clubes de futebol é o menor retorno das vendas de camisas, ingressos e planos televisivos; quando comparados com o futebol masculino”, finaliza o professor da FECAP.



Ahmed Sameer El Khatib - Doutor em Administração de Empresas, Doutor em Educação, Mestre em Ciências Contábeis e Atuariais pela PUC/SP e graduado em Ciências Contábeis pela USP. É pós-doutor em Contabilidade pela Universidade de São Paulo e pós-doutor em Administração pela UNICAMP. É professor e coordenador do Centro de Estudos em Finanças da Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado (FECAP) e professor adjunto de finanças da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Foi chefe geral do orçamento da Secretaria Municipal de Finanças de São Paulo entre os anos de 2016 e 2019.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados