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terça-feira, 4 de junho de 2024

Como a IA impulsiona a inovação na indústria da beleza?

Como a IA impulsiona a inovação na indústria da beleza?   

 

De acordo com um estudo da Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (ABIHPEC), o Brasil é o segundo maior mercado no ranking global de países que mais lançam produtos. Não à toa, as companhias estão cada vez mais investindo em tecnologias alimentadas por inteligência artificial para aprimorar a experiência do cliente, personalizar produtos e otimizar processos. Essas ferramentas possibilitam a coleta, organização, análise e interpretação de dados, promovendo uma compreensão mais aprofundada do comportamento do consumidor, permitindo a oferta de produtos de forma precisa.  

Segundo estudo da Forrester, 77% dos consumidores recomendam e estão dispostos a pagar mais por um serviço ou experiência personalizada. No segmento da beleza, assim como em diversos outros setores, a inteligência artificial desempenha um papel crucial ao coletar e analisar grandes volumes de informações de maneira rápida, identificando padrões e tendências. A tecnologia permite uma abordagem mais individualizada, otimizando a jornada de compra e tornando-a mais agradável. Como resultado, os consumidores podem receber recomendações de produtos que atendem exatamente às suas necessidades e preferências, garantindo um atendimento totalmente único. 


Principais obstáculos da IA na indústria da beleza  

A inteligência artificial tem revolucionado a indústria da beleza. No entanto, sua implementação ainda enfrenta desafios, como a coleta e o gerenciamento de dados de forma eficiente por parte do time.   

Nesse sentido, investimentos em infraestrutura e talentos especializados se tornam essenciais para superar os desafios. Além disso, parcerias com especialistas externos, que possuem profunda experiência na solução tecnológica e no segmento de cosméticos, também podem ser extremamente vantajosas.  

  

Case de sucesso  

Um exemplo de como a inteligência artificial tem sido utilizada dentro da indústria de beleza é o case da L'Oréal, líder global em cosméticos, que adquiriu a ModiFace em 2018, uma ferramenta especializada em IA e realidade aumentada. Desde então, a companhia vem criando cada vez mais oportunidades de experimentação de produtos que oferecem aos clientes um valor real na fase de tomada de decisão de compra.  

Os recursos dessa solução fazem o diagnóstico digital da pele, usando históricos de selfies para avaliar com precisão e oferecer sugestões de cuidados sob medida. Além disso, foi lançado o Perso, dispositivo que usa IA para criar itens personalizados com base na temperatura e no mapeamento da pele do usuário. As primeiras experiências de maquiagem com RA da multinacional, lançadas em 2019, dobraram o tempo de permanência no site e triplicaram a conversão. O objetivo da L'Oréal foi dar um passo importante na reinvenção da experiência de beleza, os resultados irão moldar a indústria nas próximas décadas.  

É evidente que a inteligência artificial está redefinindo a maneira como as empresas se relacionam com os consumidores e desenvolvem seus produtos. Ao aprofundar a compreensão do comportamento do consumidor e oferecer uma experiência mais personalizada, a IA não apenas aprimora os processos existentes, mas também abre novas portas para a inovação na indústria da beleza. No entanto, sua implementação eficaz requer investimentos significativos em infraestrutura e talentos especializados, bem como parcerias estratégicas para garantir a expertise necessária.    

 

Jadi Leme - executivo de vendas da 4intelligence, empresa especialista na tomada de decisão para negócios através de dados, inteligência artificial e planejamento integrado - 4intelligence@nbpress.com.br


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