Dinamismo, criatividade, diversidade, flexibilidade e interatividade são atributos desses jovens profissionais que acreditam ter aspirações de carreira mais intensas do que as demais gerações (46%), segundo o estudo global Workmonitor 2024
Além disso, mais da metade (55%) da
Geração Z acredita não poder ser autêntico no trabalho e 67% escondem
traços de suas personalidades
A Geração Z está em ascensão, não somente ingressando no mercado de trabalho, mas também assumindo cargos de liderança. De olho nesses profissionais e diante de um cenário bastante dinâmico e com muitas particularidades, a Randstad, empresa líder em soluções completas de recursos humanos, traz dicas valiosas e orientações essenciais para empresas e recrutadores que desejam superar os paradigmas corporativos, compreender melhor as novas expectativas do mercado, assim como atrair e reter esses jovens talentos. De acordo com o estudo Workmonitor 2024, realizado pela consultoria global, aproximadamente metade da Geração Z (46%) acredita que suas aspirações de carreira são mais intensas do que as demais gerações, e uma parte significativa relata que ainda não se sente compreendida pelas organizações (40%), o que pode gerar um grande desafio no ambiente corporativo.
“Os talentos estão à procura de empresas com
ideais semelhantes aos seus, onde possam ser eles mesmos e trabalhar em
conjunto com os empregadores. Porém, o estudo revela que 67% ainda escondem
traços de suas personalidades e, mais da metade (55%), não se sente confortável
em mostrar sua autenticidade no trabalho. Por essas e outras características,
para atrair e reter esses talentos da Geração Z, será fundamental que as
empresas entendam e se adaptem à uma série de peculiaridades, como abordagens
mais inovadoras, investir em um ambiente de trabalho flexível, promover a
diversidade e a inclusão, e oferecer oportunidades de desenvolvimento
profissional contínuo”, diz Cindy Oliveira, gerente de recrutamento e seleção
da Randstad Digital no Brasil.
Perfil dos profissionais da Geração Z
Quem são
O primeiro passo é entender quais são as principais
características dessa geração e qual sua expectativa no mundo do trabalho. Obviamente, é uma
geração diversa com indivíduos autênticos. Mas, de maneira geral, por serem nativos digitais, possuem atributos
que fazem parte de
suas vidas desde a infância. Dominam smartphones, redes sociais e plataformas
on-line com naturalidade e como ninguém. Por isso, dinamismo, criatividade e
interatividade são palavras que definem bem esse perfil de talentos.
O que buscam
Trata-se de uma geração que procura por empresas que tenham
missões e valores atrelados ao que consideram importante, com propósito claro e
compromisso social, flexibilidade no trabalho e qualidade de vida. Além disso,
buscam por oportunidades que ofereçam desenvolvimento profissional, acesso à
tecnologia e uma remuneração atrativa.
Como se comunicam
Por serem hiperconectados, buscam informações e se comunicam de
forma instantânea, preferencialmente online. Por isso, valorizam a rapidez, a
eficiência e a conveniência.
Os desafios
Os principais desafios ao lidar com a Geração Z incluem entender suas preferências, lidar com sua ansiedade por reconhecimento e manter um ambiente atualizado com as tendências tecnológicas. Eles esperam acesso a ferramentas e plataformas modernas, pois valorizam a autonomia, a criatividade e a capacidade de promover inovação no trabalho.
Prender a atenção
deles por muito tempo e atender à dinâmica de ter tudo de forma instantânea,
seja informação, conteúdo ou entretenimento, também gera desafios constantes,
principalmente para as lideranças das empresas que contam com equipes
multigeracionais.
Processos seletivos
O processo
ideal para estes jovens é eficiente, inovador, ágil e personalizado. Isso
envolve o uso de comunicação digital, transparência sobre a cultura da empresa,
simplificação do processo de candidatura, fornecimento de feedback a cada etapa
do processo e realização de entrevistas virtuais.
Onde encontrá-los
Além dos canais tradicionais de atração, como banco de talentos,
redes profissionais, como LinkedIn, a Geração Z também gosta de utilizar outras
ferramentas, como o X (antigo Twitter) e o TikTok, na busca por oportunidades.
Esses canais têm um potencial único para mostrar os bastidores do trabalho,
além de fornecer dicas de carreira de forma mais descontraída, atraindo a
visibilidade da Geração Z para as oportunidades abertas.
Dicas e dados do estudo Workmonitor
2024 da Randstad que podem ajudar empresas e recrutadores a
entender e encontrar os melhores talentos da Geração Z:
1. Tecnologia é mais do que uma ferramenta, é uma extensão
de si: 69%
da Geração Z espera que as empresas utilizem as tecnologias mais recentes para
otimizar o trabalho e já estão testando caminhos e ferramentas para se
capacitarem.
2. Ofereça propósito e esteja comprometido com causas
sociais e ambientais:
47% da Geração Z não aceitaria um emprego se a empresa não estivesse alinhada
com seus valores sociais e ambientais.
3. Flexibilidade e autonomia são essenciais: trabalho remoto é inegociável para
48% da Geração Z.
4. Forneça feedback constante e personalizado: mais de um quarto
dos jovens da Geração Z ainda sente que não pode compartilhar suas opiniões
livremente, por isso, é extremamente importante ouvi-los, ter conversas
constantes, que sejam construtivas para o desenvolvimento pessoal e
profissional.
5. Ofereça aprendizado contínuo e desenvolvimento pessoal: para 80% desta geração, a
qualificação e o desenvolvimento são importantes em seus empregos atuais e
futuros, e 48% priorizam mais o treinamento e o desenvolvimento quando
comparado aos profissionais mais experientes.
“Valorizar as características distintivas e contratar profissionais da Geração Z requer uma abordagem holística e adaptativa. As empresas precisam abraçar a mudança e cultivar uma cultura que promova a diversidade, a inclusão e o propósito. Somente assim será possível garantir o sucesso das organizações no futuro”, complementa Cindy.
Para ter acesso ao estudo completo Workmonitor 2024, clique
aqui.
Workmonitor da Randstad
A pesquisa foi realizada entre 23 de outubro e 11 de novembro de 2023 com 27 mil profissionais na Alemanha, Argentina, Austrália, Áustria, Bélgica, Brasil, Canadá, Chile, China, Dinamarca, Espanha, Estados Unidos, França, Grécia, Holanda, Hong Kong, Hungria, Índia, Itália, Japão, Luxemburgo, Malásia, México, Nova Zelândia, Noruega, Polônia, Portugal, Reino Unido, República Tcheca, Romênia, Singapura, Suécia, Suíça, Turquia.
Randstad - líder em recrutamento e soluções completas de recursos humanos.
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