Mudanças impulsionadas pela Inteligência Artificial (IA) caminham
a passos largos, e de maneira acelerada, para empresas e negócios de múltiplos
segmentos. No marketing, o cenário nos apresenta uma verdadeira revolução, com
uma variedade de ferramentas e recursos que podem ajudar as companhias a
alcançar seus objetivos de forma mais eficaz e eficiente. O que já mudou ou
ainda mudará envolve a forma como os clientes são entendidos, direcionados,
envolvidos e, consequentemente, retidos.
Sendo mais específica, a transformação digital vivida pelo
marketing envolve capacitar as companhias a impulsionar o crescimento dos
negócios, melhorar as experiências dos clientes e permanecer à frente da
concorrência em um ambiente de mercado cada vez mais competitivo e orientado por
dados. É por conta destas amplas bases de informações, aliás, que as redes
sociais, as pesquisas, o trabalho criativo, o posicionamento da marca e as
percepções da realidade estarão na base do trabalho dos CMOs (Chief Marketing
Officers) e suas equipes daqui para frente.
Tal tendência foi exposta em um recente estudo conduzido pela
Gartner, no qual foram oferecidas cinco previsões e tendências que a IA traz
para o marketing, de 2024 em diante. De acordo com o levantamento, a adoção
ampla dessa nova tecnologia oferece novas possibilidades de abordagem, da
comunicação do valor da marca, ou até uma gama ampla de variantes que poderão
ser mensuradas em pesquisas de comportamento feitas com a ajuda da IA.
Em resumo, os pesquisadores apontam cinco
tópicos centrais para o melhor aproveitamento da IA no
marketing:
- Estabeleça o aprimoramento da IA Generativa para
criativos internos;
- Invista em equipes multifuncionais para garantir que
todo o conteúdo da marca esteja de acordo com as diretrizes;
- Reoriente as estratégias de aquisição e fidelização de
clientes para compensar o desgaste da mídia social;
- Audite e teste como as experiências sem IA impactam o
envolvimento da marca;
- Desenvolva pesquisas de marca exclusivas para garantir
menções na pesquisa de IA Generativa.
Essas tendências de trabalho por resultados otimizados contemplam
alguns usos bastante conhecidos, e que já estão em andamento. São ao menos sete
áreas de destaque em que a IA auxilia no trabalho diário das companhias, e aqui
o marketing pode se beneficiar de maneira decisiva.
1. Automação de tarefas repetitivas: A IA pode automatizar tarefas
repetitivas, como a criação de relatórios, o gerenciamento de mídias sociais e
a segmentação de leads. Isso libera tempo para que os profissionais de
marketing se concentrem em tarefas mais estratégicas e criativas.
2. Personalização: A IA pode ser usada para segmentar anúncios com mais precisão
para os clientes que mais provavelmente se interessarão por eles. Tal
personalização pode ser usada em todos os canais de marketing. Isso inclui a
criação de conteúdo personalizado, a entrega de anúncios direcionados e a
oferta de suporte ao cliente personalizado.
3. Chatbots: Os assistentes virtuais embarcados com IA podem ser usados para
fornecer suporte ao cliente 24 horas por dia, sete dias por semana e para
responder às perguntas dos clientes em tempo real.
4. Análise de dados: A IA pode ser usada para analisar grandes conjuntos de
dados de clientes para identificar tendências e padrões. Isso pode ajudar as
empresas a entender melhor seus clientes e a tomar decisões de marketing mais
informadas.
5. Otimização de campanhas: A IA pode ser usada para otimizar
campanhas de marketing em tempo real. Isso pode ajudar as empresas a melhorar o
desempenho de suas campanhas e a aumentar o ROI (Retorno sobre o Investimento).
6. Previsão de comportamento do cliente: A IA pode ser usada para prever o comportamento
do cliente. Isso pode ajudar as empresas a identificar quais produtos ou
serviços são mais propensos a serem de interesse para seus clientes e a
direcionar suas campanhas de marketing de forma mais eficaz, gerando
recomendações de produtos de maneira pessoal e individualizada.
7. Análise de sentimento / ação nas mídias sociais: A IA pode ser usada para analisar o
sentimento das mídias sociais para identificar como o público se sente sobre
uma marca ou produto.
O fator humano
Uma vez que a tecnologia tome conta de pontos estratégicos e
sensíveis da operação, o lado humano e criativo de CMOs e seus times estará
liberado para atingir novos patamares de geração de resultados ímpares. Como
aponta o Gartner, a IA vai demandar o aumento de gastos com talentos criativos,
e não a redução. Além disso, 80% dos postos criativos avançados deverão ter a
IA Generativa no seu escopo, o que deve gerar uma disputa pelas melhores
mentes.
Como se vê, a chave para líderes é enxergar como a IA pode
beneficiar as necessidades da sua empresa e da área de atuação dela,
direcionando os esforços das suas equipes por variáveis criativas e
diferenciadas. Sejam textos, imagens, vídeos ou influenciadores virtuais: o
engajamento em torno de uma mensagem ou de um valor possui infinitas
possibilidades de chegar ao seu público-alvo, sejam clientes já conhecidos ou
novos consumidores em potencial. O que não muda é a demanda pela construção de
confiança, que passa pela autenticidade e pela verdade (a IA, se não utilizada
da melhor forma, pode ferir isso).
Todavia, nem todas as cartas estão na mesa (ainda). Estamos apenas
no início de um processo que não nos mostra um fim no horizonte – e isso é
ótimo. Para não deixar dúvidas, ofereço quatro passos para um exercício que
poderá, no curto, médio e longo prazo, lhe indicar como a IA poderá impactar no
marketing da sua empresa. Acompanhe:
- Comece com um projeto piloto: Dê o pontapé inicial com um projeto piloto para testar a IA
e ver como ela pode ser usada para melhorar seus resultados de marketing.
- Escolha a ferramenta certa: Existem muitas ferramentas de IA disponíveis no mercado. É
importante escolher a ferramenta certa para suas necessidades específicas.
- Treine sua equipe: É importante treinar sua equipe sobre como usar IA no
marketing.
- Monitore seus resultados: É importante monitorar seus resultados para ver como a IA
está impactando seus resultados de marketing.
As transformações a cada nova geração da IA – uma atualização de
impacto do ChatGPT, por exemplo, é esperada ainda neste ano – não vão parar tão
cedo. Por isso, pior do que o medo de tornar-se obsoleto é não abraçar as
oportunidades que nos permitam atingir um patamar de destaque na nossa área de
atuação. Como parte de uma companhia global de transformação digital, trato
isso como um mantra diário.
Danielle Oliveira Lopes - Diretora de
Marketing & Comunicação Latam da GFT Technologies
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