Pesquisar no Blog

segunda-feira, 15 de abril de 2024

76% dos cânceres de cabeça e pescoço são descobertos em fase avançada, diz oncologista

Freepik
Esses tumores causam 10 mil mortes por ano no Brasil, de acordo com o Ministério da Saúde


O câncer de cabeça e pescoço é o quinto tipo mais incidente no Brasil e causa cerca de 10 mil mortes por ano, de acordo com dados do Ministério da Saúde. Ele se desenvolve na cavidade oral, faringe, laringe e tireoide e pode atingir os seios da face, glândulas salivares e linfonodos localizados no pescoço. 

A preocupação dos especialistas para essa doença é a falta de informação a respeito dos sintomas, que podem ser confundidos com doenças comuns e recorrentes, como por exemplo gripe ou dor de garganta. 

“Os sintomas de alerta para procurar um especialista são o surgimento de lesões na cavidade oral ou nos lábios, que apresentem sangramento ou estejam crescendo, manchas vermelhas ou esbranquiçadas na língua, gengivas e demais regiões da boca, nódulos no pescoço, rouquidão, entre outros”, afirma o Dr. Fábio Feio, oncologista do Instituto Paulista de Cancerologia (IPC) e especialista neste tipo de câncer. 

Tabagismo, consumo de bebidas alcoólicas, exposição ao sol e gordura corporal excessiva são os principais fatores de risco quando se trata desse tumor. A infecção pelo vírus HPV também está relacionada com casos que afetam a orofaringe. 

O médico do IPC também afirma que 76% dos cânceres de cabeça e pescoço são descobertos em fase avançada: “Isso impacta o tratamento e a mortalidade da doença, que se diagnosticada precocemente, tem 80% de chance de cura”, comenta o Dr. Fábio.
 

Tratamento 

Os tratamentos para os tumores que envolvem as áreas de cabeça e pescoço consistem na realização de cirurgias, radioterapia combinada ou não com quimioterapia e a utilização de imunoterapia a depender do estágio da doença após avaliação médica especializada. 

O oncologista do IPC ainda salienta que muitos casos precisam também de suporte nutricional, reabilitação de fonoaudiologia e mudanças bruscas no estilo de vida, caso o paciente seja fumante, sedentário e consumidor assíduo de bebidas alcoólicas. 

“A vacinação das crianças contra o HPV, entre os 9 e os 14 anos, também é muito importante para evitar o surgimento. Se atentar para qualquer alteração nas regiões mencionadas e visitar regularmente dentistas e especialistas é essencial”, finaliza o Dr. Fábio Feio.

 

Instituto Paulista de Cancerologia (IPC)


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados