Estudo global da
FleishmanHillard apurou que 71% deles estão mais propensos a recomendar uma
empresa, em vez da taxa média de 45%, e para 32% deles é importante o CEO tomar
uma posição sobre as questões relacionadas à desigualdade racial
Pela primeira vez na história temos uma
geração conectada pelo comportamento de vida e mentalidade e não pela faixa
etária: Geração C. Conexão, curadoria, criatividade e comunidade esses são os 4
C’s que unem essa geração, de acordo com o relatório "Gen C: Nova Sensatez
Virtual", estudo inédito realizado pela FleishmanHillard, agência global
líder em Relações Públicas. O levantamento explora uma nova mudança cultural e
traz percepções sobre como nossos comportamentos e expectativas de marca estão
se transformando em meio à pandemia e devem permanecer no pós-covid.
Neste cenário 73% dos entrevistados dizem que a pandemia mudou a forma como
eles veem o mundo, 52% pretendem que as mudanças em seus comportamentos de
compra continuem quando a pandemia acabar, 39% estão se exercitando mais e 26%
pararam de comprar delivery não saudáveis.
Geração C e o relacionamento com as marcas
A mudança de onde e como socializar, divertir, comprar e consumir está
colocando diferentes demandas nas indústrias e continuará fazendo isso. Seja
facilitando novos hobbies ou ajudando na aquisição de habilidades, as marcas
precisam pensar estrategicamente sobre como criar impressões que podem se
tornar associações positivas. O levantamento identificou 306% maior valor
vitalício em clientes com relacionamento emocional com uma marca; e 71% mais
propensos a recomendar uma empresa, em vez da taxa média de 45%.
Digital ou não, a pandemia oferece uma oportunidade de simplesmente pensar fora
da caixa. As marcas estão sendo aplaudidas (e vaiadas) sobre se estão atendendo
às expectativas de necessidade e união social: 62% das pessoas consideram como
uma empresa se comporta ao responder a questões de raça ou gênero antes de
comprar produtos e 32% dizem que é importante para o CEO tomar uma posição
sobre as questões relacionadas à desigualdade social.
"A Gen C busca conexões autênticas e se envolve em todas as telas e
mídias, ou seja, não há uma receita de como alcançá-los. Terão mais chances de
conquistar o engajamento autêntico dos consumidores, as marcas que apostarem em
amplificar seus valores em torno de inclusão e propósito", informa
Alessandro Martineli, diretor geral da FleishmanHillard.
Comportamento de compra da Geração C
Com o consumo priorizado de acordo com as necessidades mais básicas, houve o
aumento da compra de categorias ter prioridade sobre a compra de marcas. Os
consumidores estão comprando ativamente produtos de origem local e artesanais,
enquanto apoiam as lojas da comunidade. As categorias de produtos com a maior
taxa de teste para novas marcas são: 24% bens embalados e bebidas; 20% produtos
de higiene doméstica; 13% alimentos frescos e orgânicos; e 13% produtos de
cuidado pessoal.
Nas redes sociais, o relatório identificou que 25% das postagens referentes à
compra online durante a pandemia foram relacionadas a problemas com entrega,
estoque e disponibilidade. Sobre o comportamento de consumo: 70% continuariam
com a frequência de pedidos de delivery pós-pandemia; 33% têm ou planejam
apoiar empresas locais durante a pandemia; e 36% utilizaram serviço de entrega
ou retirada.
Prioridades da Geração C
O levantamento ainda mostra que 16% das pessoas ouvidas planejam jogar menos
videogames, passar menos tempo nas redes sociais, consumir menos TV ou filmes e
não comprar itens não essenciais online, na contrapartida 20% dizem que
planejam assistir a mais cobertura de notícias, mais serviços de streaming e
vídeos; 26% planejam continuar socializando com a família; e 40% planejam
continuar se exercitando após a pandemia.
No tripé vida,
trabalho e sociedade, a Gen C encontrou novas maneiras de viver, eles
substituíram sucesso por equilíbrio, mobilidade por mutualidade, consumo por
cultura e crescimento por propósito. A pandemia acabará por desaparecer, mas as
memórias e emoções em torno de como as marcas agiram durante esse período não
desaparecerão facilmente. Confira outros dados desse relatório pelo link http://web.fleishman.com.br/geracao-c.
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