Pesquisar no Blog

quinta-feira, 5 de novembro de 2020

SBGG alerta para uma das doenças que mais afetam adultos acima dos 65 anos: a Diabetes

De acordo com a pesquisa “Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico” ( Vigitel) 2018, mais de um terço das pessoas com diabetes têm mais de 65 anos. O mês de novembro, marcado pela prevenção ao câncer de próstata, também é utilizado para a prevenção ao diabetes, sendo também conhecido como Novembro Diabetes Azul. 

"O dia 14 de Novembro, Dia Mundial do Diabetes, nos traz um alerta importante: a doença demanda cuidados diferenciados com a população idosa. Isso porque, nesta fase da vida, a diabetes pode coexistir com doenças relacionadas à idade, como as cardiovasculares e as neurodegenerativas, e além de outros problemas como depressão, quedas e fraturas", orienta o Dr Carlos André Uehara, Presidente da Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia (SBGG). 

Outra razão para o aumento da incidência de diabetes nas pessoas com mais de 65 anos é a diminuição da produção de insulina que acarreta em mais açúcar na corrente sanguínea e na consequente sobrecarga do pâncreas. Além disso, é nessa fase da vida em que há redução da prática de exercícios, muitas vezes, devido à diminuição da massa muscular, ou sarcopenia. 

No Brasil, há mais de 16,5 milhões de pessoas com a doença e de acordo com a Sociedade Brasileira de Diabetes - SBD (2019), metade desconhece o diagnóstico. Já os dados divulgados pela International Diabetes Federation - IDF (2019), apontam um aumento de 55% até 2045, ou seja, 49 milhões de novos casos. 

A Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia (SBGG) se coloca à disposição da imprensa para esclarecer as características do diabetes, bem como aspectos do tratamento da doença na população idosa.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados