Novembro é o mês das ofertas. Tradicionalmente, lojas do mundo inteiro baixam os preços para a Black Friday - que, este ano, acontece no dia 27/11. No Brasil, a expectativa é que os resultados superem o recorde de vendas online de 2019. Contudo, a grande novidade de 2020 será a presença dos pagamentos instantâneos e sem tarifas via PIX que começam a funcionar a partir da segunda-feira (16). Assim, esta Black Friday vai antecipar a maneira como faremos compras daqui para frente.
De acordo com análise global realizada pelo
Facebook, apesar do início da flexibilização do comércio, as vendas online
continuam em alta. Outra tendência, é que 73% dos consumidores criaram o hábito
de comprar de pequenos negócios. Deste modo, o impacto do PIX representará uma
revolução para estes artesãos, pessoas físicas e microempreendedores
individuais (MEIs) que poderão receber pagamentos 24 horas por dia e 7 dias por
semana sem que o cliente tenha que pagar tarifa pela transferência - um ganho
de competitividade.
Por isso, a experiência desta primeira Black (PIX)
Friday poderá dar indícios sobre como o consumidor vai estruturar os gastos com
a nova tecnologia bancária. Mas isso não é tudo, a partir de 30 de novembro
será a vez do Brasil entrar na primeira fase do open banking. Na prática, o
consumidor poderá compartilhar seu histórico entre diferentes instituições. A
nova era deve abalar os pilares das instituições financeiras tradicionais -
acostumadas com cobranças por serviços simples -, uma vez que o consumidor
ganhará muito mais mobilidade e opções com o crescimento das fintechs.
O usuário-final será o principal beneficiário desta
competição entre instituições bancárias e fintechs. O mercado prevê a criação
de novos serviços, crédito mais barato, a diminuição da circulação do dinheiro
físico e até mesmo de cartões. Obviamente, toda mudança impõe desafios e, por
isso mesmo, a evolução da tecnologia bancária caminha lado-a-lado à
cibersegurança. Além disso, o consumidor estará amparado pela Lei Geral de
Proteção de Dados (LGPD) que entrará em vigor para garantir a segurança das
informações pessoais que já compartilhamos diariamente.
Nesse sentido, a temporada de compras de final de
ano que tem início com a Black Friday será o grande laboratório destes novos
serviços - que aos poucos conquistam a confiança do consumidor. É certo que a
transformação já começa a acontecer - na iminência do PIX e das fintechs, os
bancos tradicionais já investem em serviços de cashback, investimentos mais
rentáveis e menos taxas. Finalmente a tecnologia chegou ao sistema financeiro
para diminuir excessos e garantir que serviços bancários sejam uma escolha e
não mais uma imposição ao cliente.
Juliano Carneiro e André Emídio - sócios do RevoBank
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