Tipo de ferida é
comum em pessoas acamadas e impossibilitadas de mudar de posição
A Sobest - Associação Brasileira de Estomaterapia: estomias, feridas e incontinências realiza em novembro a Campanha “Mude de Lado e Evite a Pressão”, de conscientização sobre as lesões por pressão (LP). Em 19 de novembro, entidades e instituições no Brasil e no exterior celebram o Dia Mundial de Prevenção de Lesão por Pressão”, condição bastante comum em pessoas acamadas e impossibilitadas de mudar de posição. As ações informativas e educativas ocorrem desde 2013, em parceria com a National Pressure Injury Advisory Panel (NPIAP) e a European Pressure Ulcer Advisory Panel (EPUAP).
Durante todo o mês de novembro, a Sobest irá apoiar diversas iniciativas realizadas em hospitais, universidades e clínicas de todo o país, com atividades de conscientização para profissionais de saúde e cuidadores.
“Os pacientes acometidos pela LP sofrem alterações clínicas, dor e danos funcionais relevantes. Há risco de infecções graves, internações prolongadas e morbidade. É nosso papel informar sobre a importância da prevenção e auxiliar na capacitação de profissionais, em especial os enfermeiros estomaterapeutas, para garantir segurança e qualidade de vida”, ressalta a presidente da Sobest, Profa. Dra. Angela Boccara.
A lesão por pressão é uma ferida causada pela interrupção da circulação sanguínea em um determinado local do corpo, geralmente próximo a uma região óssea, em que existe uma pressão contínua. Os locais mais afetados são a região sacral e os calcâneos, sendo que aproximadamente 60% das LP se desenvolvem na região pélvica ou abaixo desta.
A
principal medida preventiva é a mudança de posição do paciente, cuja frequência
deverá seguir os limites de cada pessoa, da pele e do ambiente que a pessoa se
encontra.
SOBEST®
- Associação
Brasileira de Estomaterapia
Nenhum comentário:
Postar um comentário