Gestores e líderes devem ter como uma de suas prioridades o fornecimento de conteúdo de qualidade para os públicos interno e externo
Tão importante quanto reinventar o modelo de
negócios e enfrentar os desafios que uma pandemia implica a um gestor
empresarial, é manter-se firme em seu posicionamento e continuar a disseminar
conteúdos de qualidade que fomentam o endomarketing e a formação de opinião
pública. Em épocas de crise, o setor de marketing acaba por ser um dos mais
prejudicados, pois não é visto como essencial pelas grandes lideranças da
empresa, entretanto, a comunicação é a ferramenta que fará a diferença durante
todo o processo e planejamento futuro.
É importante lembrar que todos os setores foram
afetados, alguns mais que os outros, mas todas as empresas estão a passar por
dificuldades de gestão. Liderar nessa época exige competência e gerenciamento
de informações. Para que o gestor continue a manter a marca como formadora de
opinião no segmento, é preciso que a conexão com o público permaneça contínua
através das redes sociais e presença na mídia tradicional. Para isso, é
necessário planejar o conteúdo e a melhor estratégia para informar ao público
consumidor.
A empresa que estiver a entregar conteúdo de
qualidade e que demonstra vasto conhecimento em sua área de atuação, trabalha
imagem e reputação até nos piores momentos e estará a frente de todas as suas
concorrentes. Contando, claro, que o conteúdo seja bem trabalhado e esteja de
acordo com as demandas de mercado. De acordo com a diretora da WH Comunicação,
Aline Wolff, os gestores não devem esquecer de quem são, principalmente neste
momento de crise: “o marketing existe para vender e comunicar, os líderes que
até o momento se demonstraram grandes formadores de opinião e destaques em suas
linhas de atuação devem continuar a executar o seu trabalho com excelência,
dentro das medidas de segurança”, afirma a gestora.
Para Aline, o marketing de conteúdo reforça a
reputação da empresa e a torna mais forte, principalmente em períodos de crise.
Esse modelo acaba por refletir também no público interno, que sente confiança
na empresa e trabalha para maiores rendimentos. A comunicação interna também
deve ser planejada tão bem quanto a externa, principalmente para comunicar como
a empresa se adaptou às novas regras, qual o modelo de trabalho escolhido e
qual rumo a organização pretende tomar durante e após a pandemia. “Independente
de qual público deseja-se comunicar, o conteúdo continua e continuará sendo o
principal. E o marketing de conteúdo atua como diferencial para a saúde da
empresa em diferentes âmbitos” - completa Aline.
Aline Wolff - Consultoria de Marketing
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