Os desafios dos novos tempos
Todos os empreendedores devem se perguntar neste
momento, o que significa liderança? O que é resiliência? E o que esses dois
termos possuem em comum na administração de um empreendimento de qualquer
natureza ou tamanho?
A Administração clássica tem como tarefas ou
funções básicas o planejamento, a organização, a direção e execução e o
controle das atividades de forma a que não se desviem das metas estabelecidas,
sendo que para garantir a fluidez, estabelece princípios gerais que passam por
divisão de trabalho, disciplina, autoridade, responsabilidade, preponderância
do bem comum em detrimento dos interesses individuais, remuneração, hierarquia,
espírito de equipe, entre outras.
Neste momento, “Vivemos um tempo de incertezas,
causado por uma questão de ordem exclusivamente sanitária a qual não poupou
ninguém, sequer a mais avançada economia do planeta, mostrando-nos claramente
um fato que por muito tempo foi ignorado na visão de governantes e líderes
políticos ao redor do mundo: não existe ninguém melhor que ninguém e não é
possível o alcance de nenhum resultado sem uma ação coordenada e conjunta!”
explica a economista e Master Coach, Penha Pereira.
E neste novo contexto no qual uma grande parcela
das corporações optará pelo trabalho remoto, certamente há uma necessidade de
revisão de estratégias de gestão de riscos internos, com terceiros, com
processos, com as pessoas envolvidas, e além disso tudo, será fundamental que
se reveja o conceito de hierarquia.
Dado este cenário, o que se espera então de um
líder nesses novos tempos, com novos formatos das relações de trabalho, tanto
em nível do espaço físico como nos aspectos contratuais?
- Empatia ao máximo, mesmo através de uma tela. O
contato constante e percepção sobre a pessoa do outro lado, gerará confiança e
segurança nas equipes. Não confundir com cobranças online, que não são sinais
de liderança;
- Transparência, uma vez que, como não é viável
muitos encontros e reuniões para conversas, a liderança e administração
precisam ser diretas e abertas para que todos entendam perfeita e rapidamente o
que se deseja;
- Sensibilidade, pois o líder precisa ter a
habilidade de perceber eventuais dificuldades dos colaboradores, que quando
juntos em um escritório tradicional, auxiliam uns aos outros, mas isolados
ficam com suas necessidades às vezes não atendidas, e podem desfalcar a
produção necessária à corporação;
- Humildade, a consciência de que toda a equipe
está em uma nova situação e ninguém nela domina tudo.
- Disponibilidade e audição, em vista que o gestor
precisa ser aberto às questões trazidas por seus colaboradores e ouvir com
atenção, pois caso contrário o diálogo não surtirá o efeito ideal.
Desta forma, além dos desafios técnicos, o líder deverá
aprender e incorporar habilidades mais ligadas ao emocional, ao humano, com o
passar do tempo, para que o processo seja natural e permita a promoção de
tranquilidade para a continuidade do trabalho e motivação dos colaboradores. “É
muito desafiador para os executivos que lideram, mas lembramos que é justamente
no momento de dúvida ou crises que podemos verificar realmente a força e o
valor de uma pessoa e para ela é exatamente nesse momento que se prova audaz!”,
finaliza Penha.
Penha
Pereira - Economista, Master Coach e gestora de carreira
mariadapenhaapereira@gmail.com
https://www.linkedin.com/in/mariadapenhapereira
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