Já é de conhecimento público a enorme influência que as redes sociais exercem sobre nossas vidas. E, claro, no marketing digital não poderia ser diferente. Atualmente, já é possível notar que milhares de empresas existem somente nessa plataforma, ou seja, vendem e anunciam seus produtos por lá.
Porém, esse fato acabou nos mostrando uma grande
mudança no campo da interação com o cliente: Os serviços de SAC (Serviço de
Atendimento ao Consumidor) devem se aprimorar e isso se deve, principalmente, à
facilidade e rapidez de se mandar uma simples mensagem privada para a vendedora
e, ainda, ser respondido em um tempo muito mais satisfatório. É aí que entra o
papel do verdadeiro profissional de SMM (Social Media Marketing) e SMO (Social
Media Optimization).
Com essa transformação, foi necessário olhar com “mais carinho” para o que a empresa recebe em suas DM's (Direct Message ou Mensagem Direta) ou até nos comentários dos anúncios de seus produtos. E para mapear e ter uma média do que realmente os consumidores estão pensando sobre a marca ou determinado produto, é extremamente necessário saber interpretar o que vamos chamar aqui de polarização das ocorrências nas mídias sociais.
E para isso, é importantíssima uma estratégia de social
media que não se resume apenas a posts, mas que também encontre a
melhor maneira de monitorar essas redes de maneira a reconquistar ou conquistar
ainda mais os seus clientes. Sendo assim, aqui vão alguns exemplos de como
fazer essa análise:
Se você não possui uma agência ou profissional que
cuide disso através de ferramentas específicas do mercado, você pode
manualmente usar os buscadores das próprias redes sociais para pesquisar
termos, frases e hashtags que são de seu interesse monitorar. Ler os
comentários dos usuários e interpretar os sentimentos, identificando se é uma
reclamação ou elogio, por exemplo.
Abaixo um exemplo de ferramenta que utilizamos por
aqui:
Fonte: Relatório de cliente da VTaddone, através da
ferramenta hiPlatform.
E após o monitoramento e coleta de todos esses
dados, é chegada a hora de interpretar cada um deles e fazer uma espécie de
média entre cada tipo comentário.
São eles:
Positivo – Geralmente são elogios ou
reconhecimentos pelo serviço prestado. Cliente que mencionou que usa a marca,
ou faz a ação de marcar alguém aprovando o produto, destacando algo, faz uma
comparação e citação positiva.
Neutro – São dúvidas ou menções
genéricas. Muitas vezes cliente que utiliza um emoji dúbio, sem qualquer texto
acompanhando. Pessoas querendo saber mais sobre o produto, onde comprar,
interação ambígua no conteúdo e marca alguém sem contexto.
Negativo – São críticas ou reclamações.
Comentários críticos ao conteúdo publicado, ou ao produto consumido, com
reclamações de SAC, menção sobre a experiência negativa com a marca.
A fase final consiste justamente em responder esses
comentários, dando uma solução para os insatisfeitos, trazendo-os de volta para
si e agradecer aos satisfeitos, os fazendo comprar mais ainda na sua empresa.
Um exemplo, que posso mencionar é que tivemos uma
situação com um cliente dentista, onde três clientes insatisfeitas foram a um
programa de TV e o apresentador foi até a clínica, fazendo uma matéria que
depois se propagou nas redes sociais. Nesta ocasião, a empresa contornou o
problema, mas o efeito avalanche nas redes foi bastante desafiador. Nos
posicionamos ao lado dos clientes, nos desculpamos, apresentamos as soluções, e
todos os comentários negativos foram respondidos. Esta ação, trouxe mais
credibilidade à empresa. Problemas, mesmo não querendo, são passíveis de
acontecer. Graças ao monitoramento, identificamos as ocorrências rapidamente e
contornamos. A clínica hoje já superou o ocorrido e inclusive abriu outras 3
filiais.
Resumindo, o profissional de Mídias Sociais tem
hoje um papel importantíssimo de identificar estes sentimentos nos maiores
veículos de comunicação hoje do planeta, para efetuar uma ação instantânea de
modo a converter em mais vendas ou sanar possíveis problemas, antes que os
“robozinhos da internet” indexem os comentários negativos aos mecanismos de
buscas, potencializando as situações desagradáveis.
Vinícius
Taddone - (www.vtaddone.com.br) - fundou a VTaddone Studio em 2011 com intuito de ajudar pequenas e medias
empresas que necessitam de Marketing diferenciado para crescimento de receita.
Taddone passou por agências de turismo, e a última, ocupou o cargo de
Coordenador de Marketing por 6 anos. Ele é bacharel em Planejamento de
Marketing, Turismo e possui MBA em Marketing todas conquistadas pela
Universidade Anhembi Morumbi. Possui as certificações em Marketing Digital na
Prática (Endeaver), Java Script, Lógica em Programação e Flash CS3 pela Impacta
Tecnologia e tem experiência em Marketing Workshop na Walt Disney World Resort
em Orlando.
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