Total de
interações no Instagram foi quase 19 vezes maior que no Facebook, revela novo
relatório da Socialbakers feito com base nos maiores perfis de marcas no Brasil
e no mundo
Novo estudo da Socialbakers,
plataforma líder global em soluções para otimização de performance corporativa
em redes sociais, revela que o Instagram ampliou sua liderança sobre o Facebook
durante a pandemia. Em termos de audiência global, a rede social ampliou para
31,2% a vantagem que era de 28% no primeiro trimestre de 2020.
O total de interações no Instagram foi 18,7 vezes maior do que no Facebook
entre os meses de abril, maio e junho. As marcas, no entanto, publicaram mais
conteúdo no Facebook, que recebeu cerca de 70% de todas as postagens dos 50
maiores perfis de empresas, mesmo com a interação nessa rede social sendo muito
menor do que no Instagram.
O Instagram quase bateu seu próprio recorde de interações no final de junho, e
durante o período raramente ficou abaixo de 80%. Já no Facebook, o envolvimento
com as postagens diminuiu significativamente, passando de 100% em março para
50,8% durante os meses de abril, maio e parte de junho, antes de aumentar
novamente no final de junho, quando voltou aos níveis normais. "O
Instagram está se tornando a plataforma de mídia social número um quando se
trata de engajamento de marcas. Quando olhamos para o engajamento em um nível
absoluto, o Instagram tem um alcance maior por marcas do que o Facebook",
explica Alexandra Avelar, country manager da Socialbakers.
No Brasil, a quantidade de postagens feitas tanto no Instagram quanto no
Facebook é quase a mesma. Porém, ao contrário do que ocorre no mundo, a
audiência das marcas ainda é maior no Facebook, mesmo que a quantidade de
interações nessa mídia social seja muito menor do que no Instagram.
"O Instagram teve um aumento de atividade, a plataforma quase atingiu seu pico relativo das interações no final do trimestre. Além disso, vimos um crescimento do público-alvo e interações totais no Instagram das 50 maiores marcas na rede social. Esse panorama mostra que o caminho seguirá positivo para o Instagram no futuro. A plataforma continua sendo altamente eficaz para promover o engajamento e alcançar grandes públicos e é cada vez mais o lugar certo para as empresas se mostrarem de maneira criativa, estimularem engajamento e aumentarem o reconhecimento da marca ", explica Alexandra.
Uma outra descoberta presente no relatório atual da Socialbakers é que os posts
de carrossel, que permitem a publicação de até 10 imagens e vídeos, têm
superado consistentemente a imagem e o vídeo usados separadamente. E, com a
média de 150,5 interações, alcançou o maior engajamento dos últimos 15 meses.
As principais marcas publicaram mais postagens no Facebook, mas o engajamento
nessas postagens não atingiu os números alcançados no Instagram. Conclusões do
novo relatório Social Media Trends Report Q2 2020 da Socialbakers foram feitas
com base nos 50 maiores perfis de marcas do mundo e no Brasil, entre abril e
junho de 2020.
Metodologia do relatório
Os Social Media Trends Reports refletem o banco de dados da Socialbakers no
início do trimestre seguinte ao trimestre do relatório. Os dados são extraídos
uma vez e não são atualizados entre as liberações.
Socialbakers
www.socialbakers.com
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