Entender quais são os desafios financeiros é o primeiro passo para construir uma estratégia de recuperação assertiva
A pandemia causada pelo novo
coronavírus afetou o setor da educação de forma bem dura no Brasil. Muitas
instituições entraram em uma crise sem precedentes e agora começam a olhar para
o futuro, buscando soluções no mundo pós-Covid-19.
Mesmo que a doença ainda não
tenha cura, as organizações estão procurando meios de oferecer seus serviços
educacionais com qualidade e, principalmente, em alta demanda, visto que vários
alunos também estão enfrentando dificuldades para pagar por cursos e
treinamentos.
Então, como será a educação no
mundo pós-Covid? Para que as instituições continuem atuantes e lucrativas no
mundo atual, a Followize,
plataforma de gestão de leads e vendas, lista algumas dicas. Confira:
Transformação
Digital
A transformação digital, por
meio do ensino remoto, será essencial para a educação no mundo pós-coronavírus.
Mesmo que uma cura rápida seja encontrada, as instituições precisam encontrar
meios flexíveis para o ensino presencial.
Assim, o ensino EAD — cada vez
mais — deve ganhar relevância nesse "novo normal". Mesmo que as
pessoas voltem para as salas de aula, é importante achar uma alternativa que
funcione com o mundo parado, como aconteceu no ano de 2020.
O caminho para isso é usar o
melhor da tecnologia para oferecer um ensino de alta qualidade, acessível e que
não dependa — totalmente — da presença física de alunos e professores.
Marketing
digital
O marketing digital também é
uma excelente medida para a educação. Por meio de estratégias online, as
instituições podem administrar melhor seus recursos e gerar leads qualificados
na internet.
Nesse quesito, redes sociais, otimização
SEO, anúncios pagos no Google, campanhas de marketing de conteúdo
e atendimento via WhatsApp podem ajudar na geração
de leads extremamente qualificados e preparados para investir em
conhecimento.
Assim, atuando de forma
totalmente estratégica, o marketing digital pode ser uma opção acessível para
gerar receita recorrente e aproveitar o crescimento na busca por educação a
distância.
Gestão de
leads
A educação também precisa de
gestão de leads para otimizar a conversão das instituições de ensino. Reduzir o
desperdício em propaganda e aumentar as matrículas de alunos são essenciais
para melhorar os resultados.
A tecnologia é uma aliada
importante, já que, por meio de sistemas especializados na gestão de leads, as
empresas de educação podem administrar sua base e oferecer comunicação alinhada
aos discentes. Por sinal, a personalização é essencial para atrair novos alunos
e gerar renda para as instituições.
Renovações
antecipadas com desconto
As renovações antecipadas com
desconto podem ser uma boa estratégia. Essa ação, focada em incentivar os
alunos a pagarem antecipadamente por um curso, pode dar um alívio para o caixa
das empresas.
Além disso, uma vez que um
curso foi pago antecipadamente, o compromisso dos alunos tende a aumentar,
visto que o valor investido não vai ser ressarcido. Então, é importante pensar
em meios diferenciados para incentivar novas matrículas.
Indo além, dependendo da
quantidade de meses de antecipação, os descontos podem se tornar progressivos.
Esta é uma forma de as instituições trabalharem com saldo em conta e não serem
afetadas com a perda maciça de alunos em poucos meses.
Flexibilização
do pagamento
Por sinal, a flexibilização
nas formas de pagamento de cursos e treinamentos precisam ser revistas
urgentemente. Com dificuldades financeiras, mas entendendo a importância dos
estudos, os alunos precisam encontrar meios de estudar sem comprometer todo o
dinheiro.
Assim, mais alunos poderão ter
acesso às instituições de ensino, o que é bom para as empresas, e também para o
país, que ganha com pessoas mais qualificadas e preparadas para o mercado de
trabalho.
Diferentes
modelos de aprendizagem
A educação não pode ser apenas
oferecida no modelo presencial. Novas modalidades de ensino, que mesclem o
presencial com o virtual, ou novos formatos de transmitir o conhecimento além
de um professor apresentando o material por todo o tempo, por exemplo, podem
atrair mais interessados.
Transmitir o conhecimento por
vídeo, texto e áudio, ou por dinâmicas mais práticas, pode ajudar os alunos no
engajamento com os cursos. Assim, uma vez que outra crise surja, esses alunos
poderão brigar mais para permanecerem matriculados e ativos.
Além disso, a dinâmica do
conhecimento também precisa evoluir, ou seja, novos conhecimentos precisam ser
rapidamente absorvidos pelos cursos, visto que em algumas áreas — T.I. e
Marketing, por exemplo — mudam rapidamente de um ano para outro.
Educação no
mundo pós-Covid-19 precisa mudar
É certo que a educação precisa
mudar e evoluir. Os meios tradicionais já não são mais tão indispensáveis como
foram nos últimos 30 anos. As instituições de ensino terão que se reinventar
para conquistar e reter os alunos do futuro. Seja no modelo presencial com
flexibilidade, ou totalmente online e diferente do EAD atual, é certo que as
empresas de educação vão precisar mudar.
Desse modo, a geração de
receita voltará aos patamares pré-pandemia, mas, agora, com uma nova visão de
futuro: que as mudanças adotadas não serão abaladas por crises econômicas ou
outros fatores externos que, eventualmente, possam surgir.
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