Todos fomos surpreendidos por um inimigo invisível
que além de ceifar vidas também está abalando a economia mundial. Nesse cenário
os pequenos e médios empresários são os mais atingidos, alguns setores mais que
outros, mas todos impactados em suas receitas. Empreender sempre foi
desafiador, principalmente no Brasil. Mas e agora José? Sentar e chorar ou
vender lenços? Não é uma decisão simples e tampouco fácil de executar, contudo,
para sobreviver é preciso se reinventar.
Setores que devem se reinventar completamente são
os de eventos, turismo e lazer. Não há protocolo, em um cenário atual, que
esses setores devam crescer ou se recuperar rapidamente após a reabertura, ou
volta da “normalidade”. E aqui surge a primeira dica - busque entender seu
consumidor, o que ele pensa sobre o retorno, quais suas expectativas, que
hábitos ele mudou e pretende manter pós–quarentena. Lembre-se, ele também foi
afetado pela crise, e suas necessidades sociais, emocionais e funcionais também
mudaram. Pesquise, pergunte, quem sabe não surja uma ideia de um novo negócio.
Ser digital tornou-se obrigatório. Se seu negócio
ainda não está no mundo digital, corra que ainda há tempo. De produtos a
serviços, tudo pode ser vendido de forma online, acredite, tudo. Grandes empresas
facilitaram a adesão de pequenos negócios em seus marketplaces, como, por
exemplo: o Magazine Luiza. O Sebrae SP também oferece uma plataforma de venda /
serviços para quem está fazendo os cursos online. Se você era resistente ao
mundo virtual, mude já. Use e abuse das ferramentas e das plataformas que
permitem você vender sem altos investimentos - Instragram, Facebook, e Whatsapp
Bussines. O digital cresce a cada dia.
Busque parcerias e associe-se. Existe um ditado
africano que fala – “Se quiser ir rápido vá sozinho, se quiser ir longe vá em
grupo.” Explicita bem a importância das parcerias, alianças e associações.
Fazer parcerias em tempos de crise é fundamental para captar novos clientes,
inovar sem altos investimentos.
Pontos importantes a serem observados ao escolher a
empresa parceira são:
- Atingem o mesmo público-alvo
que a sua empresa?
- São complementares ou
concorrentes?
- Crie uma proposta que deixe
explicita as responsabilidades e os resultados de cada um.
Trabalhar sua marca nunca foi tão importante, ter
uma marca forte e com boa reputação, é importantíssimo. Qual o propósito da sua
marca? O que além de buscar vendas, sua empresa ou marca tem feito pela
sociedade?
Agora a dica de ouro, reavalie os custos e gastos
do seu negócio. Cuide do fluxo de caixa, renegocie suas despesas fixas, reveja
seus preços. Busque uma forma de ter uma renda extra, que tal participar de um
programa de afiliados? Você irá descobrir que há várias alternativas de venda
dos seus serviços ou produtos. E procure manter a calma, desespero é o pior
conselheiro. Cuide de sua saúde, afinal nenhum CNPJ, vale sua vida.
Jandaraci
Araújo - (https://www.linkedin.com/in/jandaraciaraujo).
Janda está como subsecretária de empreendedorismo e pequenas e médias empresas
do estado de São Paulo e também como diretora executiva do Banco do Povo
Paulista - primeira mulher desde a sua criação em 1997 a ocupar o cargo -. É
palestrante, professora de Finanças Corporativas de pós-graduação e consultora.
Possui MBA em Finanças e Controladoria pela Fundação Getúlio Vargas, MBA
Executivo pela Fundação Dom Cabral. Se especializou em Gestão Estratégica pela
Business School e Inteligência Competitiva pela ESPM São Paulo. Janda é
conselheira da Women in Leadership in Latin America (WILL), ONG voltada para o
empoderamento feminino nas organizações e voluntária no Grupo Mulheres do
Brasil. Atua também como diretora financeira da Aristocrata Clube. Coordena o
programa Empreenda Rápido, que promove capacitação empreendedora, formalização
e microcrédito. Ano passado, palestrou na TEDxSão Paulo. Em setembro, lançará o
livro “Mulheres nas Finanças”, pela editora Leader, onde contará sua trajetória
e experiências.
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