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segunda-feira, 15 de abril de 2019

Quase metade dos brasileiros sente stress em seu emprego atual, revela pesquisa do LinkedIn


Maior parte dos trabalhadores entrevistados passa por alguma situação de stress por conta da falta do equilíbrio profissional-pessoal. Geração X é a mais afetada pelo problema de saúde


Que o stress é algo comum já sabemos. No entanto, um estudo¹ recente feito pelo LinkedIn revelou que quase metade dos brasileiros entrevistados sofre atualmente com  stress no ambiente de trabalho.
 
A pesquisa foi feita com mais de 2,8 mil trabalhadores do mundo inteiro. O Brasil inclusive, atingiu o mesmo percentual de trabalho que o nível global, junto de Alemanha e Austrália (49%). A Espanha foi o país com maior nível índice registrado, com 57% dos respondentes. Já o Japão foi o menor, com 38%.
 
De acordo ainda com o levantamento, a maior causa do stress está ligada a falta do equilíbrio entre vida profissional e pessoal e a carga de trabalho desempenhada (70%). Em seguida estão a falta de confiança no futuro do emprego e senso de propósito, com 64% cada um. Outros 63% dos respondentes também disseram que colegas e os ‘jogos políticos’ causam esforço emocional demasiado. E por fim, o item menos assinalado, mas mesmo assim com percentual significativo, foi de acesso a ferramentas para desempenhar a função (62%). Dos países representados na pesquisa, os profissionais do Brasil sentiram mais stress no que diz respeito ao futuro de seu trabalho, à frente dos trabalhadores franceses.
 
Em relação à faixa etária que sofre com o stress, a Geração X, que compreende aos nascidos entre 1966 e 1980, foi a que teve mais respondentes, com 54% dos entrevistados. Em seguida estão os Baby Boomers, faixa acima de 53 anos, com 48%, e os Millennials (24 a 38 anos), com 46%.
 
O estudo mostrou ainda que diferente do que muitos poderiam pensar, quanto maior a senioridade do cargo, maior o nível de stress na organização. Foram 61% executivos que responderam ter stress no trabalho, seguidos pelos gestores intermediários (56%) e os analistas e cargos técnicos que não ocupam posição de gestão (48%).

Já quando o assunto é gênero, os homens tiveram a maior taxa de stress registrada, com 50% da população masculina da pesquisa. No entanto, as mulheres não ficaram muito atrás e alcançaram o índice de 48% das respondentes. No geral, a pesquisa afirma ainda que mulheres e homens tendem a ter os mesmos fatores de estresse no trabalho, com a única diferença significativa de que as mulheres tendem a se sentir um pouco mais estressadas ao lidar com colegas e ‘política’ no trabalho.
 
Segundo Milton Beck, diretor geral do LinkedIn para a América Latina, uma das formas mais eficientes de começar a lidar com o stress é impondo limites. “A maior causa do stress constatada no estudo foi o trabalho excessivo. Os colaboradores precisam aprender a dizer ‘não’ em determinadas situações e priorizar o que de fato, é mais importante”, recomenda.
 
“Sabemos que muitas vezes é difícil dizer ‘não’, mas ao negociar, você não corre o risco de não entregar um trabalho ou ter essa sobrecarga. Ao aceitar menos tarefas, você ainda será capaz de executá-las com excelência e maior produtividade”, completa o executivo.


4 dicas para lidar com o stress

Para conscientizar ainda mais a população, o LinkedIn separou 4 dicas para lidar com o stress durante o trabalho. Confira:
 
1) Aprenda a dizer não: Respeite seus limites e priorize tarefas para organizar melhor o dia e não ter sobrecarga de trabalho. Delegar funções e trabalho em equipe, quando possível, também são fatores importantes para essa mudança.

 
2) Você não pode controlar o futuro, mas a si próprio, sim: A segunda maior causa de stress no ambiente de trabalho é em relação ao futuro do emprego, o que é totalmente compreensível, pois estamos na ‘era da inteligência artificial’. Por mais que esse seja o futuro, isso também significa grandes oportunidades. Tenha esse momento para melhorar suas competências interpessoais e até mesmo ferramentas de inteligência artificial, para provar seu valor na organização.

 
3) Nem todo mundo tem tudo planejado, e está tudo bem: O stress para encontrar propósito é algo cada vez mais comum, principalmente entre os mais jovens. A realidade é que poucas pessoas têm tudo planejado e não há problema em não saber qual caminho seguir. Pergunte a si mesmo sobre seu emprego atual, o que você gosta ou não, e o que te atrai mais. O mais específico que puder ser, melhor saberá sobre si mesmo e estará mais perto de encontrar esse propósito.

 
4) A política no trabalho é uma realidade, mas não é tão ruim quanto parece: Poucos gostam, mas o 'jogo político' no trabalho é algo que é real e muitos têm de lidar. A verdade é que todo trabalho e organização possuem algum nível de política. A dica aqui é que os melhores ‘políticos’ no trabalho fazem movimentos e estratégias para ganhar influência de forma autêntica, e não forçada.

 
¹ O estudo foi feito com 2.843 profissionais que estavam trabalhando no momento, durante o período de março de 2019, incluindo respondentes do Brasil, Espanha, França, Estados Unidos, Alemanha, Austrália, Reino Unido, Hong Kong, Índia, Canadá e Japão. O método utilizado foi questionário online.




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