Especialistas definem de forma simples
palavras importantes para quem quer trabalhar com tecnologias em 2019
A forma de fazer negócios muda a cada avanço tecnológico. Com novos recursos, serviços e tendências, surge também um vocabulário próprio, frequentemente derivado do inglês. Por isso, quem adentra esse ambiente pela primeira vez pode sentir-se perdido ou sobrecarregado por palavras como criptomoedas, blockchain, unicórnio e IoT, que significa Internet das Coisas.
Para
dar suporte a quem deseja navegar por esse mundo, cinco especialistas do Centro
Universitário Internacional Uninter elaboraram um glossário tecnológico. Cada
um escolheu um termo que está em alta em 2019 e detalhou seu significado.
Acompanhe abaixo.
- Internet of Things (IoT) ou Internet das Coisas
Quando
a internet se popularizou no mundo, nos anos 1990, o único meio para acessá-la
eram os computadores. Com o tempo, foram criados dispositivos como celulares,
smartphones, tablets e videogames, que também acessam a rede. Hoje, a tendência
é que todos os dispositivos com que temos contato no dia a dia passem a ser
conectados por meio da internet.
“Já
existem, por exemplo, pentes, chaveiros, carros e até mesmo aparelhos de uso
sexual que têm conexão à internet. O termo ‘Internet das Coisas’ representa o
conceito de interligar tudo e também de colher informações de uso de todos os
dispositivos”, explica Frank Alcantara, coordenador do curso de Engenharia de
Computação da Uninter.
- Global Trading
Além
da crescente digitalização, a sociedade contemporânea passa também por um
processo de internacionalização. Nesse sentido, os países intensificam a
negociação de produtos entre si. A coordenadora do curso de Global Trading (do
inglês, “negócios globais”) da Uninter, Angela Cristina Kochinski, elucida que
o campo surgiu para facilitar transações logísticas e financeiras que envolvam
mais de uma nação. “O profissional da área domina as melhores ferramentas para
realizar atividades de gestão e processos no mercado internacional”, diz.
- Unicórnio
Diversos
nomes de animais reais e figuras mitológicas são usadas para categorizar
empresas. O termo foi ressignificado por Aileen Lee, fundadora da Cowboy
Ventures, para designar startups com valor de mercado superior a U$ 1 bilhão. O
unicórnio foi escolhido por ser uma criatura mística rara e preciosa. “A
classificação mais popular na área de startups é a de unicórnio. É um marco
muito importante e dificílimo de alcançar”, diz Armando Kolbe Júnior,
coordenador do curso de Gestão de Startups e Empreendedorismo Digital da
Uninter.
No
Brasil, alguns exemplos de unicórnios são as startups Nubank, 99 e Movile
(iFood).
- Criptomoedas
Criptomoedas
são moedas digitais cujas transações são registradas em um livro caixa com
intricado sistema de segurança, chamado blockchain. Diferentemente de moedas
como o real, o dólar e o euro, não são controladas por um órgão centralizador.
Elas criaram um novo sistema financeiro. Seu valor é determinado pela oferta e
procura.
“A
primeira criptomoeda a se consolidar foi o bitcoin, por isso é a mais
conhecida. Todas as outras são chamadas de altcoins. No futuro, será possível
usá-las para transações de compra e venda, como já acontece no exterior. Por
ora, são usadas como uma forma de investimento e para transações digitais”,
explana Daniel Cavagnari, coordenador do curso de Blockchain, Criptomoedas e
Finanças na Era Digital da Uninter.
- Marketing de Influência
Enquanto
o marketing tradicional aposta em promover as marcas por meio de panfletos,
outdoors e comerciais, o marketing de influência confia em líderes, pessoas que
desfrutam de grande autoridade perante outras. São os chamados influenciadores,
ou influencers, que se popularizaram com as redes sociais. Por meio de seu
trabalho, esses indivíduos conquistam confiança e fidelidade do público, em uma
relação autêntica. Logo, conseguem convencê-lo facilmente a consumir
determinado produto ou serviço.
“O
consumidor está mais exigente e tem pouca paciência para interrupções
comerciais na TV, no rádio e na internet. Já os influencers captam sua atenção
de forma efetiva, além de terem grande credibilidade”, pontua Achiles Júnior,
coordenador do curso de Marketing Digital da Uninter.
Grupo UNINTER
Nenhum comentário:
Postar um comentário