O
clima entre colegas de trabalho pode ser determinante para a produtividade de
uma empresa. Seja negativo ou positivo, não dá pra negar que ele causa grande
impacto tanto nos resultados em equipe como nos individuais. Mas será que
é possível que pessoas muito diferentes possam conviver diariamente sem
prejudicar o trabalho? Como lidar com personalidades, hábitos, culturas e
vivências divergentes?
Pensando
nisso, o trainer e especialista em Programação
Neurolinguistica (PNL), Heverson do Valle, traz 5 dicas que vão
te ajudar a criar um ambiente de trabalho mais saudável e produtivo. Confira!
1
– Ter em mente os objetivos de cada colaborador
É
importante que funcionários e gestores conheçam os objetivos de cada um. Saber
quais são as pretensões e expectativas de cada pessoa que compõe a engrenagem
da empresa torna mais fácil a compreensão dos hábitos, vícios profissionais e,
consequentemente, a convivência em grupo. De posse dessas informações e
conhecendo a fundo as metas da empresa, será possível enxergar a melhor forma
de estimular os funcionários individualmente.
2
– Se reunir com frequência
Conversar
com os membros de sua equipe e estar a par do andamento de todos os processos
facilita a sua visão de time. Muito mais do que se preocupar com as metas, é
imprescindível entender como está a rotina do seu colega, saber se ele está
conseguindo atingir seus objetivos e se precisa de algo.
3
– Comemore as conquistas
Não
só as suas, mas as dos seus colegas e funcionários também, sejam elas quais
forem. A empatia pode ser capaz de derrubar resistências e promover um ambiente
muito mais positivo.
4
– Gerar momentos de reflexão sobre o “meu impacto” no trabalho do outro
Essa
dica vale tanto para o ambiente profissional quanto para o pessoal. Você já
parou pra pensar no impacto que tem na vida das pessoas próximas. Será que ele
é positivo ou negativo? A autorreflexão é extremamente importante, e ela é uma
das grandes responsáveis por mudanças significativas na vida das pessoas.
5
– Defina objetivos
Ter
em mente tanto as suas metas quanto a de seus colegas é muito importante,
mas as ações para alcançá-las fazem toda a diferença. Trace seus objetivos em
um horizonte de 2 anos, e pense em tudo o que você precisa fazer para
atingi-los. Repita esse planejamento com seus colegas, e avalie como pode
ajudá-los a alcançar os objetivos deles também. Quando dois ou mais se unem e
decidem se ajudar, a relação entre as partes se torna muito mais prazerosa, os
projetos deslancham e os resultados também.
Heverson do Valle - Com
apenas 39 anos, o executivo passou por empresas como Unimed Curitiba, TIM e Instituto dos Notários e Registradores
do Paraná, ocupando cargos como a gerência de marketing e relacionamentos
internacionais. No mercado desde 1997, já fundou quatro empresas, entre elas um
site de concursos, o www.concursodecartorio.com.br. No ramo de palestras, já ministrou
treinamentos em empresas como UNICESUMAR, Faculdade OPET, Rotary Club
International, Google Business Group, entre outras. Para mais informações,
acesse: www.heversondovalle.com.br .
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