A construção de uma carreira de sucesso é uma meta
bastante comum e subir de cargo faz parte do caminho para conquistar esse
êxito. Para isso, é preciso planejamento e esforço, além de estar
envolvido com a atividade e conhecer as funções do cargo pretendido. Com o novo
ano começando, é uma boa hora para colocar esse plano em prática.
Segundo Leila Arruda, coach de alta performance
representante da LeaderArt International, quem almeja ser promovido precisa
conhecer quais são as características que os superiores pedem para aquela vaga.
“Preste atenção nos colaboradores que ocupam o cargo, quais atividades eles
realizam e o que deixam a desejar. Desta forma, saberá o que aprender e quais
erros não repetir”, explica.
Para a especialista, apenas ser bom no que faz não
é o suficiente. O profissional precisa sempre ir além da competência nas suas
tarefas corriqueiras, além de ser bom no trabalho em equipe e saber ouvir
feedbacks construtivos. Caso contrário, poderá não estar apto ao cargo por
completo, pois “ser líder e ter mais responsabilidades não envolve apenas
trabalho, mas também inteligência emocional, dedicação e saber lidar com as
pessoas”, explica. Para isso, Leila dá algumas dicas que podem fazer diferença
na hora de pedir uma promoção:
Primeira impressão: São necessários poucos segundos para que o ser
humano crie uma primeira impressão quando conhece alguém novo. Por essa razão,
alguns detalhes podem fazer muita diferença na imagem que o candidato transmite
aos seus superiores. De acordo com o estudo canadense da American Psychological
Association, por exemplo, pessoas vestidas com trajes formais tem maior
potencial de serem promovidas.
Outro exemplo é uma pesquisa da Universidade de
Princeton, onde foi constatado que uma pessoa decide se a outra é confiável em
apenas um décimo de segundo. Assim, para transmitir maior confiança, a
especialista indica que o candidato sorria mais, incline-se para a
frente, imite a linguagem corporal do interlocutor e olhe as pessoas nos olhos.
Esse último também é um indicativo de inteligência, segundo estudo feito por
pesquisadores na Califórnia em 2007.
Feedbacks:
Ouvir informações negativas sobre o próprio desempenho no trabalho e entrega de
projetos nunca é agradável. No entanto, na hora de ouvi-los é importante ser
receptivo e não se ofender, fazer caras feias ou justificar os erros. Estas
atitudes defensivas e até hostis demonstram resistência, ao invés de interesse
e respeito pelo que está sendo falado.
Por outro lado, quando o feedback construtivo é
absorvido da forma correta, o colaborador cresce profissionalmente, aprende o
que precisa melhorar, manter e evitar. Estar ciente de que sempre há onde
crescer e, principalmente, disposto a ouvir, faz toda a diferença no ambiente
de trabalho.
Autoconhecimento: Antes de pedir ou aceitar uma promoção, também é necessário saber se
está preparado para dar aquele passo. Não é vergonha admitir que aquelas
atividades ou responsabilidades ainda estão fora das habilidades que o
postulante ao cargo tem atualmente. Se esse for o caso, Leila recomenda que o
candidato adie os benefícios da promoção, pois a subida de cargo pode se
transformar em um pesadelo se feita na hora ou da forma errada.
“Caso ainda não se sinta confortável realizando
determinada tarefa, é uma questão de estudar e pedir ajuda. A determinação e
interesse são características valorizadas pelos empregadores e superiores”,
indicou a especialista
Disponibilidade: Ao mesmo tempo que a insegurança atrapalha, o oposto também não é bem
visto. Se o trabalho for muito bem feito, mas o colaborador não estiver
disponível para tarefas, tanto aquelas delegadas por superiores, quanto
assistências solicitadas por colegas, ele não será escolhido como líder.
“Quem se mantém disponível aprende novas funções e
enfrenta desafios que expandem conhecimentos e habilidades. Essa pessoa também
realiza tarefas acima do nível atual, então é alguém que já está à frente e
possui mais chances de ser promovida”, finalizou Leila.
Leila Arruda - Coach de alta
performance e licenciada da LeaderArt International (Canadá) para o Brasil na
cidade de São Paulo, Head Trainer e Facilitadora do International Leader Coach
Certification. Coautora do livro “Coaching a hora da virada“ e palestrante
sobre diversos temas na área de inteligência emocional, motivação e perfil comportamental.
Graduada em administração de Empresas, é formada também em Coach Life &
Executive pela Sociedade Latino Americana de Coaching, Leader Coach e Manager
Coach pela LeaderArt International, possui certificação internacional em PDC
Professional DISC em PAC Professional Access e certificação em PNL – Postura
Neurolinguística.
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