Simone Siqueira
explica como amenizar os riscos de exposição de informações em redes sociais e
aplicativos
Vazamentos de dados se tornaram práticas
recorrentes na internet, seja por meio de ataques cibernéticos - como o que
aconteceu este mês, expondo cerca de 772 milhões de e-mails e 21 milhões de
senhas em um fórum para hackers ou por falhas nos mecanismos de redes sociais e
aplicativos, ter dados divulgados na web pode resultar em invasões em
dispositivos e estelionato. Pensando nisso, a especialista em marketing digital
e vendas online, Simone Siqueira, separou 12 dicas para melhorar a segurança na
hora de utilizar a rede.
Cuidado com as publicações Pense bem
antes de postar qualquer conteúdo pois, mesmo que seja apagado depois, outras
pessoas podem ter visto, salvo ou mesmo compartilhado. Isso se aplica a
imagens, textos e áudios e a precaução deve se estender, inclusive, para o
WhatsApp.
Senhas Evite compartilhar
informações de login e, caso isto seja necessário, troque-o assim que possível.
Grupos e comunidades Esteja
atento ao participar de grupos no WhatsApp e Telegram. Cheque a privacidade de
imagem de perfil, nome e descrição.
Seja criterioso Selecione
bem seus contatos, impedindo assim de ser incluído em grupos indesejados.
O menu ‘Privacidade’ do WhatsApp pode ser um aliado Ao acessar
essas opções, pode-se escolher exatamente o público que poderá acompanhar seus
status. Lembrando que, neste caso, é fundamental seguir a dica anterior e ser
criterioso com a lista de contatos, porque muitas pessoas se sentem seguras em
compartilhar publicações no aplicativo e se esquecem de verificar quem pode
visualizá-las.
Autenticação de dois fatores A maioria
das pessoas ignora esse tipo de opção, mas essa proteção é uma medida de
segurança extra, que solicitará um código de confirmação, via SMS ou e-mail,
sempre que um dispositivo desconhecido se logar às suas contas. Aplicativos
como Google Authenticator e Duo Mobil também podem ser utilizados nesse
processo, integrando-se às contas e gerenciando esse tipo de verificação.
Conta privada O
Instagram é uma das redes sociais mais populares do momento. Caso a sua conta
não seja focada em negócios, uma excelente forma de se proteger é ativando a
opção de ‘conta privada’ e, dessa maneira, ter controle sobre quem são seus
seguidores e com quem compartilhar seu conteúdo.
Stories Ainda falando do Instagram,
atualmente é possível escolher quem pode visualizar seus stories. Para isso
basta ir até ‘controles dos stories’, no menu ‘configurações’, e acessar a
opção ‘ocultar story de’ e selecionar os perfis os quais deseja restringir o
acesso aos Stories.
Melhores amigos Nos
Stories também pode-se criar uma lista personalizada de amigos. Vá em ‘Melhores
amigos’, no menu ‘Configurações’, e escolha os contatos. A partir daí, seus
Stories aparecerão somente para esses perfis, distinguidos com um círculo verde
ao redor.
Exposição de fatos cotidianos Publicar
informações sobre o colégios dos filhos – às vezes até por meio de fotos de
crianças uniformizadas -, locais que frequenta, fotos do carro novo ou casa
nova pode ser um perigo na rede, exigindo atenção redobrada.
Check-ins Atente-se aos aplicativos que
pedem para utilizar sua localização. Fazer check-in e postar publicações que
mostram onde você está sempre te expõem. Se é interessante para o post ter a
localização, deixe para publicá-lo quando estiver saindo.
Cartões de crédito Com o
aumento de vendas pelo WhatsApp, tornou-se comum enviar fotos de cartão
crédito. Na verdade, o correto é não compartilhar fotos e nem os números desses
meios de pagamento pelo aplicativo.
Simone Siqueira – teve sua primeira experiência
como empreendedora aos 16 anos, como professora de piano, profissão que norteou
sua primeira formação superior. Já na década de 1990 abriu uma empresa voltada
à computação para crianças e, por isso, investiu em uma licenciatura na área,
que a levou a atuar com tecnologia aliada à Educação, de forma autônoma. Desde
então fez outras especializações, como Design Instrucional, MBA em
Administração e Marketing Digital. Desde 2011 está à frente da empresa Educação
Digital e há seis anos ingressou no universo do marketing digital com o
propósito de ajudar pessoas a criar, de forma estratégica, network de qualidade
nas redes sociais, produzindo conteúdos que agreguem valor à sua marca,
resultando na conquista de uma forte Identidade digital.
Nenhum comentário:
Postar um comentário