Pesquisar no Blog

quinta-feira, 22 de novembro de 2018

Saiba quais foram os estados brasileiros que mais tiveram problema com roubo de celular


O número de roubos é impressionante e atinge todo o país




Cresce o número de pessoas com smartphone e também o número de gente que acaba sem ele por conta de assaltos. O número de roubos e furtos dessa natureza é impressionante e acontece nos quatro cantos do país.
 
Quer saber quais são os estados onde esse tipo de violência é mais frequente e descobrir como se proteger desse tipo de coisa? Continue lendo este artigo.

Smartphones em uso no Brasil


Você tem alguma ideia do número de smartphones ativos no Brasil atualmente? Se não, a FGV fez uma pesquisa para descobrir. Os resultados são surpreendentes. Divulgada em abril de 2018, a pesquisa traz o número atual de smartphones por pessoa e uma estimativa para o futuro.
 
Aqui no Brasil, o número de celulares inteligentes, ou seja, celulares que acessam a internet e tiram fotos, já é mais do que um por pessoa. São 220 milhões de smartphones ativos no país, de acordo com a 29ª Pesquisa Anual de Administração e Uso de Tecnologia da Informação nas Empresas, realizada pela Fundação Getúlio Vargas de São Paulo.
 
Dentre as consequências que isso acarreta, o aumento no roubo e furto de celulares é uma delas. Com isso, muita gente que trabalhou duro para parcelar o seu iPhone, acaba tendo que pagar por um celular que já foi roubado. O que é realmente revoltante, não acha?

Estados com o maior número de roubos de celular no Brasil


Os roubos de celular acontecem no Brasil inteiro, mas um levantamento do Sindicato Nacional das Empresas de Telefonia e de Serviço Móvel Celular e Pessoal (Sinditelebrasil) traz o índice de roubo por estados.
 
Esse levantamento foi feito com base no número de IMEIs, que são os códigos numéricos associados a cada aparelho, como se fossem o chassi do celular, incluídos no CEMI (Cadastro de Estações Móveis Impedidas).
 
Em outras palavras, de acordo com o número de solicitações remotas de bloqueio do aparelho pelo IMEI, por motivos de roubo, furto ou extravio, foi elaborado um ranking e você confere agora mesmo quais os 5 estados onde mais acontecem roubos e furtos de celular:

1. Rio de Janeiro


Segundo dados do Instituto de Segurança Pública (ISP), nos últimos 5 anos o número de roubos de celular cresceu 450% no estado, o que é realmente chocante. No período do levantamento feito pela Sinditelebrasil, a cada 10 mil habitantes, 11,25 bloqueios foram feitos.
 
Em um único mês, mais especificamente em Maio de 2018, foram registradas 2.301 ocorrências. Fazendo uma conta simples, isso dá uma média de 74 assaltos diários.

2. São Paulo


O segundo lugar da lista fica com o estado de São Paulo onde, no último ano, foi registrada uma média de 3 celulares roubados por hora. Também em 2017 São Paulo bateu a marca de 72 mil boletins de ocorrência relacionados a furto de celulares, de acordo com registros no Portal da Transparência da SSP.
 
Na capital paulista, as regiões onde os crimes mais acontecem são, respectivamente: Avenida Paulista, Avenida Brigadeiro Faria Lima, Avenida São João, Praça da República, Avenida Rebouças, Avenida Rio Branco, Praça Roberto Gomes Pedrosa, Praça da Sé, Avenida Francisco Matarazzo e Avenida Ipiranga.

3. Distrito Federal


Já no Distrito Federal, cada dia há mais notícias sobre quadrilhas especializadas em roubos de celular. Entre os meses de janeiro a agosto de 2018, foram registrados, no total, 33.818 roubos ou furtos de smartphones.
 
É triste, mas cinco pessoas são vítimas desse tipo de violência a cada hora no Distrito Federal. Não há sossego para o povo de lá.

4. Espírito Santo


O próximo estado da lista é o Espírito Santo, onde o roubo de celulares é uma doença que não para de se alastrar. Só em novembro do último ano foram registrados 9.999 bloqueios por roubo ou furto.
 
Uma notícia sobre isso ficou até famosa nos noticiários de todo o país. Um lote milionário de de aparelhos da Samsung, roubado no aeroporto Galeão, no Rio de Janeiro, partiu do Espírito Santo. O crime aconteceu em Abril de 2018 e a carga roubada foi avaliada em R$3,4 milhões.

5. Rio Grande do Sul



Mais um lugar da lista onde as pessoas não têm sossego quando o assunto é Smartphone, é o Rio Grande do Sul. Lá, os assaltos acontecem muito dentro do transporte público e em 90% deles, segundo a polícia, o que motiva os criminosos é a busca por celulares.
 
Inclusive uma curiosidade é que foi em Porto Alegre, capital do estado, que uma funcionária pública ficou famosa após ter sido rastreada e descoberta como autora de um crime de furto de celular. Quem lembra desse vídeo?

É melhor proteger o seu smartphone

Além da ter precaução ao usar o celular em lugares públicos, é preciso tomar medidas mais certeiras para proteger o investimento feito no seu smartphone. Afinal, eles podem custar caro e ter que entregar assim, de mão beijada, pode causar um prejuízo e tanto.
 
Você já ouviu falar em Seguro Celular? Essa é uma forma muito eficiente de proteger o seu celular contra roubo. Já que você não pode evitar um assalto, é melhor estar protegido caso o pior aconteça.





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados