De acordo com os últimos dados da Pesquisa Mensal
do Comércio (PMC), divulgadas pelo Instituto Brasileiro de Geografia e
Estatística (IBGE), as vendas do comércio ampliado, que envolve os setores de
materiais de construção civil, veículos e peças, foi a maior desde 2015. Entre
os destaques estão os ramos de móveis e eletrodomésticos (13,8%), materiais de
construção (9,3%), equipamentos de informática e comunicação (8,8%) e vestuário
e calçados (5%).
O
segmento têxtil também teve uma melhora. A aposta é que o setor registre
faturamento de R$ 135 bilhões, um aumento de 4,6% em relação ao ano passado,
conforme a Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção (Abit).
Alexandre
Slivnik, especialista em gestão de pessoas e em excelência e atendimento pela
universidade de Harvard e diretor da Associação Brasileira de Treinamento e
Desenvolvimento ABTD, aponta que o cenário inspira otimismo para as empresas
que buscam retomar o fôlego financeiro nos próximos meses. "Quem se
preparou, não deixou de treinar a sua equipe, principalmente o time que atua
diretamente com o público, vai conseguir multiplicar os ganhos", destaca.
Uma
empresa de cultura forte se preocupa em fazer com que seus valores sejam
praticados em todos os momentos, principalmente em tempos de crise, apontando
que existe uma coerência dos processos. Tudo deve falar a mesma língua e
funcionar de maneira única: a contratação, o treinamento, a seleção, a relação
com os colaboradores, só assim a entrega para os clientes terá subsídios para
superar expectativas e os transformará em fãs.
É
primordial enaltecer o trabalho que cada um faz para o alcance das metas do grupo.
A empresa é apenas uma empresa se levarmos em conta a sua estrutura física,
porém, torna-se organização quando existem pessoas que trabalham de modo
fluido. " Manter e trabalhar com os melhores só fará a organização se
desatracar ainda mais no mercado. A retenção de talentos é um alicerce
fundamental de todos os negócios, e os gestores devem atuar ajudando-os a
desenvolver seus pontos fortes, ajudando a organização a formar pilares fortes
e sólidos", aconselha Slivnik
Mas
se o gestor teve que demitir funcionários em plena crise e agora acredita que o
momento é de contratação, Slivnik recomenda repensar esse passo. "Basta
analisar os gastos que isto representa. Contratar demanda tempo. A saída é
investir em treinamento para refinar os talentos. Mas se a saída for
contratação, mantenha-se atento para escolher aqueles que gostam de apresentar
resultados imediatos, gerando um ambiente competitivamente saudável e injetando
uma alta dose de energia em todos", finaliza Alexandre.
O
especialista separou algumas dicas para que os gestores possam aplicar no dia a
dia de suas equipes:
Prepare
a equipe
Alinhar os colaboradores com a missão e propósito levará a sua empresa para uma posição de destaque.
Alinhar os colaboradores com a missão e propósito levará a sua empresa para uma posição de destaque.
Engaje
pessoas na missão da empresa
Durante a contratação, é preciso encontrar quem se enquadra na missão da empresa assim, o engajamento e a motivação surgem com muito mais naturalidade.
Durante a contratação, é preciso encontrar quem se enquadra na missão da empresa assim, o engajamento e a motivação surgem com muito mais naturalidade.
Mantenha
pessoas bem treinadas e estimuladas em cargos de liderança
Profissionais felizes e realizados querem deixar uma marca pessoal que, no futuro, deixe-os orgulhosos de sua obra.
Profissionais felizes e realizados querem deixar uma marca pessoal que, no futuro, deixe-os orgulhosos de sua obra.
Comunicação
transparente
Mudanças, imprevistos ou até mesmo cortes em alguns investimentos ou setores. É preciso comunicar o quanto antes para não causar futuros problemas, por isso, converse abertamente com os seus colaboradores. Pode ser uma ótima opção para encontrarem, juntos, a alternativas frente a desafios.
Mudanças, imprevistos ou até mesmo cortes em alguns investimentos ou setores. É preciso comunicar o quanto antes para não causar futuros problemas, por isso, converse abertamente com os seus colaboradores. Pode ser uma ótima opção para encontrarem, juntos, a alternativas frente a desafios.
Alexandre Slivnik - autor de diversos livros, entre
eles do best-seller O Poder da Atitude. É reconhecido oficialmente pelo governo
norte americano como um profissional com habilidades extraordinárias. É
sócio-diretor do IBEX – Institute for Business Excellence, instituição sediada
em Orlando / FL (EUA), sócio-diretor do Instituto de Desenvolvimento
Profissional (IDEPRO), diretor-executivo da Associação Brasileira de
Treinamento e Desenvolvimento (ABTD) e diretor geral do Congresso Brasileiro de
Treinamento e Desenvolvimento (CBTD). Palestrante e profissional com 17 anos de
experiência na área de RH e treinamento. É atualmente um dos maiores especialistas
em excelência em serviços no Brasil. Leva periodicamente vários grupos de
executivos brasileiros para treinamentos in loco em Orlando, nos Estados
Unidos, para estudar e ensinar como as empresas podem incorporar a excelência e
felicidade no trabalho, o que é também tema de suas palestras, cursos,
treinamentos e seminários. Atualmente, faz especialização em experiência de
clientes por HARVARD. Contatos com o autor: http://www.slivnik.com.br
ou alexandre@slivnik.com.br
ou 11 4191-2286.
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