Pesquisar no Blog

quarta-feira, 12 de abril de 2017

A cura emocional e o emagrecimento




Se o seu objetivo é emagrecer, essa matéria foi especialmente feita para você! Novidade atual no mercado, a nutrição comportamental pode auxiliar o paciente de modo mais profundo do que se imagina. Trata-se de uma técnica específica de atendimento onde a nutricionista Tamara Hamnle, desenvolvedora do método, busca, antes de passar qualquer conduta alimentar, entender o por quê o paciente busca a comida, antes de conversar sobre o que se come.

Muitas das nossas ações são reflexo do que passamos internamente. Se estamos ansiosos, aflitos, frustrados, inquietos, apreensivos, nosso comportamento muda. Inclusive em relação à alimentação. A tendência é que, se existe descompensação emocional, haverá uma busca excessiva por alimentos. E é justamente esse o ponto. É necessário, então,  buscar  os  bloqueios internos, crenças limitantes e traumas e tornar o indivíduo equilibrado emocionalmente, e, estando nesse ponto de equilíbrio, QUALQUER conduta alimentar será bem aceita, afinal, o ponto sabotador foi descoberto e tratado antes que a ação fosse repetida, gerando nova frustração, desânimo e compulsões.

Um caso recente:  uma paciente que desejava eliminar 30 quilos, e tinha uma vida afetiva totalmente infeliz, o esposo não a procurava e existia muita submissão e repressão das opiniões. O ganho de peso teve início, justamente, quando a paciente se deu conta de que não era feliz. O acúmulo era praticamente uma justificativa para ela estar naquela situação e fazia com que, estando em uma forma que não a agradava, pudesse suportar a convivência.

Claro que nem todas as pessoas respondem às pressões cotidianas do mesmo modo. Mas todos respondem de algum jeito. Quando descobertos os pontos limitadores, é preciso e necessário reconhecer e entender o universo do paciente,  trabalhar a superação dos mesmos, e desbloquear as chaves que tornavam os comportamentos anteriores repetidos e limitados. E esse exercício é de extrema libertação. Descobre-se um poder interno, renova-se a auto estima e se refaz uma relação com o próprio corpo.

Depois dessa transformação, existe a conduta alimentar, montada junto com o paciente, entendendo a rotina, horários, gostos e prazeres que se tem e então, é apresentado um cardápio inovador, onde a adesão é praticamente total. Lembra-se da paciente do exemplo? Em três meses já eliminou mais de 14 quilos. E não tenho dúvidas que seguirá com sucesso até o final do tratamento.






Tamara Hamnle - nutricionista especialista em Nutrição Clínica e Nutrição Funcional. Tamara possui cursos de extensão em Nutrição Materno Infantil e Psicologia Clínica também e fez MBA em Gestão de Pessoas pela Fundação Getúlio Vargas, além de fazer parte do grupo de estudos sobre Metabolismo e Obesidade da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, que foi orientado pelo médico Alfredo Halpern, entre 2013 e 2014.





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados