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sexta-feira, 18 de outubro de 2019

Especialista em etiqueta corporativa dá dicas de atendimento para lojistas


 Segundo coordenadora de etiqueta do Clube da Mesa Posta, falta de postura no atendimento e conflitos entre funcionário e lojista são alguns dos principais problemas do setor 


Em qualquer empresa, existem protocolos que precisam ser seguidos. O cumprimento dessas regras é fundamental não apenas para o bom convívio entre os funcionários, mas também para a excelência no atendimento ao cliente. Segundo a especialista em etiqueta do Clube da Mesa Posta, Camila Costa, a falta de postura de funcionários no trabalho e durante o atendimento é um dos principais motivos para afastar o cliente.

Para a especialista, esse é um problema comum no setor lojista, que, além desse dilema, enfrenta também dificuldades no relacionamento interno. “Principalmente no que diz respeito ao trato entre empregador e empregado que, inclusive, pode afetar em até 48% no desempenho de tarefas e responsabilidades, segundo as pesquisas. Um dado da Universidade Americana de Harvard, aponta que dois terços das demissões em empresas ocorrem por dificuldades no relacionamento interno ”, complementa. 

Ainda de acordo com a profissional que, em março do próximo ano estreia uma consultoria exclusiva para lojistas pelo Clube da Mesa Posta (CMP), a falta de informação sobre produtos e serviços por parte de funcionários são outras deficiências do setor. Desse modo, Camila conferiu algumas dicas para corrigir esses e outros comportamentos e melhorar o atendimento ao cliente. Confira:

Seja cordial

Ao abordar um cliente em seu estabelecimento, demonstre que prestar o melhor  atendimento é a sua prioridade. Cumprimente-o com um sorriso, dê as boas-vindas informando também seu nome, olhe nos olhos dele e expresse interesse em auxiliá-lo em sua necessidade. Nada de deixar o cliente aguardando para ser atendimento. Essa abordagem precisa ser feita de imediato. Do contrário, o cliente irá se aborrecer e, por fim, desistir do seu negócio. E por fim, mas não menos importante, o respeito interno. O trato entre empregadores e empregados pode afetar até 48% nos desenvolvimentos de tarefas e responsabilidades em uma empresa. 

Atenção exclusiva para o cliente

Quando um cliente entrar no seu estabelecimento, garanta com que ele tenha um atendimento exclusivo e personalizado. É muito desconfortável quando o vendedor precisa dividir sua atenção com outros clientes ou tarefas. Com isso, estabeleça uma regra fundamental em seu estabelecimento: oferecer sempre o melhor atendimento e jamais atender dois clientes ao mesmo tempo. 

Seja cauteloso com as palavras

É certo que o atendimento ao cliente precisa ser feito de uma forma humana e personalizada, mas também profissional. Portanto, cuidado com gírias, palavras informais ou que demonstrem intimidade além do limite dado pelo cliente. Não faça perguntas embaraçosas, que possam constrangê-lo, como as famosas “É sua filha?” ou “Você está grávida?”. A resposta pode ser bem diferente do que se espera, podendo trazer um clima desagradável à ocasião. 

Cuidado com os gestos 

Assim como a dica anterior, também é incômodo para o cliente quando o atendente o toca sempre que precisa se direcionar a ele. Ainda mais quando o funcionário realiza esse gesto repetidas vezes. Para evitar essa situação, analise seu comportamento e consulte as pessoas mais próximas para conferir se esse é um hábito presente em sua vida. Se notar esse gesto por parte de algum outro colega de trabalho, da mesma forma, procure orientá-lo.

Cuide da aparência

O vendedor diz muito sobre o negócio que representa e a aparência é fundamental para isso. Desse modo, precisa estar sempre com um semblante disposto, unhas bem cuidadas, trajes adequados e sempre limpos. Esse último ponto é válido não somente para o bem-estar do cliente, como também dos colegas de trabalho. Essa regra demonstra organização e cuidado pela empresa. Se o lojista não se importar com a aparência de seus vendedores, quem garante que se importa com a qualidade do produto ou serviço oferecido? 

Conheça seus produtos e serviços

Nada mais desconfortável para o cliente quanto um vendedor oferece um produto ou mercadoria sem conhecer ou saber responder as perguntas a respeito deste, deixando o atendimento incompleto. Permanecendo dessa forma, a equipe pode trazer desvantagens competitivas para o negócio, já que é possível ter um crescimento de até 70% em vendas por conhecer bem seus produtos, saber oferecê-los e utilizá-los corretamente.

quinta-feira, 17 de outubro de 2019

Proteção Animal Mundial aborda sofrimento de animais silvestres mantidos como pets


Parte da campanha “Animal silvestre não é pet”, a instalação “Encaixotados: Você consegue sobreviver?” leva os participantes da Virada Sustentável Rio de Janeiro 2019 por uma jornada pelo sofrimento de animais silvestres traficados


O sofrimento de milhares de animais silvestres que são traficados e comercializados como bichos de estimação é o tema da instalação sensorial promovida pela Proteção Animal Mundial, organização não-governamental com foco no bem-estar animal, durante a Virada Sustentável Rio de Janeiro 2019. Intitulada “Encaixotados: você consegue sobreviver?”, a experiência foca na crueldade enfrentada pelos animais desde a captura na natureza, até o cativeiro em residências. Parte da campanha “Animal silvestre não é pet” e realizada com o apoio do grupo Escoteiros do Brasil, a atividade tem visitação gratuita no sábado (19 de outubro) e no domingo (20), entre 10h e 18h, na Praça do Arpoador, Ipanema. 

Inspirada em uma caixa de papelão – uma das principais maneiras de transportar animais silvestres traficados, a instalação mistura elementos sensoriais com dados e informações de pesquisas e reportagens, para sensibilizar os participantes sobre o impacto do tráfico e do comércio ilegal para a vida silvestre. “Nossa intenção é mostrar o quanto esses animais sofrem, seja por conta do tráfico, seja pelo cativeiro nos lares das pessoas. Há uma falsa crença que os animais silvestres são felizes quando são tratados como pets, porém, essas espécies não passaram pelo processo de domesticação como, por exemplo, cães e gatos”, explica Roberto Vieto, gerente de Vida Silvestre da Proteção Animal Mundial.

Ao entrar na caixa-instalação, os participantes irão descobrir, por exemplo, que as aves são os animais silvestres mais traficados no Brasil, principalmente passarinhos e aves canoras, seguido por psitacídeos, como araras, papagaios e periquitos. Segundo o relatório “Crueldade à Venda”, produzido pela Proteção Animal Mundial, mais de 37 milhões de aves são criadas em domicílios brasileiros. “Legalizado ou não, o comércio de animais silvestres como bichos de estimação é uma prática cruel. Mesmo com cuidado e carinho, é impossível satisfazer as necessidades de bem-estar desses animais e permitir a expressão de seus comportamentos naturais quando mantidos como pets”, afirma Vieto.

Com a atividade, a organização também espera desestimular o comércio de animais silvestres. “As pessoas possuem uma falsa expectativa ao comprar um animal silvestre como pet, o que compromete o seu bem-estar e gera sofrimento ao animal. Os esforços para proteger a fauna silvestre devem ser concentrados na preservação dos animais em seu habitat natural, os cuidados com a natureza e a promoção de uma cultura de respeito pelos animais silvestres”, afirma Vieto, citando que, segundo a pesquisa da Proteção Animal Mundial, 46% dos brasileiros compram animais silvestres de maneira impulsiva, influenciados por família e amigos (39%) e também pelas mídias sociais - conteúdos do Youtube, por exemplo, foram citados como fonte de influência por 23% dos compradores



Serviço:


Encaixotados: Você consegue sobreviver?
Local: Praça do Arpoador - Ipanema
Data: Sábado, 19, e Domingo, 20 de outubro
Horário: Das 10h às 18h
Entrada gratuita



Sobre a Proteção Animal Mundial (World Animal Protection) 

A Proteção Animal Mundial move o mundo para proteger os animais por mais de 50 anos. A organização trabalha para melhorar o bem-estar dos animais e evitar seu sofrimento. As atividades da organização incluem trabalhar com empresas para garantir altos padrões de bem-estar para os animais sob seus cuidados; trabalhar com governos e outras partes interessadas para impedir que animais silvestres sejam cruelmente negociados, presos ou mortos; e salvar as vidas dos animais e os meios de subsistência das pessoas que dependem deles em situações de desastre. A organização influencia os tomadores de decisão a colocar os animais na agenda global e inspira as pessoas a mudarem a vida dos animais para melhor. Para mais informações acesse: www.protecaoanimalmundial.org.br.


Shopping Market Place e AMPARA Animal realizam evento em prol da adoção de animais


Ação acontece sábado, 19/10, e tem entrada gratuita


O Shopping Market Place, em parceria com a AMPARA Animal (Associação das Mulheres Protetoras dos Animais Rejeitados e Abandonados), realiza no próximo sábado, 19 de outubro, no Piso Térreo (corredor Le Pain Quotidien), das 12h às 18h, evento de adoção de cães. A ação faz parte do calendário da ONG que tem como missão transformar a realidade de cachorros e gatos desamparados no Brasil.

Para adotar um dos filhotes de cães que estarão no local é muito simples: basta apresentar o documento de identidade, comprovante de residência e assinar o termo de responsabilidade emitido pela instituição.

Além do evento de adoção, o empreendimento recebe a exposição “Somos Todos Vira-Latas” que se encerra domingo, 20/10, também instalada no Piso Térreo.

Vale ressaltar: Para realizar a adoção, é cobrado uma taxa de R$100 para auxilio da ONG.



SERVIÇO

O que: Evento de Adoção AMPARA Animal
Quando: sábado, 19 de outubro, das 12h às 18h
Onde:  Piso Térreo do Shopping Market Place, corredor do Le Pain Quotidien
Av. Dr. Chucri Zaidan, 902 - Vila Cordeiro/São Paulo


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