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terça-feira, 4 de janeiro de 2022

Teatro da USP retoma seleção de atores para espetáculo em 2022


O Teatro da USP (TUSP) abre processo de seleção para montagem teatral do Núcleo TUSP.  Já são sete montagens desde 2015, com a participação de mais de 60 atores de diversas localidades do país

 

O Teatro da USP (TUSP) seleciona atores para mais um experimento de montagem teatral na capital paulista em 2022. A ação, realizada desde 2015 pelo Núcleo TUSP de Teatro da capital, chega à 5ª edição com a proposta de trabalhar uma montagem teatral no final do próximo ano. As inscrições gratuitas serão realizadas até 14 de janeiro mediante envio de carta de interesse e breve currículo para o e-mail nucleotusp@gmail.com com o assunto: Montagem Núcleo TUSP 2022.

 

A ação resultou na montagem de Outro K, baseado no texto O Processo, de Kafka, em 2015, com nova temporada em 2016. No mesmo ano trouxe também os textos O Pequeno Eyolf, de Henrik Ibsen, e Mahagonny, de Bertolt Brecht. Em 2017 a produção foi baseada em Rei Lear e Hamlet, o segundo também se apresentou em 2018 juntamente com Ensaio para Romeu e Julieta, todos de Shakespeare. Finalizando o ano, Fausto, mesclou versões do texto de Goethe, Marlowe e Fernando Pessoa.

Outro K (2015-2016) – Foto Elcio Silva

 

O experimento de montagem é uma vivência prática, sem o formato de curso. Para René Piazentin, orientador de arte dramática do TUSP e coordenador do Núcleo TUSP, a ação representa algo híbrido entre um teatro comercial e um teatro de grupo. 

“A vantagem do núcleo é de ser uma ação que não tem as pressões que se teria dentro de um circuito profissional e do outro lado tem a questão de grupo, pois apesar de não ser um coletivo teatral nós conseguimos criar um ambiente de trabalho que tem gerado um engajamento muito grande e isso tem possibilitado que as pessoas se interessem por outras ações além do trabalho de cena, como assistência de direção, figurino, iluminação, operação de luz, direção musical. É um espaço onde criamos aberturas para esses interesses e essas competências, tanto de quem já tem experiência em determinada área, quanto para quem quer experimentar”, explica 

Mahagonny (2016) – Foto: Yuri Felipe Lace


Após uma paralisação devido à pandemia de covid-19, a experiência representa um recomeço presencial nas atividades cênicas do Núcleo TUSP. “São experimentos em pequeno formato, fruto de um ano de processos que muitas vezes têm um ponto de partida definido, mas em outras com início completamente em aberto”, destaca Piazentin.

A escolha do tema desta edição será definida após a seleção dos participantes e a montagem está prevista para ser apresentada nos meses de novembro e dezembro de 2022.

 

O Núcleo TUSP

 

Diferente de um curso convencional, a iniciativa não tem a pretensão de ensinar ao ator a prática de cena e muito menos ser um corpo teatral estável com um vínculo profissional entre as partes, mas sim estreitar os laços com a comunidade cumprindo uma função de extensão universitária e de pertencimento do espaço público.

Para participar, os atores precisam ter mais de 18 anos e não é necessário ter vínculo com a USP. Todos devem estar em dia com a vacinação contra o covid-19 (segunda dose ou dose de reforço). A ação não prevê qualquer vínculo financeiro. Para mais informações os interessados podem acessar o site http://www.usp.br/tusp/?p=6150.

 

                            Ensaio Para Romeu E Julieta (2018) – Foto: Juliano Garcia


 

Serviço

Inscrições para Núcleo TUSP São Paulo

Até 14/1/22: dúvidas e inscrições, com envio de carta de interesse e breve currículo, para o e-mail nucleotusp@gmail.com (assunto: MONTAGEM NÚCLEO TUSP 2022).

31/1/22: publicação do resultado no site do TUSP (www.usp.br/tusp) e envio de e-mail aos pré-selecionados para agendamento de entrevista e apresentação de cena.

15, 17 e 22/2/22: entrevistas e apresentação de cena individual, de até 2 minutos, de temática livre.

Em cada um dos três dias, haverá seis opções de horário (10h, 11h, 12h, 14h, 15h, 16h), com até cinco pessoas agendadas. Dias e horários serão negociados individualmente com os pré-selecionados.

04/3/22: divulgação do resultado final no site e no Facebook do TUSP.

08/3/22: Início dos encontros

Período previsto de apresentações: novembro/dezembro de 2022.

Para mais informações acesse o site http://www.usp.br/tusp/?p=6150

 

 

Elcio Silva da Assessoria de Imprensa da Pró-reitoria de Cultura e Extensão Universitária da USP


Casa Museu Ema Klabin divulga programação abrindo 2022

Casa Museu Ema Klabin conta com mais de 1500 obras de arte. Foto divulgação.
Além da continuidade da exposição “Ema e a moda no século XX: as roupas e a caligrafia dos gestos”, os 15 anos de abertura ao público da casa museu começam a ser celebrados em janeiro

 

Diante da boa repercussão da exposição Ema e a moda no século XX: as roupas e a caligrafia dos gestos, a casa museu anuncia a prorrogação da exposição, que ficará aberta ao público até 30 de janeiro de 2022.

 

Como forma de celebrar os 15 anos de visitação à casa museu e do oferecimento de uma programação cultural eclética e atual, o ano se inicia com uma série de atividades, começando pelo Ateliê Permanente do núcleo educativo, que estará disponível durante todo o tempo da exposição, proporcionando um espaço em que o público, dando continuidade à experiência da visita, poderá criar “pandoras” (tradicionais bonecas de papel) e “moodboards” (quadro de referências estéticas e inspirações) a partir da sua experiência. No dia 15 de janeiro está previsto o lançamento do catálogo da exposição, com a participação online dos autores envolvidos. 

Em seguida, no dia 20, está previsto o lançamento do jogo Ateliê da Casa Museu Ema Klabin, desenvolvido no âmbito do projeto Digitalização da Coleção Ema Klabin, que contou com o apoio do BNDES, a co-idealização de Benfeitoria e SITAWI e a parceria da Beenoculus. O jogo, que permite interagir com obras digitalizadas da coleção, criando uma obra nova a partir de seus elementos e molduras, foi desenvolvido pelo Estúdio Galactonautas. 

Nos sábados 22 e 29, o educativo realiza a programação Experimentando o Museu: Caligrafia dos Gestos, uma visita especial a exposição que convida o público a refletir e dialogar sobre roupa e identidade propondo uma atividade prática ao final.

 

No dia 23, domingo, tem início a programação especial Mulheres na Música, parceria da casa museu com o Instituto Arte Plena, dirigido pela pianista Lilian Barretto, com curadoria da pesquisadora Camila Fresca, que apresentará um panorama da participação feminina na música de concerto, desde a Idade Média até a atualidade, na composição e na interpretação. O primeiro recital será com a harpista da Osesp Liuba Klevtsova e a soprano Marília Vargas, interpretando obras de diversas compositoras.

 

No dia 25, terça-feira, feriado de aniversário da cidade de São Paulo e também aniversário de Ema Klabin, será a vez de compartilhar os resultados do projeto de digitalização realizado em 2021 com a mesa-redonda Digitalização da Coleção Ema Klabin e a preservação digital de coleções, que será uma oportunidade para compartilhar os resultados do projeto e também debater os desafios da preservação digital.

 

Já no dia 26, quarta-feira, a palestra Fabulações de um Japão exotizado na moda europeia do século XX completará o ciclo de palestras e programações especiais associadas à exposição em cartaz na casa museu.

 

A exposição Ema e a Moda no século XX: as roupas e a caligrafia dos gestos contou com o apoio cultural do Governo do Estado de São Paulo, por meio do ProAC- ICMS da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, patrocínio da Klabin S.A. e apoio Texprima e Texprima LOF. A programação cultural associada à exposição e ao projeto Digitalização da Coleção Ema Klabin contou com o apoio do BNDES, a co-idealização de Benfeitoria e SITAWI e a parceria da Beenoculus.

 


Serviço:

Programação para janeiro de 2022 da Casa Museu Ema Klabin

 

Ateliê Permanente

quarta a domingo, das 11h às 17h

presencial

gratuito

 

Lançamento do catálogo Ema e a Moda no século XX: as roupas e a caligrafia dos gestos

sábado, 15 de janeiro, às 16h30

transmissão online

gratuito

 

Lançamento do jogo Ateliê da Casa Museu Ema Klabin

quinta-feira, 20 de janeiro, às 17h

transmissão online

gratuito

 

Experimentando o Museu: Caligrafia dos Gestos

sábados, 22 e 29 de janeiro, às 14h30

presencial

gratuito

 

Duo de Harpa e Voz com Liuba Klevtsova e Marilia Vargas na Casa Museu Ema Klabin

domingo, 23 de janeiro, às 11h

60 lugares e transmissão online

gratuito

 

Mesa-redonda Digitalização da Coleção Ema Klabin e a preservação digital de coleções

terça-feira, 25 de janeiro, às 19h

200 vagas via plataforma zoom (webinar)

com intérpretes de Libras

 

Palestra Fabulações de um Japão exotizado na moda europeia do século XX

quarta-feira, 26 de janeiro, às 19h

200 vagas via plataforma zoom (webinar)

com intérpretes de Libras

 

Exposição Ema e a Moda no século XX: as roupas e a caligrafia dos gestos

até 30 de janeiro de 2022

 

Visitas mediadas: de quarta a sexta-feira, 11h, 14h, 15h15 e 16h30. Grupos de até 10 pessoas.

Visitação livre: sábados e domingos, 11h, 14h, 15h15 e 16h30. Grupos de até 30 pessoas. Fechado somente nos dias 31/12/21 e 01/01/2022.

Visitas ao jardim: de quarta a domingo, das 11h às 17h, com permanência até as 18h. Lotação 70 pessoas.

 

Entrada franca

Classificação etária: Livre

 

Casa Museu Ema Klabin

Rua Portugal, 43 – Jardim Europa – São Paulo. 01446-020

(11) 3897-3232

https://emaklabin.org.br/

 

*Como em todos os nossos eventos gratuitos, convidamos quem aprecia a Casa Museu Ema Klabin e pode contribuir para a manutenção das nossas atividades a nos apoiar com uma doação voluntária em nosso site.


COMPANHIA TRUKS INICIA MOSTRA DE TEATRO DE ANIMAÇÃO NO SESC IPIRANGA

 A mostra contará com oito apresentações da companhia: cinco de teatro de objetos e quatro peças com bonecos. 

 

Foto: Alberto Rocha


 

A partir do dia 09 de janeiro, todos os domingos, sempre às 11 da manhã, o Sesc Ipiranga receberá em seu palco a Companhia Truks, grupo já conhecido por seu teatro de animação. A mostra da companhia acontecerá até o final do mês de fevereiro. No mês de janeiro acontecem quatro apresentações do teatro de objetos e depois, em fevereiro, mais quatro espetáculos com os bonecos da Truks. 

Criada em 1990, a Cia Truks é referência nacional na arte do Teatro de Animação, bem como um dos principais expoentes do teatro para crianças no Brasil. A Cia apresenta seus espetáculos em teatros, escolas, instituições e espaços de todo o Brasil. Além de participar de mostras e festivais em países do exterior e em eventos e congressos vinculados à educação e à cultura. 

 

Janeiro — Teatro de objetos 

Nestes espetáculos, propõe-se a mudança do uso cotidiano e funcional dos objetos para construir criaturas ou simbolizar personagens para o teatro. Uma colher de pau se transforma em uma cozinheira, um algodão pode ser um pintinho, e um grampeador pode simbolizar um jacaré, entre outras dezenas de criaturas possíveis. Serão 4 as apresentações do teatro de objetos: 


09/01 – ZOO-ILÓGICO — Tudo começa quando dois amigos resolvem fazer um piquenique no Zoológico.  Ao encontrarem as portas do parque fechadas, não se intimidarão em criar, com muita criatividade e um certo non-sense, o seu zoológico particular, em que bichos serão feitos de pratos, panos, garrafas, talheres e tudo o mais que estiver ao alcance de suas mãos. 


16/01 – EXPEDIÇÃO PACÍFICO — Conduzindo uma carroça de lixo repleta de descartes, dois criativos catadores são capazes de construir, apenas com sacolas e lonas plásticas, um mundo fantástico. Na medida em que recolhem o lixo, o transformam em verdadeira poesia visual, criando belíssimas imagens, divertidas criaturas e incríveis cenários para onde são capazes de viajar, e onde viverão as suas pequenas aventuras e brincadeiras. 


23/01 – SONHATÓRIO — É hora do almoço no Sanatório Boa Cabeça. Sentam-se à mesa três supostos loucos que sedentos e famintos, partem em uma deliciosa viagem imaginária em busca de comida. Criativos personagens feitos de guardanapos, bacias, copos, garrafas pet, sacolas plásticas, talheres e pratos os acompanharão por incríveis aventuras. 


30/01 – CONSTRUTORIO — Durante uma tempestade, três operários ficam impedidos de saírem da obra em que trabalham. "Presos" que estão, transformam ferramentas e demais objetos da obra, em instrumentos de suas viagens pela imaginação. Recontam, com muita criatividade, diversos contos de fadas, parodiam de maneira bem-humorada alguns filmes clássicos, criam e interagem com bichos e criaturas formadas pelas mais inusitadas coisas. 

 

 

Fevereiro — Teatro De Bonecos 

Foto: Alberto Rocha

 

 

Bonecos, enfim, são instrumentos poderosos. Acrescidos de um conteúdo que fortaleça a imaginação das crianças, que discuta questões do seu tempo, com respeito, riqueza criativa e sem didatismos e moralismos, podem ser fantásticos. Os bonecos, ainda, quando bem animados, são representações de nós mesmos, e produzem releituras das nossas vidas. 

 

06/02 BRUXINHA — A Bruxinha faz ao público um convite à imaginação e ao desenvolvimento da criatividade. A personagem gráfica da premiada autora e ilustradora Eva Furnari, ganha corpo - e alma - de boneco. Transforma almofadas em dragões, um balde e uma vassoura em um príncipe, dá vida a sapatos que dançam um divertido tango, até que um monstro muito desajeitado deseja testar a sua varinha de condão. 


13/02 E SE AS HISTÓRIAS FOSSEM DIFERENTES — Nesta peça é utilizada um recurso técnico que mistura bonecos com desenhos que são produzidos ao vivo, em cena. O espetáculo é dividido em duas histórias: a primeira, uma história de princesas que começa pelo final, depois do "viveram felizes para sempre". A segunda é a história do Planeta dos Aljenfios, onde os habitantes são exatamente como se imagina que sejam. 


20/02 - VOVÔ — Em "Vovô" a Cia. Truks utiliza uma linguagem lúdica, porém cheia de poesia e acessível às crianças, para criar uma singela e emocionante homenagem aos imigrantes que chegaram ao nosso país em meados do século passado.  


27/02 O SENHOR DOS SONHOS — Um velho e bem-sucedido escritor relembra os tempos de sua infância, quando era um menino criativo, engraçado, simpático e, principalmente, sonhador! O espetáculo discute, mesclando momentos divertidos com outros de delicada e leve poesia, o conflito em que vivem as crianças, ao terem que se equilibrar, como que sobre uma corda bamba, entre a fantasia e a realidade. 

 

 


Serviço: 

 

Programação Teatro Infantil do Sesc Ipiranga 

De 09 de janeiro a 27 de fevereiro, domingos, às 11h 

Ingressos: R$ 24.00 (inteira) | R$ 12,00 (meia e/ou credencial plena) 

* crianças até 12 anos não pagam 

** o uso de máscaras é indispensável para o acesso à unidade 

Ingressos à venda pelo Portal Sesc SP e nas bilheterias da Rede Sesc. 

Classificação indicativa: Livre. 

No Teatro (200 lugares) 

Sesc Ipiranga 

Rua Bom Pastor, 822 – Ipiranga | (11) 3340-2000 


Por que o seu cérebro precisa questionar?

Provavelmente você não lembra do seu primeiro “Por que?”, mas, no seu cérebro, ele foi o início de uma jornada cognitiva que passou pela infância, adolescência e chegou a fase adulta. 

Em 2021, com inúmeros estímulos tecnológicos e menos tempo– muitas vezes também temos menos tempo para questionar e aprender e assim subestimamos a importância do questionamento para o nosso cérebro e como isso nos ajuda a nos desenvolver, enquanto indivíduos e espécie. 


 

Os porquês do cérebro

 

Mais do que entender os porquês, é preciso criar relações entre informações e fatos para compreender um mundo que muda a cada instante. Segundo Livia Ciacci, neurocientista do Supera – Ginástica para o cérebro, toda bagagem construída pelas experiências ao longo da vida vai se tornando repertório aprendido que são as lentes pelas quais julgamos os novos acontecimentos. “Mas toda memória e aprendizado que já faz parte do nosso repertório pode ser modulado - nós temos mecanismos fisiológicos que permitem que o cérebro fortaleça, enfraqueça ou troque os conteúdos antigos por outros. Questionar é exatamente usar o foco do pensamento para verificar se algum conteúdo da bagagem pode ser melhorado ou atualizado. É usar a atenção e o pensamento flexível para olhar para a mesma coisa, porém com olhos de principiante”, detalhou a especialista.


 

Por que questionar?

 

Você já parou para pensar que tudo que temos a nossa volta nasceu de uma dúvida? Construímos todo conhecimento científico da humanidade porque ousamos questionar. Estamos sempre querendo saber como será o próximo carro, o próximo smartphone, a próxima promoção do trabalho, a próxima tecnologia. Hoje temos uma realidade de vida em sociedade que cria diferentes tecnologias o tempo todo e muda muito rápido - exigindo que cada vez mais tenhamos um comportamento questionador. “É importante questionar porque é assim que incrementamos o aprendizado em todas as suas esferas, é assim que evoluímos individualmente e em grupo!”, lembrou Livia Ciacci, especialista do Supera - Ginástica para o cérebro.


  

Questionar para aprender – um cérebro principiante

 

No Japão há o termo “Shoshin” que significa “mente de principiante”. Este conceito diz respeito a mente aberta e curiosa da infância que explora as ideias sem a pretensão de “já conhecer sobre”. Este conceito mostra a importância de nós abrimos a ouvir, questionar e aprender.

 

Ao mesmo tempo que é importante manter um repertório de conhecimento rico e variado, acumular muita bagagem pode influenciar na maneira como você julga novas informações. Os psicólogos citam esse fenômeno como a “fixação funcional” - quando a familiaridade com assuntos ou usos das coisas atrapalha o ato de questionar e visualizar outros pontos de vista ou outras aplicações.

 

“A fase da vida em que aprendemos mais coisas e mais rápido é na infância, quando ainda estamos livres de hábitos e associações prévias. Assimilar novas informações pressupõe disposição para avaliá-las da forma mais imparcial possível”, detalhou Livia Ciacci – neurocientista do Supera - Ginastica para o cérebro.


 

Questionar para ter mais reserva cognitiva 

Ainda segundo Livia Ciacci, neurocientista do Supera, questionar significa estar buscando mais (ou outras) respostas, e é isso que modula e modifica as conexões entre os neurônios a favor do aprendizado. Neste sentido, o treino cognitivo ou ginástica para o cérebro oferece uma maior consciência dos próprios processos de aprendizado e aumenta a capacidade de focar a atenção. “Começamos a perceber e controlar a resposta automática e impulsiva, que a ínsula - uma área do lobo temporal - naturalmente nos instiga a dar. E então questionamos, e refletimos sobre atitude que provoca modificações estruturais nos aprendizados, levando a mudanças nas características de quem somos e em como nos posicionamos no mundo. Os desafios de raciocínio flexível e enigmas são super aliados para treinar a mente de principiante, porque precisamos olhar as mesmas coisas de outro jeito para conseguir resolver”, concluiu a especialista.


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