Manter
a criançada entretida não é tarefa fácil, ainda mais em tempos tão diferentes.
Para te ajudar nessa tarefa e, de quebra, ajudar no desenvolvimento adequado
dos pequenos, a psicóloga do Centro de Excelência em Recuperação Neurológica
(CERNE), Cássia Boss Padilha (CRP 08/25689), separou 3 brincadeiras simples e
divertidas. “Essas são brincadeiras simples, fáceis de fazer em casa e que,
além de divertir e entreter, vão ajudar e muito no desenvolvimento do seu
filho”, comenta.
As
opções você confere abaixo. Divirta-se!
Brincando
de Emparelhar
O
objetivo dessa brincadeira é trabalhar as habilidades de percepção visual da
criança, estimulando o reconhecimento de cores, formas, objetos iguais ou semelhantes.
Para brincar, é simples: você vai pedir à criança para agrupar os brinquedos e
objetos da mesma cor e depois vai pedir para que ela os separe em caixas ou
potes de cor correspondente. Outra ideia é utilizar formas geométricas, podendo
ser classificados por forma ou tamanho.
Quiz
ABC
Esta
atividade trabalha o comportamento intraverbal, estimulando o repertório de
comunicação. Nesta brincadeira, a criança é entrevistada por alguém da família,
com perguntas que vão das mais simples até as mais complexas. Essa brincadeira,
além de divertida, estimula também as habilidades sociais dos pequenos. Você
pode perguntar, por exemplo: Qual seu nome, quantos anos você tem, qual
cor você mais gosta etc. Para deixar a brincadeira mais lúdica, a criança pode
usar uma fantasia de algum personagem, e você pode fazer perguntas relacionadas
a ele. Ou então, ler pequenos trechos de histórias ou vídeos e fazer perguntas
relacionadas.
Brincadeira
de Imitação
O
objetivo desta brincadeira é estimular o contato visual, atenção compartilhada
e consciência corporal. Comece por movimentos simples como bater palmas, faça
uma imitação e solicite para a criança fazer igual. Depois, aumente para dois
movimentos, depois três, seguindo a sequência até aonde a criança conseguir realizar.
Uma forma mais lúdica é fazer a brincadeira de siga o mestre, em que o aprendiz
deve imitar as ações do mestre. Alterne o papel do mestre entre os
participantes.
Centro de Excelência em Recuperação Neurológica
(CERNE)
https://www.facebook.com/cerneoficial
https://www.instagram.com/cerne.oficial/