Uma das
grandes preocupações em viagens é ter malas extraviadas. Essa situação ocorre
quando a bagagem é despachada no guichê do aeroporto, mas, na hora do
recebimento, sofre algum atraso, roubo, dano ou perda. Em alguns casos, a mala
é violada com todo cuidado e, posteriormente, é colocada intacta na esteira. O
viajante, por vezes, não percebe o dano e só se dá conta ao chegar em casa ou
no hotel.
Segundo dados de 2016 do Relatório de Bagagem da Sita, empresa especializada em tecnologia para
aeroportos, no ano passado foram registradas 21,6 milhões de malas perdidas ou
entregues com atraso para passageiros do mundo todo. A cada mil viajantes, 5,73
tiveram suas bagagens extraviadas. De acordo com a empresa, os principais
problemas ocorrem durante voos de conexão, sendo a troca da bagagem de um avião
para outro responsável por 47% dos casos. Em seguida estão situações de erro de
carregamento no avião, com 16%, e problemas nas etiquetas e questões de
segurança, com 15%.
Contratempos nos aeroportos representam 10% das
ocorrências.
A ADT, maior empresa de monitoramento de alarme no
Brasil, reuniu alguns cuidados básicos que podem ajudar a evitar que os
passageiros passem por esse tipo de situação. Confira.
1. Ainda no
check-in, é possível declarar à empresa aérea os itens contidos na mala
despachada e seus respectivos valores. O atendente fica com uma cópia da lista
e entrega outra assinada ao passageiro;
2. Ao
despachar a bagagem, certifique-se de que ela foi identificada para o destino
correto;
3. Use malas
com cores berrantes e chamativas. Além de facilitar a visualização, minimizam o
risco de furto. Se a mala for preta, cole adesivos grandes e coloridos e amarre
fitas coloridas na alça. Ao colocar cadeados, opte por aqueles que são abertos
com senhas e segredos;
4. Coloque
TAGS nas malas (etiquetas ou desivos com nome, endereço e telefone);
5. Tire fotos
dos itens que estão na bagagem e guarde todas as notas fiscais dos produtos que
comprou. Isso ajuda a comprovar o valor de seus pertences caso precise acionar
o seguro ou entrar em uma ação judicial;
6. Documentos
pessoais, dinheiro e equipamentos eletrônicos de pequeno e médio porte devem
ser carregados pelo passageiro, jamais dentro da bagagem despachada. Em
exceções, coloque os itens mais valiosos no fundo da mala, já que os bandidos
têm pouco tempo para realizar os furtos e, geralmente, roubam o que está por
cima;
7. Bolsas
térmicas e caixas de sapato são ótimos “disfarces” para acomodar produtos de
valor e não chamar atenção;
8. Durante
refeições, compras e idas ao caixa eletrônico, não deixe as bagagens fora do
raio de visão. No banheiro do aeroporto, entre com a mala no box;
9. Ao
desembarcar do avião, vá direto para a esteira. Uma bagagem ‘sem dono’ torna-se
um alvo fácil;
10. Ao
recuperar sua mala na esteira, abra-a e confira se nada foi furtado, ainda que
não haja sinais de que foram abertas. Ao perceber falta de algo, notifique
imediatamente a companhia aérea.
É importante lembrar que, caso a bagagem seja
extraviada, a empresa tem um prazo para entregá-la no endereço indicado pelo
proprietário. Após esse limite, a companhia aérea deve indenizá-lo. No caso de
furtos, além de comunicar a empresa, o passageiro deve realizar um boletim de
ocorrência junto à polícia para averiguar o fato.
ADT
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