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sexta-feira, 31 de agosto de 2018

Escolas do futuro ensinarão mais habilidades socioemocionais do que conteúdos”, diz especialista em educação básica


Um dos executivos mais influentes da Educação Básica brasileira, Mario Ghio falou durante o encontro Tendências da Educação, que reuniu mais de 200 gestores educacionais em São Paulo


No modelo tradicional, a escola parece se tornar cada vez menos convidativa aos estudantes. Não basta tecnologia ou recursos dos mais diferentes tipos para atraí-los e estimular o interesse pelo aprendizado. Por isso, é necessário discutir os rumos da educação do futuro, analisar e buscar soluções para os novos desafios e promover melhores relações sociais, estimulando as habilidades do século XXI.  

Em evento realizado na última terça-feira (28) pelo Programa Semente, Tendências da Educação 2019, no Novotel Center Norte,  em São Paulo, Mario Ghio, um dos executivos mais influentes da Educação Básica, presidente da holding Saber, afirmou a importância de desenvolver a aprendizagem socioemocional nas escolas brasileiras, para acompanhar as tendências da educação: “se as escolas não se atentarem sobre as habilidades socioemocionais, não haverá alunos; no futuro, as instituições de ensino irão perder o caráter instrucional para se tornar ambientes de aprendizagem colaborativa e de relacionamento”, disse.

Com a presença dos palestrantes Leandro Karnal e do fundador do Programa Semente, Celso Lopes de Souza, as habilidades socioemocionais e as novas ideias de solução para a melhoria da educação no Brasil foram apresentadas para gestores e mantenedores de escolas. Em sua palestra, Karnal ressaltou a importância do professor e da educação no mundo líquido (conceito de Zygmunt Bauman), onde as relações são instáveis e sem formas. Nesse contexto, os professores devem reconhecer que todo o esforço de hoje não terá um resultado imediato, mas sim, um efeito futuro, somente quando será possível observar os adultos que seus alunos se tornarem.  

A aprendizagem socioemocional permite o desenvolvimento de habilidades exigidas no século XXI, como empatia, resiliência, autoconhecimento, trabalho em equipe e tomada de decisões responsáveis. Celso Lopes mostrou como esse ensino dentro das escolas, quando bem estruturado, contribui para a melhoria desses domínios. “É preciso diferenciar o que é conhecer as habilidades socioemocionais e o que é aprender a desenvolver essas habilidades. Por exemplo, no domínio de autocontrole, construímos que não são as situações que deflagram as emoções, mas sim o que pensamos a respeito dessas situações. Em outras palavras, são os nossos pensamentos que determinam as nossas emoções. Esse modelo abre a porta para a regulação emocional à medida que podemos questionar os nossos pensamentos em situações em que as emoções estão mais atrapalhando do que ajudando. Isso é chamado de flexibilização cognitiva”, explica Celso. 

Esse ensinamento também vale aos professores, para que eles tenham capacidade de lidar melhor com os estudantes e implantar nas salas de aulas a aprendizagem socioemocional. “Quando o professor da escola se capacita para aplicar essa metodologia, o impacto é muito maior, pois ele conhece os alunos e tem maior envolvimento”, afirma Celso. 

Atualmente, das 10 competências previstas na Base Nacional Comum Curricular (BNCC), 4 são explicitamente habilidades socioemocionais. “Nós percebemos que todas as habilidades exigidas por grandes empresas não são apenas os conceitos da profissão, mas sim, habilidades socioemocionais, como agilidade, proatividade, resolução de problemas, capacidade de negociação, comunicação e planejamento, além de liderança e trabalho em equipe”, ressaltou Mario Ghio.
Segundo Ghio, daqui a 30, 40 anos os jovens não irão para a escola somente para adquirir conteúdos e disciplinas, mas para aprender a se relacionar. Por conta disso, o futuro das instituições de ensino está nas mãos da aprendizagem socioemocional. 

Pesquisa nacional – O fundador do Programa Semente chamou a atenção para a necessidade do embasamento científico como auditor dos programas sobre aprendizagem socioemocional no mundo. Amparado pelas principais pesquisas científicas na área de aprendizagem socioemocional, o Programa Semente acaba de publicar o maior estudo sobre o impacto do ensino das habilidades socioemocionais em alunos brasileiros. A pesquisa, realizada pela UFRJ, foi feita com 9,6 mil estudantes do Programa Semente e mostrou impactos positivos em todos os domínios avaliados, apontando nos índices gerais de Habilidades Socioemocionais um aumento estatisticamente significativo de 6,7% na melhora do comportamento desses alunos.





Programa Semente


ENEM 2018: entender a prova é mais importante do que estudar exaustivamente, aponta especialista


Prova exige resistência mental para ler textos longos sem ser vencido pelo cansaço; treinar desempenho em testes pode ser mais eficaz do que estudar horas por dia


Em 2018, a prova do ENEM será mais longa do que nos últimos anos. Conhecida por enunciados longos, que misturam interpretação e resolução de problemas do cotidiano, a prova exigirá mais preparo emocional e resistência física dos estudantes. Em comunicado, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) reforça que a ampliação do tempo não significará um exame necessariamente mais difícil.
Para Dinamara Machado, doutora em Educação e Diretora da Escola de Educação do Centro Universitário Internacional Uninter, a mudança é positiva, pois vai, em outra medida, aliviar a ansiedade dos estudantes que ficam tensos por não conseguir responder a prova a tempo.

 “Cada vestibular tem suas peculiaridades. Por isso sempre dizemos que o estudante se prepara para representação social daquele curso, não para o vestibular. O ENEM é um exame de resistência, que força menos no nível de dificuldade das questões, mas pede mais atenção e interpretação. Ou seja, mais tempo para refletir”.

Por não trazer questões como FUVEST ou IME, muitos estudantes acabam errando ao se preparar para a prova, esquecendo que será necessário um alto nível de concentração para conseguir analisar com assertividade os enunciados. “A entrega que o ENEM exige é outra:  o estudante precisa trabalhar desde já sua capacidade de ‘limpar’ seu espaço mental para iniciar outra questão e conseguir chegar ao fim da prova com uma boa reserva de esforço e absorção”, avalia Dinamara. 

Para quem fará o ENEM este ano, Dinamara lista algumas dicas de preparação para a prova:


 1.    Refaça os testes dos anos anteriores 

De acordo com Dinamara, é importante que os estudantes estejam habituados  à linguagem e ao estilo da prova (gráfico, textos grandes para o enunciado). “Cada exame tem sua forma de dialogar: prepare-se para entender a linguagem, como as questões são feitas e o que será pedido de você. Isso não muda de um ano para o outro. É uma marca da prova. Aproveite os testes anteriores para entender o que é esperado de você”, explica. 


2.    Cronometre o tempo de resolução de cada bloco de perguntas 

No dia da prova, não será possível levar relógio para dentro da sala de exame.

Isso faz com que muitos estudantes percam a noção de tempo após certo período de resolução. Habitue-se a cronometrar o tempo mínimo de resolução de cada questão e do total do exame quando for praticar. “É importante saber quanto tempo leva para resolver questões da área em que se tem mais dificuldade. É nessas horas, normalmente, que o estudante perde noção de quanto gastou de tempo e se desespera”, conta. 


3.    Escreva espontaneamente sobre temas em debate nos meios de comunicação

Desista de tentar prever qual será o tema de redação deste ano: muito provavelmente você não vai acertar. O ideal é estar conectado à maioria dos fatos e escrever espontaneamente sobre eles, com frequência. “O ENEM é muito claro nas suas exigências: ele não quer um especialista ou doutor em determinado assunto, mas, sim, um estudante que consiga se posicionar de forma ética, igualitária, com coerência e boa argumentação sobre qualquer tema que surgir em sua vida como cidadão”, orienta Dinamara.






Grupo UNINTER



Celular ganha cada vez mais espaço nas escolas


Cresce o uso de smartphones entre alunos e professores em atividades pedagógicas


Apesar de proibido na maior parte das salas de aula do país, o uso do celular em atividades pedagógicas cresce ano a ano. Mais da metade dos professores dizem que utilizam o celular para desenvolver atividades com os alunos, que podem ser desde pesquisas durante as aulas, até o atendimento aos estudantes fora da escola.

O uso não se restringe aos docentes: mais da metade dos estudantes afirmam que utilizaram o celular, a pedido dos professores, para fazer atividades escolares.

A Pesquisa sobre o Uso das Tecnologias de Informação e Comunicação nas Escolas Brasileiras (TIC Educação 2017), divulgada esta semana, mostra que o percentual de professores que utilizam o celular para desenvolver atividades com os alunos passou de 39% em 2015 para 56% em 2017. O aumento aconteceu tanto nas escolas públicas, onde o percentual passou de 36% para 53%, quanto nas particulares, crescendo de 46% para 69%.

Entre os alunos, o uso também aumentou. Em 2016, quando a pergunta foi feita pela primeira vez, 52% disseram já ter usado o aparelho para atividades escolares, a pedido dos professores. No ano passado, esse índice passou para 54%. Entre os alunos de escolas particulares, o percentual se manteve em 60%. Entre os das escolas públicas, aumentou de 51% para 53%.





Fonte: Agência Brasil



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