“Distribuição é o maior desafio para obras impressas", afirma Carol Diaz, Publisher das Celebridades
No atual mercado
editorial, a distribuição de obras impressas se destaca como o principal
desafio. "Com o fechamento de muitas livrarias, o espaço nas prateleiras se tornou
extremamente concorrido. As livrarias não conseguem absorver todos os
lançamentos, e todas as editoras querem que seus autores estejam presentes
nessas estantes", destaca Carol Diaz, Publisher das
Celebridades e CEO da DISRUPtalks. "Nossos autores precisam buscar diferenciais
competitivos, já que as livrarias só apostam na aquisição de autores procurados
pelo público leitor".
Para se adaptar às
mudanças tecnológicas e ao crescimento do mercado de e-books e audiobooks, a publisher
tem adotado algumas estratégias em sua editora. "Estamos nos
adequando às necessidades do mercado e não temos medo de nos arriscar. Em 2022,
lançamos nosso aplicativo de livros digitais, o LivroApp",
ressalta. No mercado de audiobooks, a editora optou por parcerias estratégicas
em vez de produzir conteúdos próprios.
As redes sociais e
o marketing digital impactam diretamente a promoção de livros e autores. "Sempre
frisamos a importância do investimento em marketing digital e equipe de
imprensa como um diferencial, principalmente para os novos autores, que
precisam buscar meios e estratégias para se diferenciar nesse mercado tão
competitivo”, enfatiza Carol.
Captar e manter
leitores também é uma tarefa desafiadora. "O mercado está carente de boas
histórias. Eu sinto dificuldade em me concentrar para assistir um filme e busco
histórias reais, porque elas têm uma profundidade diferente dos demais gêneros.
Hoje, minha busca é por histórias que prendam a respiração do público",
afirma a CEO. Ela recomenda a leitura do livro "Searching Desirrê – Minha
jornada pela liberdade", lançado em 2023, para os amantes de histórias
impactantes.
Carol Diaz destaca
a importância de uma editora no lançamento de um livro em comparação ao
lançamento independente. "A principal diferença é a distribuição. Um livro
independente costuma não ter um grande alcance comparado a um livro lançado por
uma editora com canais de venda. Se você tem hoje um livro com muitos
diferenciais, aconselho procurar uma editora", conclui.
Carol Diaz - Publisher dos Famosos e CEO do DISRUPTalks
Instagram: @publishercarol
Nenhum comentário:
Postar um comentário