A condição pode causar frustração, tristeza, ansiedade, isolamento social, estresse, depressão, perda de autoestima, preocupação com o futuro e sentimento de inadequação
A adenomiose é uma condição ginecológica em que o tecido endometrial, que normalmente reveste o útero por dentro, cresce na parede muscular do órgão. Por ser uma doença complexa, que atinge 190 milhões de mulheres e meninas, segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), tem um impacto significativo na saúde mental das mulheres, que enfrentam emoções como frustração, tristeza, ansiedade, isolamento social, estresse, depressão, perda de autoestima, preocupação com o futuro e sentimento de inadequação.
De acordo com o Dr. Thiers Soares, médico ginecologista especialista em endometriose, adenomiose e miomas, a enfermidade pode causar sintomas como dores intensas durante a menstruação, cólicas abdominais, sangramento menstrual abundante e até mesmo dificuldade para engravidar. “Para a grande maioria das mulheres, lidar com a dor crônica pode ser extremamente estressante e frustrante. A constante preocupação, incapacidade de prever quando a dor se intensificará e incerteza sobre o futuro reprodutivo podem causar ansiedade e até mesmo depressão. Além disso, a adenomiose pode interferir na rotina da paciente ", explica.
O especialista acrescenta ainda que, caso alguma mulher se identifique com os sintomas, é necessário procurar um ginecologista especializado para avaliar caso a caso e trazer o diagnóstico correto e o melhor tratamento. “É possível obter bons resultados com cirurgias minimamente invasivas, cirurgia robótica e laparoscopia, além de remédios e também a terapia hormonal. No entanto, as opções de tratamento podem desencadear preocupações e ansiedades e, por isso, é de extrema importância que a paciente tenha suporte emocional de familiares e amigos, além de terapeuta e um bom ginecologista”, finaliza.
Nenhum comentário:
Postar um comentário