A queda, na comparação com março, foi
de 1%, levando o Índice Nacional de Confiança (INC) aos 98 pontos, patamar que
mostra pessimismo dos consumidoresIMAGEM: Newton Santos/DC
O Índice Nacional de Confiança
(INC), divulgado pela Associação Comercial de São Paulo (ACSP), recuou 1% em
abril na comparação com março. Com a variação negativa, o indicador passou a
registrar 98 pontos, patamar que mostra pessimismo entre os consumidores brasileiros.
O INC varia de zero a 200
pontos, sendo que pontuações acima de 100 denotam otimismo. A sondagem foi
feita com 1.679 famílias em todo o país.
Foi a quinta queda mensal
seguida do indicador. Para Ulisses Ruiz de Gamboa, economista da ACSP, “a tendência
negativa do INC é reflexo do processo de desaceleração econômica, iniciado no
ano passado, em um contexto de elevado endividamento das famílias, juros ainda
altos e aumento dos preços dos alimentos, que impactam de forma mais
significativa as famílias de baixa renda.”
Segundo a ACSP, o recuo da
confiança do consumidor resulta na menor disposição para adquirir bens
duráveis, como geladeira e fogão, e na propensão a investir. “A evolução da
confiança do consumidor nos próximos meses estará fortemente ligada às
perspectivas de renda e emprego”, diz Ruiz de Gamboa.
Os dados de abril do INC
mostram queda na confiança dos consumidores das regiões Norte, Nordeste e
Sudeste, enquanto no Sul o índice mostrou estabilidade e houve aumento no
Centro-Oeste.
No recorte por classes
socioeconômicas, houve uma diminuição nas classes AB e DE, com leve aumento
para a classe C.
De forma geral, houve
deterioração na percepção das famílias em relação à situação financeira atual e
futura, apesar de um leve aumento na sensação de segurança no emprego.
Na comparação com março de 2023, o INC recuou 2%, a quarta queda seguida nesta base de comparação.
Redação DC
https://dcomercio.com.br/publicacao/s/acsp-confianca-do-consumidor-recua-em-abril-5o-resultado-negativo-seguido
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