Pesquisar no Blog

quarta-feira, 18 de novembro de 2020

Novembro azul: entenda os principais fatos relacionados ao câncer de próstat

Gustavo Genelhu explica as principais causas e tratamentos que acometem essa doença


Assim como o Outubro Rosa, o Novembro Azul também foi criado para alertar da importância dos exames de prevenção e o diagnóstico precoce deste tumor. De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (INCA), estima-se que para cada ano do triênio (2020-2022), sejam diagnosticados mais de 65 mil casos dessa doença que atinge a próstata. Além disso, ainda segundo o instituto, essa é a segunda principal causa de morte por câncer em homens, levando em consideração que a cada 41 homens, um falecerá por esse motivo.

Por esses motivos, é sempre importante ressaltar os principais fatores e informações referentes a esse assunto, mostrando como o Novembro Azul pode ajudar homens a lidar com isso.

"Entre algumas das condições que facilitam o surgimento desse tipo de câncer estão a idade avançada, genética familiar e raça negra. É comum, que homens acima de 60 anos tenham mais predisposição e pelo fato de não existir um autoexame, torna-se mais importante as consultas médicas pelo menos uma vez por ano", explica Gustavo Genelhu, médico geriatra e fundador do Hospital de Transição Royal Care.

Além disso, o médico ainda afirma que o uso de hormônios com base na testosterona pode precipitar o surgimento desse tumor maligno.

Apesar de muitas vezes esse câncer ser assintomático, é sempre bom estar atento a micção frequente, fluxo urinário fraco ou interrompido, vontade constante de urinar durante a noite e sangue na urina e no sêmen. Caso ocorra dores em outras áreas do corpo, como quadris, coxas, costas, ombro ou algo semelhante, pode indicar que a doença se disseminou.

Dependendo do estágio da doença, o tratamento pode ser clínico, com radioterapia e quimioterapia, ou cirúrgico. As chances de cura também variam, mas caso seja feito um bom diagnóstico e antecipado, pode reduzir até 70% o risco de morte.

"O exame de toque retal é essencial. Tanto a Associação Americana de Urologia, quanto a Sociedade Americana do Câncer recomendam o screening anual (exame completo para detecção de tumor na próstata", comenta Genelhu.

O que muito se acontece, atualmente, é a vergonha de realizar esse exame, por ele ser mais invasivo. No entanto, ao evitá-lo, o homem pode estar colocando sua saúde em risco.

"Além disso, existem algumas medidas que até os mais jovens podem tomar para prevenir, como atividades físicas, manter o peso adequado, diminuir o consumo de álcool e não fumar. O cuidado com a nossa vida deve sempre ser a prioridade, e com isso levar essas informações e os exames a sério podem evitar problemas mais graves no futuro", finaliza o médico.

 


Hospital Royal Care


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados