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Conflitos profissionais |
Os conflitos podes ser saudáveis para os profissionais, evitando que as equipes caiam na apatia ou na estagnação.
Ao contrário do que muitos podem imaginar, os
desagradáveis conflitos no ambiente de trabalho podem, sim, trazer resultados
positivos para o bom andamento do trabalho. É o que garante Mari Clei Araújo,
diretora da MC Coaching & Consultoria, de São Paulo (SP). “Em todos os
atendimentos que realizo em meu escritório, tanto nas áreas de Coaching como
Mentoria, é comum me deparar com as mais diversas situações ocasionadas por
conflitos – provocadas, por exemplo, por clientes estressados, cansados, que
não sabem administrar o convívio com o chefe, colaborador ou parceiro de
trabalho”, diz ela.
Segundo Mari Clei, no mundo corporativo, o conflito
pode ser saudável para os profissionais, evitando que as equipes caiam na
apatia ou na estagnação. “Minha sugestão para você, em qualquer tipo de
conflito, é ter como objetivo buscar o aprendizado e o lado positivo da
situação em questão. Esse tipo de visão e reflexão poderá exercer uma ação
transformadora no seu crescimento pessoal e profissional. É uma dica preciosa
que vale também para relacionamentos sociais e amorosos”, sugere a
especialista. Em resumo, diz ela, o conflito deve ser entendido como uma
poderosa força de renovação quando ocorrem algumas dessas situações:
- Incentiva as pessoas a saírem da sua zona de
conforto ao
começarem a questionar seus próprios pensamentos, opiniões e procedimentos
– e conduz a mudança e melhorias significativas;
- Permite a expressão e a exploração dos
diferentes pontos de vista e
valores das pessoas com quem convivemos;
- Possuem um potencial criativo e destrutivo. Eles podem destruir velhos padrões para que
novos e melhores sejam criados;
- O maior desafio consiste em usar todo esse
potencial
para a criação e o crescimento pessoal, emocional e profissional.
“Por outro lado, não podemos perder de vista alguns
dados interessantes. Você sabia que os conflitos geram 25% de perda de
produtividade dentro de uma empresa? E que o gerenciamento destes conflitos na
equipe pode gerar uma perda de tempo dos líderes na ordem de 42%? Pois é: esses
dados mostram que, mesmo trazendo benefícios aos profissionais e até às empresas,
é preciso existir um equilíbrio, e o excesso de conflitos sempre será ruim,
mesmo trazendo aprendizados”, explica a diretora da MC Coaching &
Consultoria.
Para avaliar como positivo um conflito dentro de
uma empresa, antes de mais nada, é preciso entender o que é “conflito”. São
desentendimentos, brigas, disputas ou discussões causadas pela oposição de
interesses, sentimentos ou ideias. O conflito surge a partir da discrepância de
objetivos entre duas ou mais partes que não contam com o mecanismo
efetivo de coordenação ou mediação. Por isso, é importante desenvolver
habilidades de administrar e mediar conflitos e chegar ao consenso.
Importante lembrar que o consenso não é a
eliminação de todas as discordâncias. O conflito deveria existir para que as
partes, ainda que discordem em diversas questões, consigam colocar os
interesses do time acima dos interesses pessoais e cheguem a um acordo
quanto aos pontos essenciais. Essas discussões e reflexões, realizadas durante
um conflito, podem se tornar um momento muito especial para que profissionais e
corporações definam com mais clareza suas metas ou procedimentos, por exemplo.
Neste caso, o conflito estimula uma necessária comunicação mais eficaz entre as
partes. Se este diálogo for feito com serenidade pelas pessoas envolvidas, seus
resultados podem ser positivos para as empresas e também para seus
profissionais.
Por fim, durante as discussões causadas por um
conflito, é importante sempre separar as pessoas do problema. “Você está ali
para resolver uma situação da empresa ou cliente, mesmo que você não desenvolva
tanta simpatia assim pela pessoa que está com você naquele momento ou situação.
Saiba sempre ouvir os fatos. É normal termos uma ação reativa negativa em um
primeiro momento de conflito, mas ouvir nos ajuda a evitar mal entendidos e
reações indesejadas da nossa parte. Saiba explorar em conjunto os fatos para a
solução do conflito - e não a busca simples por culpados. Todo esse processo é
muito saudável para a pessoa e também para o negócio”, conclui Mari Clei.
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