Pedro Rabelo, CEO
do Bagy, dá dicas de como se planejar para uma das campanhas mais importantes
do varejo brasileiro
A tradicional Black Friday acontece no dia 27 de
novembro. Muitos lojistas estendem as promoções para uma semana ou mais, mas o
fato é que tanto eles como os consumidores precisam estar preparados para tirar
o maior proveito possível do evento.
Para Pedro Rabelo, CEO do Bagy, plataforma que
ajuda pequenos e médios varejistas a criarem seus e-commerces, o faturamento
desta Black Friday deve ser inferior em relação à edição do ano passado, devido
à crise sanitária provocada pela Covid-19 que afetou a economia mundial. “No
entanto, é o momento do varejo recuperar o que perdeu no início do ano e já
garantir as vendas do Natal”, pontua.
De acordo com o executivo, o consumidor precisa se
preparar com antecedência para a Black Friday e não esperar o dia do evento
para decidir o que vai comprar. “Definir os itens que deseja adquirir e
acompanhar quanto custam antes e durante a campanha, além de minimizar a
possibilidade de comprar apenas por impulso, também é a melhor forma de saber
se os descontos são verdadeiros e se valem a pena”, diz Pedro. “Mapear os sites
mais confiáveis para fazer as compras também ajuda para não cair em armadilhas,
já que às vésperas da Black Friday é comum surgir lojas apenas para aplicar
golpes”, completa.
Outra dica interessante, especialmente em sites
desconhecidos, é desconfiar de preços três vezes menores e empresas que
oferecem cupons de desconto e cashback. Por exemplo, a Black Friday costuma ser
uma boa oportunidade para renovar o guarda-roupa, pois os descontos oferecidos
nessa categoria chegam a 70%. “É raro ver equipamentos robustos como
geladeiras, fogões, celulares e computadores com descontos percentualmente
grandes, mas, por já serem caros, talvez mesmo um desconto menor já faça a
compra valer a pena”, diz Pedro.
Para os varejistas, Pedro também recomenda
planejamento e organização e o primeiro passo é definir qual o objetivo de
participar da Black Friday, se é para zerar estoque encalhado, por exemplo. A
partir disso, criar um plano de divulgação antecipado para que dê tempo do seu
público ser impactado. Outras dicas são: garantir estoque para atender a
demanda, oferecer descontos em kits de produtos, venda de vouchers para usar
quando desejar, promoção paga um e leve dois e desconto em frete. Essas são
algumas ações que podem levar muitos consumidores a comprar na sua loja não
apenas na Black Friday, mas fidelizá-los pós evento”, finaliza Pedro.
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